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MECÂNICA GERAL
Carburação 2T e 4T
Motor liga e para ao desafogar e desacelerar
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<blockquote data-quote="SBP" data-source="post: 13207" data-attributes="member: 2949"><p>Boa noite amigo,</p><p>há muito tempo não passava aqui pelo fórum; hoje resolvi acessar e vi seu post (seção "novos posts"), tentarei ajudar!</p><p>Seu carburador é 4t portanto não tem "agulha" e portanto nem ajuste desta. </p><p>Nossa gasolina brasileira (27,5% de etanol) é péssima para motores como esse 4t, que são projetados para gasolina pura.</p><p>Quanto mais etanol, mais é necessário enriquecer a mistura. O ajuste desse carburador 4t torna-se bem melindroso e é preciso muita paciência. Muitas vezes vai pensar que é impossível, como aconteceu comigo durante as modificações que fiz na exaustão ("escapamento") e na alimentação(filtro de ar e carburador).</p><p>Ainda pretendo gravar um vídeo sobre carburação no geral (sou fã do assunto), mas tentarei resumir bastante:</p><p>o ar é aspirado e ao passar pelo carburador pulveriza o combustível, formando uma névoa que será queimada (ignore se alguma informação não for novidade para você).</p><p>Essa névoa (chamada de mistura ar/comb) é a relação entre a massa de ar e a de combustível, e poderá ser mais RICA (mais combustível para determinada massa de ar) ou mais pobre (menos combustível). Muito rica ou muito pobre trarão diferentes problemas, inclusive a IMPOSSIBILIDADE de haver combustão/queima, em AMBOS OS CASOS.</p><p>Quanto às principais peças do carburador (as mais relevantes para os ajustes), no nosso caso (HuaSheng 4t) temos: pulverizador da lenta ("gicleur"/"giclê"), jato/pulverizador principal e a borboleta (que "regula" o fluxo de ar e é "aberta" com o cabo do acelerador e "fechada" por uma mola).</p><p>Com aceleração mínima para manter o motor funcionando (marcha lenta), a borboleta fica praticamente toda fechada (há uma abertura mínima e passa bem pouco ar, pulverizando praticamente todo o combustível pelo gicleur da lenta (pequeno orifício calibrado para certa quantidade de combustível). Essa estrutura tem um limite de quanta gasolina consegue pulverizar (pelo diâmetro do furo), assim como o principal (que é um orifício maior e numa posição mais centralizada no "tubo de venturi" por onde passa o ar).</p><p>Conforme se acelera, vai se abrindo a borboleta e aumentando o fluxo de ar, que irá pulverizar mais combustível pelo giclê de lenta (até seu limite máximo). Conforme se abre a borboleta e o fluxo de ar aumenta, também vai entrando em ação gradativamente o jato/gicleur principal, de maior vazão, que irá atuar até a abertura total da borboleta (ocasião de maior fluxo de mistura, na qual ele deve estar ajustado para sua máxima vazão ser compatível com o que o motor precisa naquele momento). É importante lembrar que o de lenta ainda está atuando (em sua capacidade máxima), mas isso é muito pouco combustível perto do que o motor precisa neste momento, portanto ele está dependendo quase que inteiramente do de alta (carburadores mais complexos têm mais jatos e mais mecanismos de controle, mas no nosso caso são basicamente esses 2 jatos e a borboleta).</p><p>Nos meus testes com esse carburador, percebo que o de alta começa a entrar com cerca de 1/6 da aceleração ("abertura da borboleta"). Até lá quem tem que fornecer o combustível suficiente é o de lenta, e se ele não conseguir o motor morre ao acelerar, nessa "transição".</p><p>Não sei o quão original seu conjunto está (se fez modificações em escape ou entrada de ar terá que mexer na carburação com toda certeza), mas mesmo num determinado filtro de ar (de esponja, como o original do kit), a quantidade de óleo e sujeira irá interferir diretamente na quantidade de ar aspirada (mais sujo e/ou mais oleoso passa menos ar, portanto enriquecendo a mistura). Aliás o que o afogador faz é exatamente isso: ele restringe a entrada de ar sem mexer na borboleta (ele fica antes dela, logo na entrada do tubo, após o filtro de ar), enriquecendo a mistura para um motor frio (quanto mais frio o motor e/ou clima precisa enriquecer mais a mistura na partida).</p><p>No seu caso, tente raciocinar com essas informações sobre o funcionamento que deve conseguir chegar a uma solução. Precisaria te fazer outras perguntas, mas a princípio me parece que está com condições de mistura pobre (e é bem provável mesmo com o kit todinho original, pois há muito etanol na gasolina, e quanto mais baixa, seca e fria for sua cidade, mais provável estar diante de um caso de mistura pobre), principalmente no gicleur da lenta, que parece não estar fornecendo combustível suficiente (lembre-se que ele pode estar obstruído; sei que já limpou mas é um orifício muito pequeno que pode entupir facilmente).</p><p>Te sugiro dar uma fuçada! Com técnica e racioncínio lógico.</p><p>Outra coisa: se for mesmo "falta de combustível" (mistura pobre), você pode "enriquecer" ela em funcionamento (andando mesmo, em diferentes RPM, com muito cuidado claro, usando a mão esquerda para mexer no afogador enquanto a direita acelera), acionando gradativamente o afogador, para ir restringindo a entrada de ar e adequando à sua quantidade de combustível (você irá enriquecer a mistura não por aumento do combustível, já que não estará mexendo nos gicleurs, e sim pela diminuição do ar para parear com seu fornecimento de combustível). Se isso te der melhores resultados, está "faltando combustível"!</p><p>Para ter noção de aceleração (abertura da borboleta) e poder fazer seus testes, faça marcas no curso do acelerador (1/8, 1/4, 3/8, 1/2, 5/8, 3/4, 7/8), girando ele com ela desligada e marcando o curso com um ponto de referência (uma outra marca feita do "lado de fora", na parte fixa do acelerador). </p><p>Para fazer ajustes a leitura de vela é excelente, mas é um assunto complexo, longo, e os materiais encontrados são sempre feitos com gasolina pura, e a nossa com etanol dá diferenças de leitura (não vou falar agora sobre esse assunto, mas pretendo no vídeo).</p><p>Se for mesmo mistura pobre e o problema NÃO for obstrução dos jatos, pode verificar várias outras coisas, como o nível da cuba, vazão do tanque até a cuba, etc. Se estiver tudo aparentemente ok e mesmo assim está com muito ar para seu combustível, duas soluções são possíveis: diminuir a entrada de ar ou aumentar o fornecimento de combustível na mistura.</p><p>Diminuir o ar é muito fácil: pode deixar o carburador parcialmente acionado até um ponto ideal, pode colocar mais óleo no filtro de ar ou uma esponja mais restritiva, enfim, diversas opções, mas não é o que eu faria pois irá prejudicar o desempenho (estará trabalhando com menos mistura do que deveria, portanto deverá gerar menos potência e também, claro, consumir menos).</p><p>Aumentar o combustível envolveria mexer no(s) gicleur(s), aumentando o diâmetro dos furos. Isso pode parecer simples mas não é (na verdade seria se pudéssemos comprar jatos maiores, como fazem com motos, mas no nosso caso já procurei e não há nem similares de fácil acesso, então o jeito seria modificar os originais mesmo). Precisam ser usadas brocas finíssimas, próprias pra isso, de uma em uma, aumentando e testando até chegar na ideal (se passar também terá problemas com mistura muito rica). Outro detalhe é que o furo não pode ser "angulado". A broca tem que estar perfeitamente perpendicular ao furo e centralizada, pois se o furo ficar "torto" atrapalha a pulverização, e aí terá um jato maior porém ineficiente. O ideal é fazer em uma furadeira de mesa, com o jato preso numa morsa ou algo do tipo. Dá pra fazer na mão? Dá, mas precisa ser bem cuidadoso e com certeza não ficará "perfeito" (eu acabei fazendo na mão, com o maior cuidado possível, mas se tivesse usado mesa seria o ideal).</p><p>São detalhes mas esses motores e carburadores são muito pequenos, então qualquer diferencinha já pode tirar ele do funcionamento ideal (principalmente na lenta, como no seu caso, pois é pouquíssimo combustível e pouquíssimo ar envolvidos).</p><p>Espero ter ajudado. Quero ver se em brave arrumo um tempo e faço um vídeo para colocar aqui (muita coisa dá pra resolver sozinho, com testes fáceis como o do afogador).</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="SBP, post: 13207, member: 2949"] Boa noite amigo, há muito tempo não passava aqui pelo fórum; hoje resolvi acessar e vi seu post (seção "novos posts"), tentarei ajudar! Seu carburador é 4t portanto não tem "agulha" e portanto nem ajuste desta. Nossa gasolina brasileira (27,5% de etanol) é péssima para motores como esse 4t, que são projetados para gasolina pura. Quanto mais etanol, mais é necessário enriquecer a mistura. O ajuste desse carburador 4t torna-se bem melindroso e é preciso muita paciência. Muitas vezes vai pensar que é impossível, como aconteceu comigo durante as modificações que fiz na exaustão ("escapamento") e na alimentação(filtro de ar e carburador). Ainda pretendo gravar um vídeo sobre carburação no geral (sou fã do assunto), mas tentarei resumir bastante: o ar é aspirado e ao passar pelo carburador pulveriza o combustível, formando uma névoa que será queimada (ignore se alguma informação não for novidade para você). Essa névoa (chamada de mistura ar/comb) é a relação entre a massa de ar e a de combustível, e poderá ser mais RICA (mais combustível para determinada massa de ar) ou mais pobre (menos combustível). Muito rica ou muito pobre trarão diferentes problemas, inclusive a IMPOSSIBILIDADE de haver combustão/queima, em AMBOS OS CASOS. Quanto às principais peças do carburador (as mais relevantes para os ajustes), no nosso caso (HuaSheng 4t) temos: pulverizador da lenta ("gicleur"/"giclê"), jato/pulverizador principal e a borboleta (que "regula" o fluxo de ar e é "aberta" com o cabo do acelerador e "fechada" por uma mola). Com aceleração mínima para manter o motor funcionando (marcha lenta), a borboleta fica praticamente toda fechada (há uma abertura mínima e passa bem pouco ar, pulverizando praticamente todo o combustível pelo gicleur da lenta (pequeno orifício calibrado para certa quantidade de combustível). Essa estrutura tem um limite de quanta gasolina consegue pulverizar (pelo diâmetro do furo), assim como o principal (que é um orifício maior e numa posição mais centralizada no "tubo de venturi" por onde passa o ar). Conforme se acelera, vai se abrindo a borboleta e aumentando o fluxo de ar, que irá pulverizar mais combustível pelo giclê de lenta (até seu limite máximo). Conforme se abre a borboleta e o fluxo de ar aumenta, também vai entrando em ação gradativamente o jato/gicleur principal, de maior vazão, que irá atuar até a abertura total da borboleta (ocasião de maior fluxo de mistura, na qual ele deve estar ajustado para sua máxima vazão ser compatível com o que o motor precisa naquele momento). É importante lembrar que o de lenta ainda está atuando (em sua capacidade máxima), mas isso é muito pouco combustível perto do que o motor precisa neste momento, portanto ele está dependendo quase que inteiramente do de alta (carburadores mais complexos têm mais jatos e mais mecanismos de controle, mas no nosso caso são basicamente esses 2 jatos e a borboleta). Nos meus testes com esse carburador, percebo que o de alta começa a entrar com cerca de 1/6 da aceleração ("abertura da borboleta"). Até lá quem tem que fornecer o combustível suficiente é o de lenta, e se ele não conseguir o motor morre ao acelerar, nessa "transição". Não sei o quão original seu conjunto está (se fez modificações em escape ou entrada de ar terá que mexer na carburação com toda certeza), mas mesmo num determinado filtro de ar (de esponja, como o original do kit), a quantidade de óleo e sujeira irá interferir diretamente na quantidade de ar aspirada (mais sujo e/ou mais oleoso passa menos ar, portanto enriquecendo a mistura). Aliás o que o afogador faz é exatamente isso: ele restringe a entrada de ar sem mexer na borboleta (ele fica antes dela, logo na entrada do tubo, após o filtro de ar), enriquecendo a mistura para um motor frio (quanto mais frio o motor e/ou clima precisa enriquecer mais a mistura na partida). No seu caso, tente raciocinar com essas informações sobre o funcionamento que deve conseguir chegar a uma solução. Precisaria te fazer outras perguntas, mas a princípio me parece que está com condições de mistura pobre (e é bem provável mesmo com o kit todinho original, pois há muito etanol na gasolina, e quanto mais baixa, seca e fria for sua cidade, mais provável estar diante de um caso de mistura pobre), principalmente no gicleur da lenta, que parece não estar fornecendo combustível suficiente (lembre-se que ele pode estar obstruído; sei que já limpou mas é um orifício muito pequeno que pode entupir facilmente). Te sugiro dar uma fuçada! Com técnica e racioncínio lógico. Outra coisa: se for mesmo "falta de combustível" (mistura pobre), você pode "enriquecer" ela em funcionamento (andando mesmo, em diferentes RPM, com muito cuidado claro, usando a mão esquerda para mexer no afogador enquanto a direita acelera), acionando gradativamente o afogador, para ir restringindo a entrada de ar e adequando à sua quantidade de combustível (você irá enriquecer a mistura não por aumento do combustível, já que não estará mexendo nos gicleurs, e sim pela diminuição do ar para parear com seu fornecimento de combustível). Se isso te der melhores resultados, está "faltando combustível"! Para ter noção de aceleração (abertura da borboleta) e poder fazer seus testes, faça marcas no curso do acelerador (1/8, 1/4, 3/8, 1/2, 5/8, 3/4, 7/8), girando ele com ela desligada e marcando o curso com um ponto de referência (uma outra marca feita do "lado de fora", na parte fixa do acelerador). Para fazer ajustes a leitura de vela é excelente, mas é um assunto complexo, longo, e os materiais encontrados são sempre feitos com gasolina pura, e a nossa com etanol dá diferenças de leitura (não vou falar agora sobre esse assunto, mas pretendo no vídeo). Se for mesmo mistura pobre e o problema NÃO for obstrução dos jatos, pode verificar várias outras coisas, como o nível da cuba, vazão do tanque até a cuba, etc. Se estiver tudo aparentemente ok e mesmo assim está com muito ar para seu combustível, duas soluções são possíveis: diminuir a entrada de ar ou aumentar o fornecimento de combustível na mistura. Diminuir o ar é muito fácil: pode deixar o carburador parcialmente acionado até um ponto ideal, pode colocar mais óleo no filtro de ar ou uma esponja mais restritiva, enfim, diversas opções, mas não é o que eu faria pois irá prejudicar o desempenho (estará trabalhando com menos mistura do que deveria, portanto deverá gerar menos potência e também, claro, consumir menos). Aumentar o combustível envolveria mexer no(s) gicleur(s), aumentando o diâmetro dos furos. Isso pode parecer simples mas não é (na verdade seria se pudéssemos comprar jatos maiores, como fazem com motos, mas no nosso caso já procurei e não há nem similares de fácil acesso, então o jeito seria modificar os originais mesmo). Precisam ser usadas brocas finíssimas, próprias pra isso, de uma em uma, aumentando e testando até chegar na ideal (se passar também terá problemas com mistura muito rica). Outro detalhe é que o furo não pode ser "angulado". A broca tem que estar perfeitamente perpendicular ao furo e centralizada, pois se o furo ficar "torto" atrapalha a pulverização, e aí terá um jato maior porém ineficiente. O ideal é fazer em uma furadeira de mesa, com o jato preso numa morsa ou algo do tipo. Dá pra fazer na mão? Dá, mas precisa ser bem cuidadoso e com certeza não ficará "perfeito" (eu acabei fazendo na mão, com o maior cuidado possível, mas se tivesse usado mesa seria o ideal). São detalhes mas esses motores e carburadores são muito pequenos, então qualquer diferencinha já pode tirar ele do funcionamento ideal (principalmente na lenta, como no seu caso, pois é pouquíssimo combustível e pouquíssimo ar envolvidos). Espero ter ajudado. Quero ver se em brave arrumo um tempo e faço um vídeo para colocar aqui (muita coisa dá pra resolver sozinho, com testes fáceis como o do afogador). [/QUOTE]
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