Motor disparado

Henrique santos

New member
Olá Carlos e amigos, meu motor é um 80cc 2t com quase 4.000 km rodado, meu probrema é que minha motorizada quando estou andando nela no reto ela atinge as velocidades respondendo de forma normal, ja na subida estou eu subindo de boa mantendo uma aceleraçao equilibrada ae do nada ela fica acelerada e começa subir disparada, entao como eu nao sei se é normal, eu paro de acelerar pedalo e pedalo ae ela volta ao estado normal, mas demora um pouco ela volta a responder de forma disparada novamente, com isso ja mudei o nivel da agulha para saber se esta indo muita gasolina mas nao mudou nada e continua com o mesmo probrema. isso é normal?
 

Rafael Macedo

New member
a minha tambem faz isso,quando ela "dispara" da uma sensaçao de firmeza do motor ele quase nao vibra,forte e ate o barulho aumenta.Axo que essa variaçao e pelos grau da vela e um pouco fria para esses motores.Amigos mais experientes nesses motores irao responder melhor.falo.
 

Carlos Mayer

New member
Olá,

O problema pode estar no "grau" da vela utilizada, na regulagem da mistura ar combustível e até em alguma entrada de ar indevida como por exemplo no coletor de admissão...

Um teste fácil é borrifar WD-40 ou similar na junta de admissão (como motor frio) e ligá-lo em seguida. se a marcha lenta estabilizar o problema está na junta de admissão. O ideal é substituí-la mas o uso de silicone de alta temperatura entre a junta e o bloco e a junta e o coletor costuma apresentar bons resultados também. Só tomem cuidado para que não escorra silicone para dentro do coletor ou do cilindro...

Na minha 50cc 2T (moro ao nível do mar) a única vela que deixou o funcionamento do motor linear foi a NGK B5HS, mas também existe a opção de usar a NGK B6HS... Podem ser encontradas em lojas de peças para moto e scooter e não custam mais do que 15 ou 16 reais cada...

Forte abraço
 

Henrique santos

New member
Obrigado Carlos, e é como o Rafael disse, realmente da uma sensaçao de firmeza, só que quando aconteçe isso eu nem continuo com o acelerador seguro de medo de forçar, entao eu pedalo para ajudar, mas vou fazer como vc disse vou testar com a vela NGK B6HS, se ficar bom vou passar da que eu uso (NGK B5HS) para NGK B6HS.
 

Henrique santos

New member
Mas Carlos quando o motor dispara em uma subida pouco ingrime ou mesmo no reto, e voce manter o acelerador, força o motor? no meu ver parece, nao tenho certeza, o motor fica até mais firme.
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Henrique

Forçar o motor não força a questão é que este comportamento não é normal entende?

Com foi mencionado antes estamos falando de algum problema relacionado a carburação ou entrada de ar... Você fez o teste que sugeri na junta do coletor de admissão?
 

Henrique santos

New member
Vou comprar outra vela e fazer tudo junto. mas um super obrigado pela ajuda, porque Carlos... sou muito feliz com minha 80cc, tem ficado comigo e nunca me deixou na mao, sou de limeira SP e ja fui para (Leme, piracicaba, cordeiro, iracemapolis e americana) sempre me levou e trouxe e sempre firme, uma vez que voce disse em uma postagem que o motor aguenta rodar 50 Km em 30 a 40 Km/h sem parar, eu confiei e sempre fui sossegado e voltei. tenho minha moto, mas amo muito minha bike. hehehe
 
Última edição:
Top