Início
Fóruns
Novos posts
Pesquisar fóruns
Novidades
Novas postagens
Novas postagens de perfil
Última atividade
Membros
Visitantes atuais
Novas postagens de perfil
Pesquisar postagens de perfil
Entrar
Cadastrar
Novidades
Pesquisar
Pesquisar
Procurar apenas por títulos
Por:
Novos posts
Pesquisar fóruns
Menu
Entrar
Cadastrar
Install the app
Install
Início
Fóruns
Bicicletas Motorizadas e suas generalidades
Bicicletas Motorizadas leis, legislação e emissões
Legalização de bicicletas motorizadas
JavaScript is disabled. For a better experience, please enable JavaScript in your browser before proceeding.
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an
alternative browser
.
Responder ao tópico
Mensagem
<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 1244" data-attributes="member: 16"><p>Troquei o título de seu Tópico Robinson... "Urgente" não significa nada num Fórum e dificilmente você obteria resposta a um Tópico com este título. Mas vamos ao que interessa... Retirei esta postagem que publiquei em nosso Blog em 11 de agosto de 2011. Espero que sirva de ponto de partida...</p><p></p><p>"<span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Para começarmos a debater este assunto precisamos antes de qualquer coisa definir ciclomotor, bicicleta, </span></span><strong>bicicleta motorizada</strong><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">, motocicleta, motoneta e veículo automotor</span></span><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Ciclomotor: veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas / 50 cc) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora;</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Bicicleta: veículo de pelo menos duas rodas movido a propulsão humana;</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"><strong>Bicicleta motorizada</strong>: veículo de pelo menos duas rodas movido à propulsão humana e/ou motor a combustão de 2 ou 4 tempos, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora;</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Motocicleta: veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido por condutor em posição montada;</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Motoneta: veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada;</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Veículo automotor: todo veículo a motor de propulsão que circule por seus próprios meios, e que serve normalmente para o transporte viário de pessoas e coisas, ou para a tração viária de veículos utilizados para o transporte de pessoas e coisas. O termo também compreende os veículos conectados a uma linha elétrica e que não circulam sobre trilhos (ônibus elétrico);</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Logo conclui-se que a <strong>bicicleta elétrica</strong> não se trata de um ciclomotor, já que não é impulsionado por um motor de combustão interna, mas sim elétrico, no que se difere não só da própria característica, mas também em questões relevantes para o devido enquadramento, como a cilindrada, motores com mistura de ar e combustível direcionada a um motor de explosão e Watts, unidade de potência aplicável neste caso, tão e somente a motores elétricos.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Se por outro lado, definirmos as <strong>bicicletas elétricas</strong> como veículos automotores, estas obrigatoriamente deverão ser registrados perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal e ainda, licenciado nas mesmas entidades para que possa transitar em vias públicas.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Sabe-se que um veículo para ser registrado, necessariamente tem que ter sua condição regularizada perante o órgão executivo de trânsito da União,<strong> DENATRAN</strong>.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Os demais tipos de veículos acima descritos são claros quanto ao seu ordenamento, possibilitando concluir que a bicicleta elétrica, não se assemelha a nenhum outro definido no <strong>Código de Trânsito Brasileiro</strong> (<strong>CTB</strong>), elencados objetivamente nos artigos 120, 130, 140, 141 e 155, que tratam de distinguir os veículos automotores e elétricos, demonstrando suas diferenças e, por conseguinte, suas classificações perante o ordenamento jurídico.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">É conclusiva a definição de que não há no ordenamento jurídico nacional referente ao trânsito, e a classificação das <strong>bicicletas elétricas</strong>, floresce então uma nova categoria que até o presente momento não foi contemplada pelo <strong>CTB</strong>.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Os artigos 120 e 130 do Código de Trânsito Brasileiro, que tratam justamente do registro e do licenciamento dos veículos perante aos órgãos executivos de trânsito competentes e define a necessidade de que estes veículos, <strong>bicicletas elétricas</strong> no caso, devam ser registrados por serem veículos possuidores de motor elétrico, são esclarecedores quanto a exigência e qualquer procedimento contrário, estaria frontalmente atingindo a segurança jurídica que ordena o trânsito brasileiro.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Logo, como podemos exigir a utilização de equipamentos obrigatórios como espelhos retrovisores, lanterna de cor vermelha na traseira, farol na dianteira, velocímetro, dispositivos de de ruído do motor e sistemas anti-poluição?</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Poderiam estas <strong>bicicletas elétricas</strong> transitar pelas <strong>ciclovias</strong>?</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Ou deveriam transitar junto aos carros quando sua velocidade máxima dificilmente ultrapassa os 40Km/h?</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Como podemos exigir aos condutores destas <strong>bicicletas elétricas</strong> que utilizem capacete dentro das suas determinações, roupas de proteção ou ainda mais importante, Carteira Nacional de Habilitação?</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Em qual categoria tal veículo seriam enquadradas as <strong>bicicletas elétricas</strong>?</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Categoria A, B, C ou D?</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Seria exigida a autorização específica para ciclomotor?</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Mas então a <strong>bicicleta elétrica </strong>é um ciclomotor?</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">A resposta é não, justamente pelas definições descritas anteriormente, um ciclomotor, mais detalhadamente, é um veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinqüenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas / 50 cc) e a<strong>bicicleta elétrica</strong>, como se sabe, não possui tal motorização.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Definirmos tal veículo como ciclomotor, ensejaria uma série de exigências de uma situação que nem mesmo encontra-se discutida no órgão máximo de trânsito federal, o que nos parece de certa forma, uma precipitação."</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">Acredito que serve como um começo para o debate. Como te disse anteriormente nem as bicicletas elétricas nem as motorizadas são contempladas em nosso <strong>CNT - Código Nacional de Trânsito</strong> e a questão é que não podem ser enquadradas tampouco na categoria ciclomotores já que apesar da motorização não dispõe de número de motor (os 2 tempos) e nem de chassi. Logo não seria possível cadastrá-las no<strong> CNV - Cadastro Nacional de Veículos</strong>.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'">No mais sugiro uma boa pesquisada no Google onde certamente você verá como alguns Municípios estão reagindo à presença de elétricas e motorizadas. Abç</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Georgia'"></span></span></p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 1244, member: 16"] Troquei o título de seu Tópico Robinson... "Urgente" não significa nada num Fórum e dificilmente você obteria resposta a um Tópico com este título. Mas vamos ao que interessa... Retirei esta postagem que publiquei em nosso Blog em 11 de agosto de 2011. Espero que sirva de ponto de partida... "[COLOR=#000000][FONT=Georgia]Para começarmos a debater este assunto precisamos antes de qualquer coisa definir ciclomotor, bicicleta, [/FONT][/COLOR][B]bicicleta motorizada[/B][COLOR=#000000][FONT=Georgia], motocicleta, motoneta e veículo automotor[/FONT][/COLOR][COLOR=#000000][FONT=Georgia]Ciclomotor: veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas / 50 cc) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora; [/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Georgia]Bicicleta: veículo de pelo menos duas rodas movido a propulsão humana; [/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Georgia][B]Bicicleta motorizada[/B]: veículo de pelo menos duas rodas movido à propulsão humana e/ou motor a combustão de 2 ou 4 tempos, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora; [/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Georgia]Motocicleta: veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido por condutor em posição montada; [/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Georgia]Motoneta: veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada; [/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Georgia]Veículo automotor: todo veículo a motor de propulsão que circule por seus próprios meios, e que serve normalmente para o transporte viário de pessoas e coisas, ou para a tração viária de veículos utilizados para o transporte de pessoas e coisas. O termo também compreende os veículos conectados a uma linha elétrica e que não circulam sobre trilhos (ônibus elétrico); Logo conclui-se que a [B]bicicleta elétrica[/B] não se trata de um ciclomotor, já que não é impulsionado por um motor de combustão interna, mas sim elétrico, no que se difere não só da própria característica, mas também em questões relevantes para o devido enquadramento, como a cilindrada, motores com mistura de ar e combustível direcionada a um motor de explosão e Watts, unidade de potência aplicável neste caso, tão e somente a motores elétricos. Se por outro lado, definirmos as [B]bicicletas elétricas[/B] como veículos automotores, estas obrigatoriamente deverão ser registrados perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal e ainda, licenciado nas mesmas entidades para que possa transitar em vias públicas. Sabe-se que um veículo para ser registrado, necessariamente tem que ter sua condição regularizada perante o órgão executivo de trânsito da União,[B] DENATRAN[/B]. Os demais tipos de veículos acima descritos são claros quanto ao seu ordenamento, possibilitando concluir que a bicicleta elétrica, não se assemelha a nenhum outro definido no [B]Código de Trânsito Brasileiro[/B] ([B]CTB[/B]), elencados objetivamente nos artigos 120, 130, 140, 141 e 155, que tratam de distinguir os veículos automotores e elétricos, demonstrando suas diferenças e, por conseguinte, suas classificações perante o ordenamento jurídico. É conclusiva a definição de que não há no ordenamento jurídico nacional referente ao trânsito, e a classificação das [B]bicicletas elétricas[/B], floresce então uma nova categoria que até o presente momento não foi contemplada pelo [B]CTB[/B]. Os artigos 120 e 130 do Código de Trânsito Brasileiro, que tratam justamente do registro e do licenciamento dos veículos perante aos órgãos executivos de trânsito competentes e define a necessidade de que estes veículos, [B]bicicletas elétricas[/B] no caso, devam ser registrados por serem veículos possuidores de motor elétrico, são esclarecedores quanto a exigência e qualquer procedimento contrário, estaria frontalmente atingindo a segurança jurídica que ordena o trânsito brasileiro. Logo, como podemos exigir a utilização de equipamentos obrigatórios como espelhos retrovisores, lanterna de cor vermelha na traseira, farol na dianteira, velocímetro, dispositivos de de ruído do motor e sistemas anti-poluição? Poderiam estas [B]bicicletas elétricas[/B] transitar pelas [B]ciclovias[/B]? Ou deveriam transitar junto aos carros quando sua velocidade máxima dificilmente ultrapassa os 40Km/h? Como podemos exigir aos condutores destas [B]bicicletas elétricas[/B] que utilizem capacete dentro das suas determinações, roupas de proteção ou ainda mais importante, Carteira Nacional de Habilitação? Em qual categoria tal veículo seriam enquadradas as [B]bicicletas elétricas[/B]? Categoria A, B, C ou D? Seria exigida a autorização específica para ciclomotor? Mas então a [B]bicicleta elétrica [/B]é um ciclomotor? A resposta é não, justamente pelas definições descritas anteriormente, um ciclomotor, mais detalhadamente, é um veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinqüenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas / 50 cc) e a[B]bicicleta elétrica[/B], como se sabe, não possui tal motorização. Definirmos tal veículo como ciclomotor, ensejaria uma série de exigências de uma situação que nem mesmo encontra-se discutida no órgão máximo de trânsito federal, o que nos parece de certa forma, uma precipitação." Acredito que serve como um começo para o debate. Como te disse anteriormente nem as bicicletas elétricas nem as motorizadas são contempladas em nosso [B]CNT - Código Nacional de Trânsito[/B] e a questão é que não podem ser enquadradas tampouco na categoria ciclomotores já que apesar da motorização não dispõe de número de motor (os 2 tempos) e nem de chassi. Logo não seria possível cadastrá-las no[B] CNV - Cadastro Nacional de Veículos[/B]. No mais sugiro uma boa pesquisada no Google onde certamente você verá como alguns Municípios estão reagindo à presença de elétricas e motorizadas. Abç [/FONT][/COLOR] [/QUOTE]
Insert quotes...
Verificação
Postar resposta
Início
Fóruns
Bicicletas Motorizadas e suas generalidades
Bicicletas Motorizadas leis, legislação e emissões
Legalização de bicicletas motorizadas
Top