Minha Bina não pega

tonny

New member
Tenho uma 80cc faz dois dias que estou andando ela tem 20km rodados . Meu irmão tava usado ela e de repente parou
Quando vou andar ela trava a roda e não pega... nem da um sinal de combustão simplesmente ela trava

Fiz tudo certo coloquei óleo 2 tempos mineral na medida que o manual pede, tava andando a 20km por hora

Agora ela não quer pegar o que eu faço?

Tentei fazer o teste da vela mas é muito duro rodar o pedal na mão
 

Carlos Mayer

New member
Apenas 20Km rodados?

Se a roda traseira não gira é sinal de que o motor está travado. Dada a situação (motor travado) é melhor entrar em contato direto com o departamento comercial da Bicimoto através do email atendimento@bicimoto.com.br envie uma mensagem com o máximo de explicações possível pois sinceramente nunca vi nada semelhante em uma bicicleta motorizada com tão pouca quilometragem... Abç
 

tonny

New member
Então ela trava mas eu consigo pedalar alguns metros mas não pega .... meu irmão mexeu na regulagem do acelerador no punho aquele parafuso no cabo... acho que ele deve ter afogado ela .... tirei o filtro de ar e estava molhado de gasolina ... como eu faço para desafogar ela ?
 

Sidney

New member
Boa noite

tive um problema semelhante vertia gasolina pelo entrada do filtro de ar.

constatei que a boia do reservatorio de estava com defeito (furada) ai a agulha do reservatório não fechava a gasolina.

1328126067_1.jpg


Sidney
 
Última edição:

Bengrosso

Banned
pra fazer o teste da vela , se tem faisca ou não, tire a vela e mantenha ela encostada no motor, o motor fica sem compressão e gira bem leve, se alguem te ajudar a manter a roda traseira erguida, vc gira o pedal e observa se a vela esta faiscando.
 

tonny

New member
Comprei um multímetro para testar o Magneto .... quando eu pedalo ele gera corrente, ou seja, ta funcionando o magneto ...
Não consegui testar o CDI, não consegui ver a faísca mas meu irmão sentiu um choque quando tava segurando a vela ... isso quer dizer que ta funcionando o CDI?
 

Carlos Mayer

New member
Tonny em primeiro lugar tente manter a calma e ser mais claro em suas postagens. Pois relendo a primeira delas continuei com a impressão de que você havia dito que a roda traseira estava travada. Já na segunda você acrescenta que seu irmão mexeu na regulagem do cabo do acelerador o que certamente levou sua Bina a afogar.

Com relação ao carburador não é para ser aberto sem conhecimento já que pode comprometer a regulagem da boia que deve ficar a exatos 21mm da base... E se for aberto deverá ter a junta trocada.

A quilometragem de sua motorizada é muito baixa. Com o motor ainda amaciando é realmente "pesada" para colocar em funcionamento devido à maior compressão dos 80cc em relação por exemplo aos de 50cc.

Sinceramente acho que vocês afogaram a motorizada (filtro de ar molhado) e ai por falta de prática não conseguiram colocá-la para funcionar.

Você leu o manual de sua motorizada? Leu sobre a função do afogador? Os primeiros passos para colocá-la em funcionamento? As dicas como não acelerar enquanto pedala? Parar assim que o motor liga? Esperar que esquente antes de colocá-la em movimento?

O magneto dura anos e anos, o CDI dificilmente queima... Está perdendo tempo mexendo onde não devia principalmente no carburador.

Se ela tem faísca na vela o sistema elétrico está perfeito (tanto magneto quanto CDI).

Deixe o parafuso de regulagem do punho como estava de forma a deixar o cabo um pouco frouxo senão ela afoga.

Gire o parafuso com mola que fica a esquerda no carburador meia volta em sentido anti-horário para desacelerar a marcha lenta.

Abra a torneira de gasolina.

Levante a alavanca do afogador para acioná-lo.

Pedale com vigor por uns 15 ou 20 metros, solte repentinamente a embreagem e continue pedalando até que o motor entre em funcionamento.

Se isso acontecer, aperte rapidamente a embreagem. PARE a motorizada. Espere por pelo menos 1 ou 2 minutos que o motor aqueça, abaixe a alavanca do afogador para desativá-lo, e coloque-a em movimento.

No mais não fique mexendo em carburador, regulagens, magneto etc e etc sob pena de acabar sem garantia no motor. Abraço
 

tonny

New member
Realmente Carlos sobre a roda travar eu estava errado ....
Fiz isso que você me falou ... mesmo assim ela não pega(minhas pernas estão doendo de tanto pedalar) ....
Meu irmão mexeu no cabo do acelerador porque quando ela pegava não dava para deixar em marcha lenta, era só apertar a embreagem ela morria

Esqueci de mencionar uma coisa quando ela parou tava saindo combustível pela tampa do tanque ... eu um cara na rua falou pro meu irmão que ela "supitou" o que pode ser isso.
Antes dela chegar eu li o manual, posts do fórum, no orkut para me informar melhor e não fazer besterias ..
 

Carlos Mayer

New member
Tonny a marcha lenta é muito instável quando o motor é tão novo como o seu. Normalmente a gente compensa isso acelerando ela um pouco mais no próprio punho do acelerador (depois que o motor liga) pois se deixarmos ela muito acelerada através das regulagens ou mesmo o cabo muito esticado certamente ela afogará...

Nestas suas tentativas algumas vez o motor começou a entrar em funcionamento? Ou só ficou naquele brrrrr brrrrrrrrr sem sinal nenhum?

É estranho porque você verificou a elétrica e disse que estava Ok e sem pistas ou vê-la fica difícil chegar a um diagnóstico concreto...

Quando o tanque é abastecido até a "boca" é normal que vaze um pouco de combustível e meu amigo "supitou" não existe nem no dicionário... Isso é papo de palpiteiro desocupado heheheh...

Meu repertório de dicas está se esgotando e sinceramente não sei o que te dizer mais a respeito. Te passei uma lista para que você checasse passo a passo se estava fazendo tudo certo, te disse para verificar se descia gasolina, testar a centelha e se tudo isso funciona não tem porque ela não pegar entende?

Como última tentativa desatarraxe a tampa por onde entra o cabo do acelerador no carburador e verifique se a agulha está no lugar ou se ela se soltou, verifique também (depois da agulha) se o pistonete do carburador sobe e desce livremente...

Por fim olhe em qual suco da agulha (imagem abaixo) está posicionada a trava...

PAAAAHdFBC7iO_yF0Jyekdu20jWBS1LTQ4KKLG4mUkNaIK_jrC6XfZn6v0KImgluKzCqlgrN9XnzUsMwc7HniWXMpY8Am1T1UEJIWPSTeZiHKhgLWXeKDF_dFEPX.jpg


Se estiver por exemplo no 4º ou 5º sulcos ela não funciona simplesmente porque a mistura está rica demais... Vale a tentativa... Depois me diga como foi Ok! Volto aqui mais tarde Abç
 

Sidney

New member
Ae Tem sim significado, veja abaixo


Sinônimos: supitar mais...
Significados de supitou:
5 sim, 3 não
1. Supitou

Enviado por mariana (SC) em 29-10-2008

Supitar
Vazou, escorreu, estourou, explodiu.

"A caneta supitou na bolsa da minha mãe"

"Supitei uma espinha enorme das costas do meu namorado"

"a chaleira ferveu e supitou pela tampa"

Achado no google

Sidney
 
Última edição:

tonny

New member
Carlos verifiquei os seguintes itens ...

1) CDI e Magneto estão OK ... usei um multímetro para testar
2) Tirei o escapamento para escutar se há explosão ... está OK
3) Verifiquei a agulha ... posição 3.. OK
4) Filtro de ar está ok
5) Fio do aterramento e do CDI estão ok
6) Fio do corta corrente ... desativei ele .. não funcionou ou seja está ok

O que eu fiz

Tentei liga-la com o afogador acionado ... quase pegou
Fiz o processo de quando ela fica afogada tem que drenar o combustível da cuba

Duvida
Quando você esvazia a cuba do carburador tem que apertar o injetor de gasolina ? Se sim quantas vezes ?
 

Carlos Mayer

New member
Preciso comprar uma versão do Dicionário Aurélio de bolso mais atualizada heheheh... De qualquer forma há de convir que não é uma palavra coloquial pelo menos aqui no estado do RJ onde moro a mais de 35 anos...

Sim Tonny o botão do injetor serve justamente para encher a cuba do carburador antes de colocá-la para funcionar. Isso em situações como: Ficou parada muito tempo e a mangueira está seca ou quando o carburador foi limpo e a cuba está vazia. Na verdade o ideal é mantê-la apertado até que a mangueira de combustível fique cheia ou umas 4 no máximo 5 "apertadas" hehehe

A agulha estando na posição 3 é mais tranquilizador porque é esta a posição que deve estar quando no período de amaciamento. Abç e cuidado para não apertar demais o injetor e acabar supitando o carburador (ai ai)
 

tonny

New member
É Carlos acho que o problema é na partida (minhas pernas) ... teve um momento que ela quase pegou, mas não tive força para continuar a pedalar, vou dar um tempo até minhas pernas pararem de dor e vou tentar de novo rsrsr ...
 

mir_silva

New member
Olá amigo Tony, não sei se ajuda mas vale a tentativa, tenho um kit 50cc e quando fui colocar para funcionar pela primeira vez quase morri de pedalar e o bicho não pegava, ameaçava mas não pegava, isso com o afogardor acionado, então logo assim que ela deu um sinal de pegar resolvi desacionar o afogador e bingo ela entrou em funcionamento, dei um ajuste na regulagem do cabo do acelerador e até hoje já com 300Km rodados em seu primeiro funcionamento tenho que fazer esse procedimento se não, não pega nem a pau, mas fazendo o que descrevi não tenho nenhuma dificuldade, espero ela esquentar e ai é só alegria. Tenta fazer ai quem sabe não da certo, um grande abraço.
Ps.: Até agora não precisei mecher em nada relacionado a carburador, vela(original), cdi, magneto....média de consumo, levando em conta que ainda está amaciando 45Km/L.
 

tonny

New member
Carlos descobri o problema.
Bom levei ela no mecânico aqui da minha cidade ... ele tem experiência com essas bicicletas porque ele é autorizado de uma fabrica a dar assistências aquelas motinhos para crianças que tem motor 2t.
Bom falei para ele não abrir o motor... ele olhou e viu que a parte elétrica estava mau feita por isso não tava dando faísca na vela ... ele refez as emendas e ela ta funcionado agora..
Porém agora ta fazendo um barulho de uma coisa batendo dentro do motor, como se estivesse quebrado. Falei para ele não mexer no motor porque estava na garantia.
Estou muito bravo porque só andei dois dias e depois ela não funcionou mais.

Mandei um e-mail para a bicimoto hoje e eles não me responderam ...
Vi que na garantia esta dizendo que eu tenho que pagar o frete para enviar ... eu não sei quanto vai ficar o frete mas acho que não vai compensar eu mandar para bicimoto
Eu quero fazer um acordo com vocês vou filmar a bicicleta em funcionamento ... e depois mandar o mecânico abrir o motor para ver que peça ta quebrada e a bicimoto só me manda a peça quebrada.
 

Carlos Mayer

New member
Tonny se você reler minhas postagens verá que fui enfático na questão de que você verificasse a elétrica de sua motorizada e sua resposta foi:

1) CDI e Magneto estão OK ... usei um multímetro para testar

e

5) Fio do aterramento e do CDI estão ok
6) Fio do corta corrente ... desativei ele .. não funcionou ou seja está ok

Agora você diz que levou a um mecânico e ele detectou... Um problema elétrico!

Quanto à questão do barulho que você diz que seu motor faz. Só enviando para a Bicimoto analisar de acordo com o que está claramente explicitado no termo de garantia.

Quanto à questão do frete por sua conta. Você paga o envio e a Bicimoto o retorno e isso também está claramente explicitado no termo de garantia. Via PAC a remessa do motor para a Bicimoto no Rio de Janeiro não passa de R$ 35,00 mas você pode se informar com exatidão nos Correios.

Quanto à possibilidade de um mecânico outro que não da Bicimoto abrir o motor e a Bicimoto enviar peças. Absolutamente fora de questão e a abertura do motor por terceiros implicará no cancelamento imediato de sua garantia
e isso também está claramente explicitado no termo de garantia.

Para finalizar o Fórum não trata de assuntos de natureza comercial, garantia, venda ou troca de peças e motores, não informa prazos, preços etc...

Para isso a Bicimoto dispõe de um Departamento Comercial que pode ser acessado através do email atendimento@bicimoto.com.br dos telefones informados no site www.bicimoto.com.br ou mesmo do Fale Conosco também através do site.

Forte abraço


 

tonny

New member
Sim testei a parte elétrica e o CDI e a Bobina está funcionando ... eu me refiro as conexões do fio entre um e outro que estavam mau feitas.
Eu postei aqui porque já mandei 2 e-mails para o atendimento e até agora ninguém me respondeu... quando é para compra vocês responde na hora

Falei com minha advogada e ela disse que os custos de envios e por conta de vocês enquanto estiver no prazo da garantia, com base no código de defesa do consumidor
Eu só andei dois dias como você pode ver nesse link http://app.tntbrasil.com.br/Localiz...do_localizacao.asp?cnpj=30807994880&nota=1501 eu recebi ela dia 05/04 eu criei esse post dia 06/04 alegando problemas.
 

tonny

New member
Carlos acabou a novela ...
Bom resolvi por minha conta mandar o mecânico mexer no motor e perder a garantia, não tava afim de ficar brigando.
Quando ele abriu o motor tinha um rolamento estourado por falta de lubrificação, só que eu disse a ele que fiz como tava no manual e usei esse oleo
pdt46_1.jpg
Usei uma seringa para medir coloquei 126ml em dois litros de gasolina em uma garrafa pet e balancei, como tava no manual.
Como a parte elétrica não tava funcionando direito por causa das emendas, eu não consegui funcionar ela por isso não estragou as outras peças
Gastei R$ 120,00 para arrumar ...
Ai eu queria saber se esse óleo é o correto? Porque ele disse que esse óleo vermelho é o pior que tem
Qual óleo é o correto?
 
Top