Montando minha e-Bike Bicimoto

Carlos Mayer

New member
A melhor forma de aprender as coisas é fazendo... Então decidi montar um kit Bicimoto (baterias de Lítio) em minha bicicleta de alumínio de 21 marchas.

O kit:

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O kit veio com os seguintes itens:

01 motor brushless
01 bagageiro com suporte para o pack de bateria
01 pack de bateria de lítio de 46 volts com luz de posicionamento e chave
01 par de manetes de freio com a fiação do sistema regenerador (corta o motor quando o freio é usado permitindo que a bateria seja recarregada pelo movimento da roda)
01 carregador automático
01 controladora
36 raios inoxidáveis para aro 26"
01 aro Aero de alumínio reforçado
02 duas chaves (libera o funcionamento do motor e trava ou não o pack de baterias.

Primeiras impressões do kit:

Material muito bem acondicionado e protegido na caixa. O kit fornece todo o material necessário à instalação. O único manual (folheto) que acompanha o kit é uma folha com os cuidados básicos quanto a recarga e utilização do pack de baterias e do kit. Mas isso não é problema pois estamos providenciando um manual ilustrado de montagem e utilização além do tradicional filme em nosso Canal no YouTube.

1º passo - Montar o motor brushless na roda dianteira (eu mesmo faço o serviço mas quem não sabe raiar uma roda basta recorrer a uma bicicletaria.

Um raio para dentro e um para fora (18 de cada lado) - Todos de um lado do cubo, e depois do outro lado do cubo...

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2º passo - Aleatoriamente escolher um dos furos do aro e começar a instalação dos niples. Raios cruzados em V simples com um furo vazio entre os dois... Primeiro todos os raios de um lado e depois do outro.

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CONTINUA...
 

Carlos Mayer

New member
Optei por colocar o motor na roda dianteira (dianteira ou traseira deve ser escolhida no ato da compra) de forma a melhorar a distribuição de peso ficando quase 50% em cada roda...

No meu caso usei a flange de freio a disco do motor para instalar um freio a disco mecânico de 180mm (o kit para roda traseira também tem flange para freio a disco).

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3º passo - Colocar a roda dianteira no lugar e instalar o resto do kit

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O bagageiro onde a bateria é fixada tem uma caixa plástica com tampa. Dentro dela deve ser colocada a controladora de forma que fique protegida dos elementos. As manetes da bicicleta devem ser substituídas pelas que acompanham o kit, bem como os punhos já que um deles é o acelerador eletrônico. Então estamos falando de 4 cabos que saem da dianteira da bicicleta em direção ao bagageiro.

02 que saem dos manetes de freio
01 que sai do motor
01 que sai do acelerador

Braçadeiras plásticas são a melhor solução para fixá-los ao quadro da bicicleta conduzindo-os até a controladora onde devem ser conectados...

O diagrama das conexões estou elaborando amanhã posto...

Como chove sem parar a 2 dias testei-a indoor. O motor gira silenciosa e suavemente... Aguardem para breve mais fotos e as impressões finais depois de um passeio.

Forte abraço a todos
 

Carlos Mayer

New member
P.S. Me esqueci de mencionar que o bagageiro oferece um sistema ajustável na forma de barras móveis de alumínio. Assim podem ser presos ao parafuso da blocagem de selim ou mesmo diretamente ao quadro. O mesmo ocorre com a parte inferior que tem regulagens de altura de forma que o bagageiro possa ser instalado em diferentes tipos de quadro... Muito interessante e não demanda mais do que 5 minutos para ser instalado... :)
 

Samir Nassif

New member
Aguardando ansioso pelas suas impressões após o passeio. Ainda estou tentando decidir entre comprar o kit e uma bike separada, ou a bike montada de 500w.
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Samir

São Pedro colaborou e finalmente proporcionou um dia ensolarado para o primeiro test drive...

Considerações:

* O Guidom de mountain bike não me deixou pilotar confortavelmente já que todo o peso recai sobre meus pulsos. Solução trocar o guidom por um estilo cruiser mais aberto e mais alto.

* O kit é sensacional. Despeja o torque de forma linear porém com muita força mesmo tendo sobre o selim um sujeito de 1,80 mts e 90 Kg. Testei-a em 2 ou 3 aclives entre 18 e 21º graus de inclinação e ela simplesmente ignorou-os.

* Como a MTB de alumínio que usei para instalar o kit estava parada a uns 10 meses surgiram alguns ruídos na raiação traseira, eixo traseiro, corrente e pedivela. Preciso verificar o que está acontecendo.

* O kit, impecável. Silencioso, forte e com um acelerador macio como nunca vi na vida, as manetes que acompanham o kit são curtas e podem ser acionadas com 2 dedos, uma delícia.

* Para o primeiro passeio dou nota 9,0. Só não dou um 10 pelos motivos que mencionei (estalos na raiação traseira, guidom baixo, corrente meio seca e movimento central com leve chiado.

Amanhã (segunda-feira) acertarei estes detalhes e providenciarei a troca do guidom (prioridade) e parto para um segundo test drive que se possível será filmado.

Quanto a dúvida de comprar o kit ou bike montada posso dizer o seguinte: Se tens noções de mecânica e elétrica e algumas ferramentas em casa compre o kit (conhecer um bom cicle para instalar o motor na roda tb é importante), se fores leigo em montagem deste tipo de kit a compra da bicicleta montada certamente é a melhor opção.

Amanhã eu volto com mais notícias, fotos e se possível um vídeo. Forte abraço pois vou voltar para minha oficina heheheh
 
Comprei o kit 800W quando chegar, postarei imagens também e informações de como é o funcionamento do KIT.

Carlos, Uma duvida qu eeu tenho quanto ao kit. Quando ele esta desligado, ele proporciona alguma resistencia ao pedalar? ou é como se tivesse com um rolamento normal? fico no aguardo do vídeo. Abraços
 

Samir Nassif

New member
Show de bola, Carlos. Seu kit é o de 350 ou 500w?

Ao Eduardo Ottavio, já adianto a resposta que o Carlos me deu ao fazer a mesma pergunta:


"7 - O motor de cubo dá alguma resistência para a utilização da bicicleta em modo desligado, ou se por acaso a bateria acabar? Ou a roda traseira gira livremente, nesse caso?

Nenhuma além do peso adicional do conjunto do kit. O motor sem escovas e com rolamentos gira suavemente e sem atrito."
 
Eae Carlos, td certo .? cara eu ganhei de presente um kit elétrico 800w e veio faltando uma pecinha de encaixe, mandei email pra loja e nao recebi nenhum retorno. Dai tenho q ficar com minha bike parada lá, ta complicado isso. vlws
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Victor

O kit é Bicimoto amigo?

Poderia ser mais específico pois não compreendi o "veio faltando uma pecinha de encaixe"... Que pecinha? De que encaixe? Heheheh

Se o kit for da Bicimoto pode entrar em contato com um dos telefones do site ou do e-mail atendimento@bicimoto.com.br para solicitar a "pecinha de encaixe". Forte abraço


 
É sim, não sei bem como explicar, mas foi o seguinte, para ligar a bateria com o resto do sistema, tem um fio preto e outro vermelho e eles deveriam vir com uma "capinha", ond os outros fios tem, no meu veio faltando ond encaixa os fios com os do "modulo", só faltou nesses fios msm, dai nao da pra ligar a bateria. ja mandei email e nao recebi resposta, nao da pra ligar pq eu moro em outra cidade, entao tem q ser pela internet.
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Victor

Agora ficou mais fácil... Faltaram os conectores que ligam o pack de baterias à controladora (ou vice-versa)... Os conectores que faltam são os do lado da controladora ou do pack de baterias?

Imagino que seja necessário informar se será necessário trocar o pack de baterias ou a controladora à Bicimoto. Você precisará enviar a peça pelo Correio para a Bicimoto afim de que a troca seja feita. Caso queira evitar a troca e a espera você pode substituir os dois lados dos conectores preto e vermelho por conectores que se encontra em lojas de eletrônica. Este serviço que pode ser feito até mesmo em uma auto-elétrica já que não é complexo e corriqueiro neste tipo de oficina.

Caso prefira a troca realmente terá que telefonar ou tratar do assunto diretamente com o departamento comercial da Bicimoto. Como consultor não tenho acesso a este departamento e nem posso ajudá-lo através do Fórum. De qualquer forma envio e-mail amanhã de manhã para o Cláudio Cruz que é da área comercial informando sobre o ocorrido e solicitando instruções de como você deve proceder Ok.

Forte abraço

P.S. Informe se faltam os conectores do lado do pack ou da controladora...
 

Samir Nassif

New member
Olá novamente, Carlos!

Novas impressões do seu kit após a correção daqueles detalhes que vc mencionou? Outra coisa, esse que vc comprou é 350 ou 500w?
Além disso, tem só mais uma dúvida que esqueci de perguntar... Nessa bicicleta que vem montada, o freio é daquele que corta o funcionamento do motor ao ser pressionado?

Obrigado e grande abraço.
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Samir

Sim comprei o guidom de beach cruiser que mencionei e instalei-o na e-bike. Acontece que como o guidom original era de MTB os cabos de marcha e freio ficaram curtos em função da maior dimensão do guidom custom por isso precisarei comprar (hoje) 2 cabos de marcha, 2 cabos de freio e conduíte suficiente para fazer a alteração e colocar tudo funcionando novamente. Ainda bem que sobra fio no kit de forma que não precisarei me preocupar com isso.

Meu kit é de 500 Watts com pack de bateria de Lítio.

Tanto na bicicleta montada como no kit as manetes de freio são conectadas ao módulo sim, assim quando os freios são utilizados o manete corta o envio de energia para o motor permitindo que o mesmo entre em modo regenerativo, situação em que a bateria passa a receber carga do motor.

Amanhã se não chover (como acontece a 3 dias) pretendo fazer um vídeo completo dela e compartilhar com vocês Ok. Forte abraço
 
Carlos, o kit qu eeu comprei é o de 800 com as baterias de chumbo acido. Essas baterias tambem nao viciam? ou só as de litio que nao viciam? Se eu deixar mais de 8 horas carregando, tem algum problema? por exemplo se eu deixar de noite carregando e só tirar quando eu acordar, tem algum problema? Abraço
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Eduardo

O que sei sobre as baterias de chumbo ácido...

* Não devem ser guardadas descarregadas. Recomenda-se completar a carga após cada uso.

* Não deixá-las conectadas ao carregador além do tempo necessário a recarga completa sob o risco de que "inchem" por super aquecimento.

* Sim baterias de chumbo ácido tem o que chama de efeito de memória... Mas acredite muitos outros efeitos podem causar o que chama de efeito memória ou vício de bateria como o envelhecimento da mesma, altas temperaturas, perda de eletrólito, curto circuito interno ou ainda reversão da polaridade das células...

Mas nada que você tenha que se preocupar por pelo menos dois anos que é a vida estimada destes packs em condições normais de uso. Os de minha BioBike que são de chumbo ácido como seu kit passaram dos 2 anos e 1/2 de uso com uma média de 3 a 4 recargas semanais...

Forte abraço
 

Samir Nassif

New member
Aê galera das elétricas! Finalmente comprei minha bike. A de 500w, baterias de lítio. Estou aqui super ansioso, aguardando meu "brinquedinho" (esse brinquedinho vai ser de tremenda utilidade no meu dia a dia).

Carlos, valeu aí pelo excelente atendimento aqui no fórum. Sua presteza e profissionalismo certamente me influenciaram positivamente para a compra.

Logo que chegar posto minhas impressões.

Abraço a todos
 

Carlos Mayer

New member
Que ótima notícia Samir!!!

Estou justamente neste final de semana terminando o manual de montagem dos kits de Lítio... Diagramas de conexões, macetes e tudo que você precisa saber para montar seu kit e tirar o máximo proveito...

Agradeço as gentis palavras. Pode acreditar que não se arrependerá da compra... Forte abraço e que o kit só te traga alegrias...
 
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