Melhorando a refrigeração a baixo custo

Carlos Mayer

New member
A posição do cilindro atrás do cano inferior do quadro da bicicleta não favorece muito a refrigeração já que o fluxo de ar não é diretamente direcionado para as aletas do cilindro e do cabeçote. Então existe um problema na refrigeração? Não, mas ela sem dúvidas pode ser melhorada com baixo custo...

Vejam esta idéia...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vjy1UXiv-UqdG1wlWJ2OFnXV20TzCpB-zO4j9Wew4f5HfXFsea2h1nuOPnqJCC4CpWmBdZ4szNtdLWfZ-k-tXkAJtU9VCzBmUglwGNYJbQ2E4sqodIM2W1UA.jpg

Pelo outro lado...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sAt-xSIGVf0YtTLX9pnKH_ArLUWkKv5VqLxtmK-yNu81SbrLA8euo73ohjJyAgjd0ihuvd8WIA3XXNcQTwCL7CAJtU9VBCkq4nGwA1LkUMdEeCyrGeNKW9QQ.jpg

Uma chapa metálica cortada e dobrada nas laterais. Um furo para a vela de ignição. Dois pequenos furos nas aletas do cabeçote, dois parafusos e BINGO... Este sistema acreditem já foi usado em máquinas de 2T de 500 e 750cc da Suzuki... Era o sistema "RAM"...

Além do melhor direcionamento do ar o acabamento fica bastante interessante...

Mais uma...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tJ4zTngKJFusxMWV-O7-CLcLiipdI3nbfSqZntay1o92CUX8lLE2igVOZ1L6Py4a9ldlw53Elui4GY2jM_qPfQAJtU9VBiSBnqdaZ42fLZNnUVxk0lzkHZzA.jpg

Vou comprar minha chapa amanhã heheheh

Forte abraço a todos e espero que gostem da idéia...

Carlos Mayer

New member
Com um pedaço de papelão tirei o molde do cabeçote de meu 50cc 2T... Amanhã vou ver se encontro uma chapa de zinco ou alumínio para partir para ação... Vamos ver que que vai dar...

Carlos Mayer

New member
Tem sim... Coisa pequena nas aletas de fora... Nesta repare são dois furos (um de cada lado) na minha pretendo fazer 4 para que não ocorra vibração e nem barulho em altas velocidades... No meu caso 4 furos bem finos e parafusos auto atarraxantes de inos serão a pedida... Vou fotografar todas as etapas ;)

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Desculpe-me o mestre Carlos Mayer mas esse tipo de trocador de calor só favorece o motor quando está em movimento. Se estiver parado, a troca de calor com o ambiente será menor. As aletas superiores perderão a eficiência e pode ocorrer um aquecimento anormal. Mesmo em movimento, será mais eficiente se for afunilado nas laterais tambem, entrada maior que a saída.
Na minha humilde ignorância, é preferível parafusar mais aletas e não uma capa.
Bem, tá aí a minha opinião. Boas aulas de termodinâmica. :cool:

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Nelson

Agradeço o "mestre" mas acredite dispenso tal tratamento.

A postagem foi retirada de um site americano especializado em bicicletas motorizadas. Este site fez um teste com um termômetro infravermelho com e sem o que você chama de "trocador de calor" e o resultado foi:

Motor 80cc 2T - Sem o acessório 86ºC com o acessório 81ºC ou uma diferença para menos de 5ºC.

Um dos membros aqui do Fórum instalou um semelhante e notou que o motor trabalhava realmente mais frio. Este sistema aliás não é novidade nenhuma pois já na década de 70 era instalado nas motos 2T da Suzuki com o pomposo nome de Ram Air Sytem.

http://motopreserve.com/wp-content/uploads/2013/01/Suzuki-GT259-Ram-Air.jpg

Quanto ao "acessório" funcionar apenas com a bicicleta em funcionamento, chega a ser óbvio, já que o motor é refrigerado a ar. O próprio fabricante (e o manual) recomendam que o motor não funcione por muito tempo com a bicicleta motorizada parada sob o risco de super aquecimento.

Não cheguei a instalar um destes em minha 2 tempos pois logo em seguida (a postagem) montei uma 4 tempos T-Belt e esta tem refrigeração forçada por ventoinha e é ela que uso até hoje.

Finalizo dizendo que não apenas dispenso o tratamento de "mestre" como a ironia desnecessária no final de sua postagem.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Carlos,
Infelizmente, lendo novamente o comentário, ficou parecendo uma ironia mas não era o que quis dizer ou pensar. Era só sobre os bons tempos de estudante. Só isso. Peço desculpas pelo modo errado que postei.
Espero que volte a nos ajudar com as motorizadas. Tenho muitas dúvidas que gostaria tirar com vc.