Minha 50cc 4T T-Belt

Carlos Mayer

New member
Esta bicicleta foi montada a umas 2 ou 3 semanas... Ontem acabei de acertar os últimos detalhes... O motor em questão se trata de um 50cc 4T T-Belt Huasheng Tai Shang de 5ª geração (esta é uma unidade que está em testes e ainda não se encontra a venda). Em breve posto os resultados das primeiras impressões, consumo, velocidade, capacidade de vencer aclives etc.

Motor ainda na bancada (medidas, peso etc.)

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQoN4NgXK4kF03IgRymp30cra6LMUrOULpnFaP5jVkGf-o9AqqasEgtgmMeEs4KEwAAm1T1UDOlbc9v9C2CA5fYlnFeQMy2v4g5.jpg

Lado a lado com um equipado com clutch box

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvS2jypgQqx1FGiZUq_VmXF0vKfRapHi1n8fAkhU_L6satq4Eb5VOqvwyvza3HCA1ucAm1T1UI33xf8VG35iUNOeLuyH6FotqL1e.jpg

Sistema de polia no detalhe

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvS8xdx2SppQX1pUsULugAje09APU0htqRTRl8tSNWhvLWeIZ1kuAO6H0Mco3sEIzU8Am1T1UP8jINIjrZWH-JitSqkP6_-_ABQX.jpg

Instalado no quadro sem a tampa de proteção (ajustes na tensão da correia)

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRQvCuGvBKtrYOFWtv4pPGPRbyWYhEYD8Fe5ubQO2K7adcEXsmB0h9Gj27davd1iQAAm1T1UHDpYI-8H-HfR48fE9MkEh0BtOkI.jpg

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Na bike completamente ajustado e totalmente funcional...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQwlF49S4IyrsocmdzLefX6O8ZYRisri95AmPsV_oypQV63dQs9eMOAEjD85_v1888Am1T1UMgYG4EKDfVx_lUP6b0W9a26vVl0.jpg

Vista de frente

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvTEqm2JIuV7DD5IU_1KvqJAHP98WoI3hi62YIv2UbuPMfczg-SbmolVcW6YMHwytjIAm1T1UMAhsU7GwfarZyOpi_9Pd82CZl07.jpg

Depois de uma bela lavada...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvSSyjg03IZzpEiXdF9Jb5CzJxIzreMHe-1zaKYVB88etNE6WvZkzDtle1k5RKnOi9cAm1T1UEGFkMyLh6V6zAV9-2eGxWvcRJCi.jpg

Painel marcando 10,6 Km no parcial e 56 no total...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQoFNe83tzY74CzeamImRfDqISy-dXHDsqW083U4avP6rH9mfnRfi0kK77-EBZPQF0Am1T1UCXroQiVdBrxVhP4CoqXaNYDpRvV.jpg

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Iluminação... Um a pilha de Leds e o outro halógeno...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvSmk0BHj2RiALgtR5aRngIjjKu52Msh98AiKaUOJbGDQc8DhU3clcl3ypouE9Ms9-YAm1T1UElkZ6p4jnk8twMToB1KFtA_96rQ.jpg

Suspensão Zoom "gorda" instalada 1/2 hora antes das fotos...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRpOtsWYXUtAWKJ3JEjn3Gpd00gVbTJhiivhnaRB_0g_Oht1_I5dW7G7KBkihwJonkAm1T1UJIMPhQ8SVTMW9dTxRfWQKqvA6t4.jpg

Freio a disco WinZip de 180mm e blocagem Quando...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvTL3f6rWBCihhtMY9wsvK2T395KeYxfdk0VXI0wQuNk_YU_aJhlTyqSnmOeUNW42qYAm1T1UNZZDEkC_QFVZ-UNuRL1prJODZse.jpg

Corrente e esticador no que considero "padrão"...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvS03zeKVqToCC0fyHDM_GkuXnZC6nfra2-n04iVvNkmtWItXr1NgMGJcMbsll-hhQgAm1T1UAV_2fMP3ZVOAhlp5RoQr8wNSx0B.jpg

CONTINUA...

tioruja

Member
Olá Carlos,

Não resistiu heim..... (tu sabes do que estou falando...hehehehe)

Ficou show a tua 50cc 4T T-belt, impecável como sempre, nota 10, meus parabéns.

Já dá para notar que o conjunto ficou mais estreito, eliminando aquele incomodo da perna esquerda ficar roçando na clutch box.

Também não vai precisar ficar trocando a graxa.

A campânula é diferente, parece ser mais resistente e aliviada pelos furos.

Uma pergunta importante dos usuários 4T,

Será que vai ser comercializado só o conjunto T-belt, para atualização das gerações anteriores?

Tem alguma estimativa, de quando será comercializado este motor de 5º geração ?

Forte abraço, amigo.

Carlos Mayer

New member
Olá, Tioruja

Depois que a gente monta um monte (literalmente) de motorizadas passa a ficar um pouco mais exigente e perfeccionista não é?

Pude publicar as imagens desta unidade de T-Belt pois finalmente a compra (e comercialização) destas unidades foi oficialmente confirmada pelo fabricante e pela Bicimoto. A questão do prazo é mais difícil pois sabemos o longo caminho entre a fábrica dos motores e o Rio de Janeiro. Estamos falando de meses e não de semanas, fora a questão de desembaraço alfandegário. Mas o que importa é que estão a caminho e tão logo cheguem serão colocados a venda no site da Bicimoto.

Por hora não sei lhe responder sobre a possibilidade de um upgrade nos motores de 4ª geração uma vez que não fiz nenhum teste de compatibilidade entre o T-Belt e a Clutch Box no que toca instalar uma T-Belt em um motor de 4ª geração ou uma Clutch box num motor de 5ª geração. Pretendo na medida do possível fazer o teste e posto os resultados.

Pontos positivos do novo kit... Menor peso, praticamente ausência de rotinas de manutenção na transmissão primária, menor vibração, rotações mais baixas em ordem de marcha em função do "alongamento" da transmissão primária, pequena perda na capacidade de vencer aclives e arrancadas e muita, mas muita suavidade de funcionamento. O consumo ,melhorou mesmo em período de amaciamento já que com apenas 50 e poucos Km já consegui médias entre 65 e 70 Km/l sem fazer muita força. Aliviando o punho direito passa fácil dos 80 Km/l. De resto o mesmo motor e confiabilidade de antes.

Estou planejando fazer um vídeo dela em ação neste final de semana. Por enquanto apenas um estático com o motor funcionando que posto no YouTube hoje ainda e libero o link aqui. Forte abraço

Passaro de fogo

New member
Meus parabéns Carlos, como sempre muito caprichoso!
Sua 4t é linda Amigo! Mais para falar a verdade, eu gostei mesmo, foi de sua camisa estampada com vários furos! rsrsrsrrs
Brincadeira Amigo!
Um grande abraço.

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Pois é meu amigo Nupinho... Depois de muitas broncas por viver encardindo e sujando minhas roupas fui obrigado a separar alguns trapos para trabalhar em mecânica... Se andar na rua como faço mecânica em casa acabo ganhando umas esmolas heheheheh... Forte abraço e apareça com mais frequência Ok... Estava sentindo sua falta e falta de novidades sobre a Pássaro de Fogo...

Carlos Mayer

New member
Domingo chuvoso...

Melhor arrumar alguma coisa pra passar o tempo... Andei olhando esta semana algumas T-Belt americanas e percebi que a proteção do modelo que eles usam lá era aberta deixando a polia de alumínio polido a mostra... Como não tenho uma serra copo tão grande o jeito foi improvisar...

Um furo no centro da proteção com uma furadeira e um espeto de churrasco dobrado com uma das pontas afiadas no esmeril

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvT6UuXPLeufXB7cS46Z2_yGKRkPdkNZR2bc2TOUm3qKEJ7273AaJbLiuE9z1Pr6lKsAm1T1UEc-xU98_np_a_UYj7LjrTKJhlg7.jpg

Bastou começar a fazer círculos para marcar o plástico (por dentro caso estivesse errado poderia consertar)...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRgiX4kBwKO8ac8U3OhBwcmveYueoeB6S_z3SHVELANEBkcExbpXqbEBeS0qzLQ_NwAm1T1UB1y7qskYfYjsuIRJF-ejJVCinjD.jpg

Depois de uns 25 minutos dando voltas com este arremedo de ferramenta...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQn7E17i99jSSVsZgRZ3ifdrTcYzaa5ii8FqcLSTPDDLKX_Ae2ORl8v6cYfZupO4C0Am1T1UE2Y02n6bvpoMjhnYBvtlv8RTztz.jpg

Uma boa lixada no plástico para tirar as rebarbas e instalar de volta no lugar...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvROkSjwJtJpUfi2k-WacKm5t-ZTukg7CSchCCDJvEemB9-79QafF9kXzP4v7JdeU58Am1T1UHBvxFMfAKeZqpdOLzDbOrXp3Irm.jpg

A posição ligeiramente fora de centro não se deve a erro na furação mas ao fato de que a polia é regulável e como a correia está nova (Zero Km praticamente) fica um pouco mais para a esquerda... Mas querem saber gostei do resultado final...

Forte abraço a todos!!

tioruja

Member
Olá Carlos,

Ficou muito melhor o visual do T-Belt, aquela tampa fechada realmente dava uma impressão esquisita , hehehehe

Gostei muito da alteração , ficou show !!!!!

Forte abraço.

Carlos Mayer

New member
Hoje resolvi tirar o mofo da bicicleta... depois de 3 ou 4 dias chuvosos pude finalmente tirá-la de casa para uma volta...

Primeira parada Praia de Itacoatiara...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvR-c666CxX0TfdOMZp2Wgr4jw7RaWx6ba98mmIRSjPbcPar5iJr9Ih_FE163Jqdu3IAm1T1ULGCRw7Mui1bVcgN-4Xo_Pj_hJnB.jpg

Outra ao lado da 4 tempos de meu amigo Marcio...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvShw5DwZABjXK6UciJ93RUkqxOzt5RIw6qc-sJptJw-LJ_WpKq0X1K4_wc6gpYd_ggAm1T1UFlFQ4iRVQES1eSpKCytXB8ebQbc.jpg

As duas com as carenagens pintadas de preto...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvSAK1llk1Cz6Nk_N4q0TTuSL9_QtY_KPC68fb6Q4nuzJxfdwb-0Up358EJHK0U43uMAm1T1UHTo3jJH880uQV_HupvVOhVv9x2j.jpg

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Segunda parada Praia de Itaipu...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvSx6tx53iBb2Cl-cRiUUkjCixqAJD2-mQPhhDI2YO0qfsm9epKtJOcNvTGcxTDwOIUAm1T1UN0JueyRIGytETW_jzB_44XJEJfu.jpg

De volta para casa uma pausa de uns 30 minutos para esfriar o motor. Uma lavagem e lubrificação completa para ficar pronta para a próxima saída...

Duração do passeio 2h14m

Quilometragem total 54 Km

Velocidade média 32 Km/h

Máxima 52 Km/h (a T-Belt ainda está com 90 Km e não amaciada)

Forte abraço e até a próxima