Motor 4 tempos engasgando e morrendo

imneon

New member
Olá,

Hoje de manhã fui para o trabalho e quando pegava uma reta eu mantinha a acelaração constante mas ela parecia que dava uns tranquinhos.
A noite voltando do trabalho ela começou a engasgar mais e a morrer. Agora ela parece que não tem força quando acelero e as vezes tambem morre quando tento acelerar.

Alguma ajuda? Uma idéia? Algum procedimento?
Até agora rodei menos de 100kms com a minha bike e em velocidades sempre entre 30-35kms.

Abs.

imneon

New member
Fiz um video aogra a pouco com ela para mostrar melhor o que esta acontecendo.

[video]https://www.dropbox.com/s/e3rpw6vma06qfvf/IMG_4154.MOV[/video]

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

A primeira coisa que notei no seu vídeo é que o motor está extremamente acelerado em marcha lenta. Isso pode acontecer pelos seguintes motivos:

* O caminho do cabo do acelerador entre o punho e o carburador.

* O parafuso da marcha lenta está apertado demais.

Quanto ao problema de o motor apagar quando você tenta acelerá-lo e possível dificuldade em mantê-lo ligado o problema está certamente no giclê do carburador que vem a ser a pequena peça preta de plástico que fica logo abaixo do parafuso de regulagem da marcha lenta (ou ao uso de gasolina aditivada/premium).

Veja este vídeo e proceda a limpeza do giclê Ok...

Proceda a limpeza do giclê e informe o resultado por favor... Forte abraço

imneon

New member
Olá Carlos,

Muito obrigado pela ajuda. Tinha assitido esse vídeo no Youtube ontem mas estava com medo que não fosse isso. Hoje com sua resposta fiquei mais tranquilo. Fiz o procedimento e está tudo ok.
Como ainda sou mecânico aprendiz gostaria de confirmar com você se a regulagem da marcha a lenta é feita com o motor após ele atingir uma temperatura um pouco mais elevada, ficando ligado por uns 5 minutos por exemplo. Ou seria de outra maneira?
Segue um vídeo de como ela está no momento. Deveria ser mais acelerada?

https://www.dropbox.com/s/niv29kar4sgjcas/IMG_4155.MOV

Obrigado pela ajuda e parabens pelo trabalho no forum.

Abs.

imneon

New member
Sai com a minha bike hoje e notei que ela ainda está dando umas engasgadas. Coisa que ela não fazia antes.
Pode ser essa gasolina que coloquei? Voce aconselha retirar ela do tanque e colocar outra?

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

Para um mecânico aprendiz você está acima da média pois a limpeza ficou ótima... Sim de fato o ideal é regular a marcha lenta depois que o motor atinge a temperatura ideal de funcionamento ou uns 5 minutos... Com a lenta um pouco mais acelerada você facilitará as partidas do motor por exemplo em dias mais frios ou a noite.

Sim pode ser gasolina "batizada" ou até mesmo alguma sujeira que passou pelo filtro e foi parar no carburador... Como nosso tanque comporta pouca quantidade ou gaste a que tem ou troque-a por gasolina comum de um posto de confiança. Os kits de 2 e de 4 tempos não funcionam bem com gasolina aditivada nem premium que são combustíveis especialmente desenvolvidos para motores equipados com injeção eletrônica... Forte abraço

imneon

New member
Carlos a suspeita procedia. Acredito que a gasolina era batizada mesmo. Tirei ela toda do tanque e comparei com uma outra que eu tenho alguns litros em casa. A que estava no tanque era bem mais clara que a que eu tinha na minha casa. As duas são da mesma distribuidora, porém de postos diferentes. Bom para o pessoal também tomar cuidado com o que coloca nas bikes. Agora quando seguro a aceleração ela se mantém bem mais estável e sem engasgadas. Abs!

Carlos Mayer

New member
Pois é Imneon...

Aqui em Niterói na avenida onde moro existem postos de combustíveis das seguintes bandeiras... BR. ALE, SHELL, ESSO E YPIRANGA... O ALE é o mais próximo de casa e o proprietário é meu conhecido. Sei que realmente no posto ALE não acrescentam água ou qualquer outro tipo de mistura aos combustíveis. Sempre abasteço minhas motorizadas com gasolina deles...

Um dia, naquela de sair com pressa... Sai para comprar uns parafusos e acabou que precisei ir a mais de uma loja e obviamente a gasolina acabou na volta para casa... Como estava a mais de 5 Km do ALE e com o tanque quase seco parei no posto BR e coloquei apenas 1 Lt de gasolina comum, liguei o motor (por sorte tinha gasolina da ALE na cuba do carburador) e peguei o rumo de casa... Andei uns 700 no máximo 800 mts e começou a perder desempenho como se a gasolina estivesse acabando, o filtro estava cheio, a torneira na posição ON e nada do motor desenvolver... Continuei tentando por mais alguns metros e morreu de vez... Pedalei em direção a minha casa... Parei no ALE e os amigos frentistas que sempre me vem andando de motorizada me viram chegar pedalando heheheh...

Para encurtar a história o motor até pegava, mas bastava acelerar e morria imediatamente, não tinha lenta nem nada...

Chegando em casa onde fica minha oficina, desconectei a mangueira e esvaziei o tanque. Tirei 1/2 litro de gasolina de minha outra 4 tempos lavei o tanque, o carburador e troquei o filtro de gasolina. Abasteci o tanque com no máximo outro 1/2 litro. Puxei a cordinha e Tuc Tuc Tuc...

Como pode ver ninguém está livre de abastecer com "coquetéis" que sabe Deus o que tem dentro... As 4 tempos são especialmente sensíveis à gasolina. Seja ela guardada em casa em garrafas plásticas (onde perde octanagem por evaporação) ou batizadas nos postos... Depois dessa passei a tirar média, zerar o hodômetro parcial antes de sair e nunca, mas nunca mais abasteci em nenhum outro posto da região... Ahhh e é claro que liguei para a ANP pedindo uma visita deles no posto BR da Av Ewerton de Castro Xavier em Niterói...

Forte abraço

imneon

New member
Pois é Carlos sem querer a gente envenena a coitada da bike sem saber. =/
Agora deu uma esfriada tive que subir um pouco a lenta porque ela morria bastante. Está indo tranquila.

Abs.

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

Aqui o clima também mudou... De manhã e a noite a temperatura tem caído bastante o que me fez mudar o procedimento de partida de minha 4 tempos... Agora aciono o afogador pela metade, puxo a cordinha e tão logo o motor liga vagarosamente retorno a alavanca do afogador para a posição OFF. Pega sempre de primeira. No mais também elevei um pouco a marcha lenta... Reparou que os motores de 4 tempos "gostam" do clima frio? Pelo menos a minha fica uma seda quando a temperatura abaixa heheheh... Forte abraço