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"Manual" para o motor 2 tempos que não liga
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<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 1900" data-attributes="member: 16"><p>O título do tópico é uma brincadeira... Mas a intenção é mesmo chamar a atenção para um problema que vejo com relativa frequência aqui no Fórum (basta dar uma olhada nas postagens de motores de 2 tempos).</p><p></p><p>Algumas considerações antes das "dicas"...</p><p></p><p>A mecânica 2 tempos é extremamente simples, em especial nestes motores pois sua finalidade é motorizar bicicletas e imagina-se que ajustes, consertos e manutenção básica serão feitas pelo proprietário.</p><p></p><p>É fácil entender o desespero quando depois de pedalar, pedalar o motor não liga e muitas vezes graças ao nervosismo e a irritação do momento que coisas óbvias sejam esquecidas...</p><p></p><p><strong>A primeira</strong> (acreditem)... Tem gasolina no tanque e a torneira do tanque está aberta? Já vi acontecer... Um amigo com uma 2 tempos suado depois de pedalar por uns 15 minutos tentando ligar a motorizada (em vão) me liga pedindo ajuda... Fui ao encontro dele e quando olho a mangueira de combustível estava completamente vazia. Abri o tanque e ele também estava completamente vazio... Abastecemos no 1º posto e o motor ligou na segunda tentativa...</p><p></p><p><strong>A segunda</strong>... Cachimbo frouxo ou simplesmente desconectado...</p><p></p><p><strong>A terceira</strong>... Fios do magneto ou CDI desligados ou mesmo entrando em curto após roçar no quadro (o isolante se desgasta e o fio fecha curto).</p><p></p><p><strong>A quarta</strong>... Lavagem inadequada da motorizada. Como diz o manual NÃO ANDAR NA CHUVA, NÃO LAVAR COM MANGUEIRA... Água pode entrar pela tampa lateral esquerda vindo a molhar o magneto. Quando a motorizada for colocada em funcionamento e o magneto gerar energia... Curto circuito...</p><p></p><p><strong>A quinta</strong>... Corta corrente (kill switch ou botão do pânico) molhado... Não adianta pedalar do Rio a São Paulo pois o motor não ligará...</p><p></p><p><strong>A sexta</strong>... A embreagem está tão baixa (desregulada) que deixa a roda traseira girar livre. Sem tranco o motor não liga...</p><p></p><p><strong>A sétima</strong>... O motor pode estar afogado pois no desespero de ligá-lo você acelerou mais do que devia... Espere por uns 5 minutos, acione o afogador e tente novamente sem acelerar...</p><p></p><p><strong>A oitava</strong>... A vela está tão carbonizada ou babada que a centelha é insuficiente para colocar o motor em funcionamento... Retire-a, limpe o excesso de óleo, dê uma lixada no eletrodo recoloque a vela de volta no motor, reconecte o cachimbo e tente novamente...</p><p></p><p><strong>A nona</strong>... A motorizada não liga em rua de terra ou areia... Sim o pneu traseiro precisa de atrito para girar o motor, se ele derrapa no piso o motor não gira e consequentemente não liga... Tente em algum lugar asfaltado ou de cimento (principalmente com as 80cc 2T)...</p><p></p><p><strong>A décima</strong>... Não consegue ligar o motor simplesmente por falta de prática... A solução? Treino heheheh</p><p></p><p>Como foi dito antes a mecânica 2T é realmente simples, até para aqueles sem muita noção na área. O motor 2 tempos destas motorizadas precisa basicamente de combustível, centelha na vela e um "tranco" para entrar em funcionamento. Então se o motor não ligar entre a primeira e no máximo terceira tentativa é hora de parar e pensar nas situações que coloquei acima...</p><p></p><p>Vou aprofundar este tópico no sentido de tentar contemplar tudo que possa impedir o motor de entrar em funcionamento... Que sirva de "Manual" para os momentos de desespero... Forte abraço a todos</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 1900, member: 16"] O título do tópico é uma brincadeira... Mas a intenção é mesmo chamar a atenção para um problema que vejo com relativa frequência aqui no Fórum (basta dar uma olhada nas postagens de motores de 2 tempos). Algumas considerações antes das "dicas"... A mecânica 2 tempos é extremamente simples, em especial nestes motores pois sua finalidade é motorizar bicicletas e imagina-se que ajustes, consertos e manutenção básica serão feitas pelo proprietário. É fácil entender o desespero quando depois de pedalar, pedalar o motor não liga e muitas vezes graças ao nervosismo e a irritação do momento que coisas óbvias sejam esquecidas... [B]A primeira[/B] (acreditem)... Tem gasolina no tanque e a torneira do tanque está aberta? Já vi acontecer... Um amigo com uma 2 tempos suado depois de pedalar por uns 15 minutos tentando ligar a motorizada (em vão) me liga pedindo ajuda... Fui ao encontro dele e quando olho a mangueira de combustível estava completamente vazia. Abri o tanque e ele também estava completamente vazio... Abastecemos no 1º posto e o motor ligou na segunda tentativa... [B]A segunda[/B]... Cachimbo frouxo ou simplesmente desconectado... [B]A terceira[/B]... Fios do magneto ou CDI desligados ou mesmo entrando em curto após roçar no quadro (o isolante se desgasta e o fio fecha curto). [B]A quarta[/B]... Lavagem inadequada da motorizada. Como diz o manual NÃO ANDAR NA CHUVA, NÃO LAVAR COM MANGUEIRA... Água pode entrar pela tampa lateral esquerda vindo a molhar o magneto. Quando a motorizada for colocada em funcionamento e o magneto gerar energia... Curto circuito... [B]A quinta[/B]... Corta corrente (kill switch ou botão do pânico) molhado... Não adianta pedalar do Rio a São Paulo pois o motor não ligará... [B]A sexta[/B]... A embreagem está tão baixa (desregulada) que deixa a roda traseira girar livre. Sem tranco o motor não liga... [B]A sétima[/B]... O motor pode estar afogado pois no desespero de ligá-lo você acelerou mais do que devia... Espere por uns 5 minutos, acione o afogador e tente novamente sem acelerar... [B]A oitava[/B]... A vela está tão carbonizada ou babada que a centelha é insuficiente para colocar o motor em funcionamento... Retire-a, limpe o excesso de óleo, dê uma lixada no eletrodo recoloque a vela de volta no motor, reconecte o cachimbo e tente novamente... [B]A nona[/B]... A motorizada não liga em rua de terra ou areia... Sim o pneu traseiro precisa de atrito para girar o motor, se ele derrapa no piso o motor não gira e consequentemente não liga... Tente em algum lugar asfaltado ou de cimento (principalmente com as 80cc 2T)... [B]A décima[/B]... Não consegue ligar o motor simplesmente por falta de prática... A solução? Treino heheheh Como foi dito antes a mecânica 2T é realmente simples, até para aqueles sem muita noção na área. O motor 2 tempos destas motorizadas precisa basicamente de combustível, centelha na vela e um "tranco" para entrar em funcionamento. Então se o motor não ligar entre a primeira e no máximo terceira tentativa é hora de parar e pensar nas situações que coloquei acima... Vou aprofundar este tópico no sentido de tentar contemplar tudo que possa impedir o motor de entrar em funcionamento... Que sirva de "Manual" para os momentos de desespero... Forte abraço a todos [/QUOTE]
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