Motor 4t travou ao dar ré engatada

Boa tarde meus colegas de motor 4t.

Estou com problemas, eu ao sair com a bike montada da oficina, fiz a maior "burrada" com ela.

O mecanico ajustou errado o motor e apertou o parafuso deixando o giro mais alto e engatado.

Quando liguei ela, sem empurrar a manopla, desci a calçada de ré com a bike.

E o que a aconteceu ? O motor que estava em giro deu um grito e travou para meu panico total. :(

Devolvi a bike ao mecanico e ele me disse que precisaria de 2 coisas.

Rotor (este já foi comprado na bicimoto e deve estar chegando). E o outro não consigo encontrar nem por decreto que seria um saca polias.

Onde poderia encontrar essa ferramenta ?

Desde já muito agradecido pela boa vontade e por dar espaço para postar esse problema.

Valeu!

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, amigo

Consegui entender mais ou menos o que aconteceu... Mas fica difícil te ajudar já que o motor 4 tempos não tem rotor e muito menos polia... O que exatamente quer dizer com rotor? Seria por acaso a campânula da embreagem (clutch box)? E quando você fala em saca polias o que exatamente quer sacar do motor?

Quero te ajudar mas preciso de informações mais precisas sobre o que realmente precisa Ok. Forte abraço

Olá, amigo

Consegui entender mais ou menos o que aconteceu... Mas fica difícil te ajudar já que o motor 4 tempos não tem rotor e muito menos polia... O que exatamente quer dizer com rotor? Seria por acaso a campânula da embreagem (clutch box)? E quando você fala em saca polias o que exatamente quer sacar do motor?

Quero te ajudar mas preciso de informações mais precisas sobre o que realmente precisa Ok. Forte abraço

Oi Carlos.

Pode contar comigo, darei todos os detalhes sim, obrigado pela força.

Sobre essa peça, realmente fiquei surpreso, não tenho como scanear aqui agora em casa aquele desenho, mas é a o que vem no manual do motor 4t.

Vou tentar explicar arriscando que você tenha em mãos o manual.

Segundo o desenho, a peça de nº 46 e nº 48 foram os que sofreram o dano. Não sei se essas peças são de plastico ou metal.
O mecânico me disse que é a hélice que fica próxima ao sistema da corda de puxar.

E também não sei se o tal saca-polias é para retirar o eixo nº 25 no qual tem 2 rolamentos de nº 21.

Eu confesso que estou limitado por não ter o devido conhecimento, peço desculpas pelo atrevimento desses detalhes não forem compativeis com o seu conhecimento.

Um abraço meu amigo! :)

Carlos Mayer

New member
Olá,

Para que eu possa entender... Oferecemos 2 manuais do kit 4 tempos...

Manual instalação do Kit motor Bicimoto 4 tempos para bicicletas

Manual de operação e manutenção do motor 4 tempos

Acontece que nenhum dos dois tem imagem do motor explodido ou o chamado de diagrama do motor. Ou você está se baseando no manual dos kits de 2 tempos ou em um manual que não é da Bicimoto...

Me dei ao trabalho de verificar no diagrama de motor das 2 tempos e mesmo nele a numeração mencionada não "casa". Fiquei aqui matutando tentando entender o que aconteceu e acredite que mesmo com o motor com a marcha lenta bem acelerada um empurrão para trás não seria o suficiente para causar danos, salvo na clutch box que vem a ser aquela caixa acoplada do lado esquerdo do motor que abriga o sistema de embreagem... Me refiro a esta que aparece sem a tampa na imagem abaixo:

PQAAAHoN1_TyLE6wgQIQY_b8WwgKOI9BCtB46_7zNrSDqP6awcV6XLFXCG0F9Fkgi2MtktBZJxwrWnUsxzK-L3D4otwAm1T1UNM5MUJKlDbMAShtZiWBsSXdr1fc.jpg

Com o motor acelerado os pads (abaixo) estariam abertos forçando o motor a arrancar...

PQAAAPPSXFJz2GyTdn7-7M-2YnEAYVxKlUkyOWqMRIO1YaT0XQcKNQLRNVtFqqIjjLzngj1dVsyqJDz2dYvZZ2A3jE4Am1T1UDinsKW_CQmkTFi3HQw8X0UdlShc.jpg

E isso causaria no máximo a quebra da campânula (abaixo)...

PQAAAKfDydca25ILUzaZbi1ntO92e-UcrmKPcI4WaU46gzi3zCaFlEOa0dRbxD5N9BmTljcYevyJNMJhvupvdu5JIy4Am1T1UJRpMM_xGsZ-7zc6zTVOx57J9CZc.jpg

É disso que estamos falando?

Forte abraço

Sidney

New member
Bom dia P Roberto

Tire uma foto da peça e tambem do dano causado??????????????????????????

Abç.

Sidney

Última edição:
Olá,

Para que eu possa entender... Oferecemos 2 manuais do kit 4 tempos...
....
Acontece que nenhum dos dois tem imagem do motor explodido ou o chamado de diagrama do motor. Ou você está se baseando no manual dos kits de 2 tempos ou em um manual que não é da Bicimoto...

Me dei ao trabalho de verificar no diagrama de motor das 2 tempos e mesmo nele a numeração mencionada não "casa". Fiquei aqui matutando tentando entender o que aconteceu e acredite que mesmo com o motor com a marcha lenta bem acelerada um empurrão para trás não seria o suficiente para causar danos, salvo na clutch box que vem a ser aquela caixa acoplada do lado esquerdo do motor que abriga o sistema de embreagem... Me refiro a esta que aparece sem a tampa na imagem abaixo:

...

Com o motor acelerado os pads (abaixo) estariam abertos forçando o motor a arrancar...
...

E isso causaria no máximo a quebra da campânula (abaixo)...

...

É disso que estamos falando?

Forte abraço

Bom dia Carlos, obrigado pelo retorno.

O que eu me refiro é a imagem do motor explodido do 4 tempos naquela encardenação que não é da bicimoto mas do motor huashengtai shan, vou scanear essa pagina para que vcs possam verificar.

Realmente o motor 2 tempos não vai casar com o desenho do 4t, são arquiteturas totalmente diferentes.

Não é a Campânula, pois se fosse teria sanado meu problema naquele outro post que você mesmo postou sobre como troca-la.

O que quebrou foi aquela hélice interna na parte interna da tampa vermelha (onde fica a cordinha de puxar e dar ignição), no lado oposto da Campânula.

Liguei na oficina da bicimoto e me disseram que era um rotor do 4t (custou 80 reais), se comprei errado resta esperar agora.

Sidney, até consigo tirar uma foto da referida peça, mas a bike está na oficina, e é muito longe de casa; acho que só no sábado vou conseguir passar lá.

Carlos Mayer

New member
Ahhhhhhh agora entendi

Mas ainda não entendi como é que raios foi quebrar a ventoinha do motor 4 tempos... Sinceramente nunca vi isso acontecer... Quanto a confusão o motivo foi você dizer que era imagem do Manual e não do folheto do fabricante heheheh... Mas tudo bem a peças está encomendada e isso é que importa. Desculpe pela confusão...

É esta peça que aparece abaixo certo?

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tFa_X-U2JO9r7JhlmGTXAZkgCbWeymu35P9XfVqqxcLH5_Ydoaqce-DSr3OOv5coNRdU1xysnGHyK82vFWOl5PAJtU9VA5TtfviP17_S9Jk5AMJWzFrGmZeA.jpg

Forte abraço

Ahhhhhhh agora entendi

Mas ainda não entendi como é que raios foi quebrar a ventoinha do motor 4 tempos... Sinceramente nunca vi isso acontecer... Quanto a confusão o motivo foi você dizer que era imagem do Manual e não do folheto do fabricante heheheh... Mas tudo bem a peças está encomendada e isso é que importa. Desculpe pela confusão...

É esta peça que aparece abaixo certo?

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tFa_X-U2JO9r7JhlmGTXAZkgCbWeymu35P9XfVqqxcLH5_Ydoaqce-DSr3OOv5coNRdU1xysnGHyK82vFWOl5PAJtU9VA5TtfviP17_S9Jk5AMJWzFrGmZeA.jpg

Forte abraço

É essa peça mesmo, obrigado Carlos, e me desculpe também por não se expressar de forma tão clara. É uma coisa totalmente nova para mim.:confused:

É dificil remover essa peça? Exige alguma ferramenta especial para tal operação?

A ferramenta de sacar polias foi que o mecanico me pediu para comprar, já que ele não tem, iria comprar e emprestar...

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, P Roberto

A ventoinha tem que ser retirada do eixo através de um sacador. Uma ferramenta relativamente simples como pode ver nos exemplos abaixo...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82scc8JEeLS5R4aojHC1M8pXPIZipDilCItc9YQ3XpQjUqfCmrg84us1TnPyw8o3XrPyioy66ZKbJhS4zNT_cWIbAJtU9VDBK3jrPaI3zmtEzguXeK-6-ruegw.jpg

Ou...

QwAAANRlf6MMq5AAvIWIqEJyzTE1qh66VQfdBvULupsiRrNbnGfwV037NKi6Teqr3Wx-sL5Dzs4KliH0wRoVOchv8xIxDVaaPs5-_HgP6BWl6ZBwAJtU9VB4g0Ale-TpUXfNbv-OSrN0sC60DA.jpg

Este tipo de ferramenta é utilizado por mecânicos de moto, carro e torneiros mecânicos... Não sei se valeria a pena investir num sacador destes apenas com o objetivo de sacar a ventoinha... O mais estranho amigo é que não me sai da cabeça a pergunta: - Como é que quebrou a ventoinha do motor?

Ela tem basicamente 3 funções:

1ª Através da peça central (presa pela porca direto ao eixo) transferir o giro do pull start para o eixo colocando o motor em funcionamento

2ª Um imã preso à ventoinha ao passar pela bobina gera energia para alimentar o sistema de ignição

3ª Refrigeração forçada

Como pode ver nenhuma delas relacionada a embreagem ou transmissão... Desculpe perguntar mas não seria interessante uma segunda opinião?

Com relação aos sacadores, caso pretenda comprar um, você pode encontrá-los em lojas de ferramentas ou na internet em sites como Mercado Livre por exemplo.

Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Olá, P Roberto voltei heheheh

Mexendo em meus guardados achei esta foto de uma das vezes que desmontei um kit 4 tempos...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sWSLLS7YDUphDf_nFEYlLBfeQSUzU9jmXpNbDinOfpUfa0_wWu6ae-v8EQNhk32MI1Z4iCaBC3ttiHSyOukRWYAJtU9VCYE_RdljYlIMXmM-T016zKFMYoyw.jpg

Me lembrei que na época também não tinha um sacador em casa (agora tenho) e que usei dois parafusos para retirar a ventoinha. Repare que tem duas roscas na imagem uma de cada lado do orifício por onde passa o eixo. Basta colocar um parafuso de cada lado e apertá-los até que encostem no bloco. Então 1/2 volta em um 1/2 volta no outro e assim vai com cuidado até que a ventoinha se solta do eixo. Não é complicado e não causou danos à carcaça (ou bloco). O segredo é apertar os parafusos aos poucos Ok um de cada vez... Logo o mecânico escutará um plofff e a ventoinha está solta...

espero que consiga solucionar o problema sem precisar comprar um sacador... Forte abraço

Boa tarde, voltei da oficina ontem e tirei a foto da vetoinha ou rotor.

IMG00085.jpg

IMG00086.jpg

Notem que os dentes da ventoinha estão todos quebrados. Acho que era a informação que faltava.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá,

Que imagem surpreendente... Em todos estes anos que mexo com bicicletas motorizadas nunca vi nada parecido... Dentro da carenagem do pull start existe espaço de sobra para que a ventoinha gire livremente por isso o espanto já que não consigo imaginar o que possa ter causado tamanho estrago... A bobina fica logo acima da ventoinha, muito próxima é verdade para que o imã da ventoinha gere centelha na vela ao passar por ela, mas ela não pode em hipótese nenhuma encostar e quando isso acontece ela raspa na lateral e não nos "dentes"...

Muito estranho amigo, muito mesmo...