Pois é Imneon...
Aqui em Niterói na avenida onde moro existem postos de combustíveis das seguintes bandeiras... BR. ALE, SHELL, ESSO E YPIRANGA... O ALE é o mais próximo de casa e o proprietário é meu conhecido. Sei que realmente no posto ALE não acrescentam água ou qualquer outro tipo de mistura aos combustíveis. Sempre abasteço minhas motorizadas com gasolina deles...
Um dia, naquela de sair com pressa... Sai para comprar uns parafusos e acabou que precisei ir a mais de uma loja e obviamente a gasolina acabou na volta para casa... Como estava a mais de 5 Km do ALE e com o tanque quase seco parei no posto BR e coloquei apenas 1 Lt de gasolina comum, liguei o motor (por sorte tinha gasolina da ALE na cuba do carburador) e peguei o rumo de casa... Andei uns 700 no máximo 800 mts e começou a perder desempenho como se a gasolina estivesse acabando, o filtro estava cheio, a torneira na posição ON e nada do motor desenvolver... Continuei tentando por mais alguns metros e morreu de vez... Pedalei em direção a minha casa... Parei no ALE e os amigos frentistas que sempre me vem andando de motorizada me viram chegar pedalando heheheh...
Para encurtar a história o motor até pegava, mas bastava acelerar e morria imediatamente, não tinha lenta nem nada...
Chegando em casa onde fica minha oficina, desconectei a mangueira e esvaziei o tanque. Tirei 1/2 litro de gasolina de minha outra 4 tempos lavei o tanque, o carburador e troquei o filtro de gasolina. Abasteci o tanque com no máximo outro 1/2 litro. Puxei a cordinha e Tuc Tuc Tuc...
Como pode ver ninguém está livre de abastecer com "coquetéis" que sabe Deus o que tem dentro... As 4 tempos são especialmente sensíveis à gasolina. Seja ela guardada em casa em garrafas plásticas (onde perde octanagem por evaporação) ou batizadas nos postos... Depois dessa passei a tirar média, zerar o hodômetro parcial antes de sair e nunca, mas nunca mais abasteci em nenhum outro posto da região... Ahhh e é claro que liguei para a ANP pedindo uma visita deles no posto BR da Av Ewerton de Castro Xavier em Niterói...
Forte abraço