Motor 4 tempos, gasolina normal ou aditivada?

Carneiro

Member
Prezados, já percebi que nos motores 2 t não é conveniente o uso da gasolina aditivada e nos de 4 t algum problema? na dúvida por enquanto só estou usando a normal na minha 4 tempos.
www.facebook.com/bicicletamotorizadaAju/

Olá novamente Gladston, você está correto. Embora o motor possa funcionar sem problemas, melhor usar comum de boa procedência. As gasolinas aditivadas, com seus aditivos, detergentes e tudo mais, são mais úteis em motores com injeção. Além disso, toda gasolina aditivada tem menos octanagem do que uma gasolina sem aditivos. Como medida extrema, alguns tem até retirado o álcool da gasolina, pois NENHUM desses motores xingling estão preparados para suportar os efeitos nocivos do etanol no carburador e etc. Eu não cheguei a tanto ainda, mas, certamente quem toma este cuidado terá muito menos problemas no futuro.

Gladston

Member
Então Carneiro, a alguns dias fiz o procedimento de separação do alcool da gasolina, trabalhoso de fato, a bike andou com a gasolina pura relativamente bem, porém por coincidência ou não neste período me deparei com um entupimento no carburador que provocava derramamento constante do combustível pelos dreno, após uma limpeza voltou a funcionar normalmente. Entretanto o combustível que estou usando é a gasolina comum.
Tenho muito ainda a aprender sobre regulagens no carburador.

Carneiro

Member
Bom dia Caro Gladston, na verdade, todos nós estamos aqui aprendendo por compartilhar nossas experiências e esse e o espírito do fórum. Com paciência você vai aprender a regular seu carburador direitinho, não se preocupe. Bem, se vazou gasolina pelo dreno, você está com problemas no estilete que tem como função impedir a entrada de gasolina quando a cuba do carburador está cheia. O estilete pode não está vedando, pode estar preso ou desajustado. Este problema causa afogamentos, alto consumo e partidas demoradas.
Quanto à gasolina, uma boa prática é sempre usar a mesma de um posto de confiança, assim, a sua regulagem não sofrerá grandes alterações. Também, devemos lembrar que a gasolina é um produto "orgânico", portanto, ela estraga. Daí a recomendação de não usar gasolina velha, pois ela perde as características e pode causar um monte de transtornos ao seu motor. Abraços!

Gladston

Member
Perfeito seu diagnóstico Carneiro, de fato tinha uma obstrução no estilete que impedia seu perfeito funcionamento, retirado o impedimento tudo voltou ao normal.
Valeram as dicas, abraços.

Bom dia Caro Gladston, na verdade, todos nós estamos aqui aprendendo por compartilhar nossas experiências e esse e o espírito do fórum. Com paciência você vai aprender a regular seu carburador direitinho, não se preocupe. Bem, se vazou gasolina pelo dreno, você está com problemas no estilete que tem como função impedir a entrada de gasolina quando a cuba do carburador está cheia. O estilete pode não está vedando, pode estar preso ou desajustado. Este problema causa afogamentos, alto consumo e partidas demoradas.
Quanto à gasolina, uma boa prática é sempre usar a mesma de um posto de confiança, assim, a sua regulagem não sofrerá grandes alterações. Também, devemos lembrar que a gasolina é um produto "orgânico", portanto, ela estraga. Daí a recomendação de não usar gasolina velha, pois ela perde as características e pode causar um monte de transtornos ao seu motor. Abraços!

Carneiro

Member
Gladston, Que bom que você achou o problema. O mais importante de tudo é que você postou a solução para que todos pudessem se beneficiar. Parabéns!
Abraços!