Meu Presente de Natal

Pessoal,

Depois de pesquisar muito, juntei uma grana para comprar uma bike elétrica. Passei uns dois meses procurando o modelo mais adequado às minhas necessidades até que finalmente encontrei uma certa bike que custava + ou - 2500R$. Feliz da vida fui pedir para usar o crédito da minha mãe, pois não estou usando cartão de crédito no momento. Bem, ela quis me ajudar e falou que ia me dar a metade da grana como presente de natal e aniversário (dia 7/01). Coisa Boa! Eu imprimi o boleto e ia levar no banco quando tive uma surpresa. Ela chegou em casa com essa bike aqui:

View attachment 962

Acontece que o noivo da minha tia, tinha essa bike parada e numa conversa resolveu que iria vender pra minha mãe por 1300 R$ ( a grana que ela ia me arrumar..). Como toda boa mulher que faz compras, ela (nem ele) sabem a potência do motor, autonomia e etc etc....aliás, ele sabe que a bike pesa 25kg.

Confesso que fiquei arrasado por que tinha pesquisado muito, mas presente da mamãe é presente né...então fui dar uma olhada na garota.
Ela veio completa. O banco é de silicone, odômetro e velocimetro Cateye Velo 5, e no geral em bom estado.

No detalhe o botão de liga/deslisga e o medidor da bateria que são essas 5 bolinhas. à esquerda o alternador de velocidade com 3 velocidades.

View attachment 963

Achei legal essa proteção do motor e componentes. A bicicleta deve ter caído no chão ao menos uma vez, não pude deixar de observar os arranhões também no passador de marchas da shimano.

View attachment 964


View attachment 965


Por ultimo o suporte da bateria que pode ser retirada para carregar.

View attachment 966

Nas ruas, ela se comportou razoavelmente bem. Ela ficou estável mesmo com terreno acidentado, mas a bateria ficava dando uns baques surdos como se estivesse solta. A potência dela não me agradou. Na velocidade 3 chega aos 25 km/h, como imaginava ela corta o motor e religa quando chega nos 24/23 km/h. Acontece que numa subida, às vezes ela corta nos 25, e só volta a ligar nos 15, 18..., só que aí ela não tem mais força para subir até os 25 km/h de novo. é meio frustrante.

Consegui rodar 18 km com ela, até que bateria esgotou completamente. Esses 18 km eu abusei do motor sem dó, com subidas e descidas e pedalando o mínimo possível.

Eu até gostei da bike. Mas o maior problema foi realmente o limite nos 25 km/h e a fraqueza do motor em alguns pontos. Não sei se as baterias que estão cansadas mesmo ou se o motor que é fraco, mas fiquei com a impressão de ser um daqueles de 250w. Fui para o trabalho com ela semana passada e com o notebook nas costas ela não passava dos 18 km/h nas subidas mais longas.

Fiquem à vontade para dar uma olhada. Eu vou abrir a "caixa" que guarda as baterias para ver se acho alguma especificação. Se alguém souber quem é o fabricante dela também...
 
Seguem as outras imagens...

20121226_121256.jpg



20121226_121331.jpg
 
Última edição:
pelo que eu vi, seu motor fica na coroa do pedal. nao tem como vc pegar mais velocidade trocando de marcha nao? eu ja vi uma bike assim e achei muito loca pq podia usar as marchas para aumentar a velocidade, só que tem que saber passar pra nao perder potencia( que nem carro). Sua bike é muito loca, achei ela muito legal. Vc disse que ela compro pra vc. Mas vc nao gastou seu dinheiro né, pois vc pode trocar as baterias por melhores caso essas ja estejam velhas. e deixar sua bike como novo. Com o dindin que vc tem vc pode dar uma melhorada nela, caso vc nao goste de algo.
 
Carlos,

Eu consegui o manual e nele diz Nickel Hydrogen/Ly. Isso é ion de lítio correto?

Abri a proteção da bateria pra ver se achava alguma coisa interessante...acabei só tirando umas fotos. Você acha que dá pra colocar baterias da bicimoto? Vale a pena?

20130109_215240.jpg

20130109_215246.jpg


Por acaso encontrei a marca e modelo de bike. Se trata de uma Tonaro BigHit! Um fulano nesse review: http://evlab.co.nz/2011/tonaro-big-hit-review-and-upgrade/

diz que a bike dele chega a 32km/h tirando um "bloqueador na bateria". Seria essa peça aqui? Detalhe também na foto para a proteção ali na solta...

20130109_215444.jpg



Eduardo,

Eu comecei a gostar mais dela quando comecei a andar mesmo. O esquema de limitar nos 25 km/h quebra as perna, e como ela já ta com tudo, eu toparia gastar alguma coisa pra contornar essa situação...
Quanto às marchas, não consegui identificar na mecânica nada que indicasse. Vou prestar mais atenção na direção dela por que eu ando passando muito de marcha e talvez role mais nem estou prestando atenção.
Mas valeu ai o comentário! Se puder me indicar algum upgrade eu vou ficar muito contente!


No mais, além de oléo na corrente e calibragem dos pneus, o que mais eu tenho que me preucupar?
 
Top