Esticador de corrente não aperta no quadro

lucasfc201

New member
Aonde bota o esticador de corrente meu quadro e bem fino e quando aperta ele ainda fica froxo e quando anda acaba entrano nos raios.
O que eu fasso pra deixar ela firme ? Eu vi falar em Lixa de metal...

Carlos Mayer

New member
Eu uso lixa grossa de ferro com o lado granulado virado para o quadro... Quanto a furar a balança me desculpe Passaro de Fogo mas definitivamente não é uma boa idéia considerando que é um dos tubos mais finos de todo o quadro e ao mesmo tempo o que recebe mais impacto já que na traseira destes quadros não existe qualquer sistema de amortecimento. Para finalizar a borracha tende a ressecar com o passar do tempo e com isso se torna quebradiça e quando menos se espera o esticador gira entrando na roda...

Giba

New member
Ola amigo, vc pode diminuir a abertura, retire do quadro feche com os dois parafusos, use martelo, da umas batidas, ao reinstalar, coloque bem proximo ao pneu, se acontecer de virar ele encosta no pneu e não nos raios, use calços de lixa tambem ajuda. Ao vc instalar proximo ao pneu, talvez precise retirar algum elo da corrente.

alemao

Banned
soldar o esticador

Ola amigo, vc pode diminuir a abertura, retire do quadro feche com os dois parafusos, use martelo, da umas batidas, ao reinstalar, coloque bem proximo ao pneu, se acontecer de virar ele encosta no pneu e não nos raios, use calços de lixa tambem ajuda. Ao vc instalar proximo ao pneu, talvez precise retirar algum elo da corrente.

Voce poder soldar o esticador no quadro. Eu fiz isso e não deu mais problema. Um dia tava andando com ela, parei um pouco e percebi que o esticador tava entortando pro lado dos raios, ai peguei uma alicate e endireitei, mas nunca mais girou pro lado dos raios. Deve soldar de forma que o esticador fique preso ao quadro, ou seja, não soldar os parafusos, porque o dia que voce quiser tirar o esticador é so desparafusar, dai só as encaixes do lado de fora que ficaram presos, dando uma forçada com a alicate eles podem ser retirados facilmente.
Antes de soldar certifique se de que a corrente esta bem esticada poque depois voce não podera mais mexer no esticador.

Carlos Mayer

New member
Desculpem os dois amigos mas não é apenas um absurdo... São dois...

Soldar qualquer ponto do quadro destempera o aço e leva a um processo acelerado de corrosão...

Furar a balança enfraquece e muito o aço tornando-se assim um ponto de ruptura...

O esticador é móvel e assim deve funcionar pois a medida que a corrente é usada ela tende a ficar mais folgada, move-se então o esticador e abaixa-se a roldana que de preferência deve trabalhar sempre encostada à chapa do esticador...

Se a balança é fina demais para instalação do esticador pode-se como última opção utilizar um pedaço de chapa curva de aço para servir de calço ou mesmo encurtar a corrente até que seja possível fazer o ajuste final movendo-se a roda para trás...

Solda e furo são palavras que combinam muito com o momento da fabricação do quadro... Depois do quadro pronto e pintado estes procedimentos devem ser evitados ao máximo. No final das contas estão sugerindo duas formas de enfraquecer a peça mais importante da bicicleta... O quadro... Lembrem-se que estamos falando de bicicletas que passam dos 60Km/h... Não deve ser muito saudável uma balança quebrar nesta velocidade não acham?

Em último caso um quadro custa em torno de R$ 100,00 acho muito pouco dinheiro pela minha segurança... Abç

Sidney

New member
Ae Pessoal
e

Venho notando quando um membro posta uma duvida e um outro responde, vem sempre um terceiro criticando. Não ha necessidade disso pessoal.

Toda ideia é bem vinda, cabe a cada um analisar se para ele serve ou não.

Tinha um Amigo que falava sempre esta frase (Existe mil maneira de fazer NESTON ! Invente uma????).

Abraços

Sidney

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Sidney a questão é que em um Fórum expomos OPINIÕES e não CRÍTICAS...

Minha forma de ver as coisas é mais ou menos assim (neste assunto)...

Qual é a parte mais fina e frágil de uma bicicleta? A balança traseira... Será que solda que aquece e destempera o metal ou furo num tubo fino seriam a melhor solução?

Qual é a parte de uma bicicleta que recebe a maior parte do peso? A balança traseira... Novamente me questiono seriam solda ou furo a melhor solução?

Será que perfurar a balança seria uma solução para um usuário como eu que pesa mais de 90Kg?

Vocês como membros podem postar o que quiserem... Eu como moderador vinculado à Bicimoto tenho que servir de contra ponto. Podemos dizer que existem soluções definitivas. Por exemplo o esticador não dá aperto eu troco de quadro. E existem soluções paliativas como as apresentadas aqui... Marteladas, furo e solda...

Se amanhã ou depois um membro que seguiu uma destas "dicas" é pego de surpresa com o rompimento da balança a 60Km/h, cai da motorizada e se machuca gravemente ou morre o que sobra para nós?

A Bicimoto é radicalmente contra "gambiarras", adaptações ou qualquer procedimento que possa colocar em risco a segurança do condutor. E acredite isso não significa ir de encontro a nenhuma solução inventada por nenhum membro.

Quer inventar uma maneira de tomar Neston? Ótimo só não vá misturar formicida ao Neston e dizer "bebam que é uma delícia" heheheh Abç

Sidney

New member
Ae Carlos

não foi isso que falei, não mandei ninguem colocar formicida

Quando vejo que um membro escreve é um absurdo soldar, quando fica mais polido, (não é aconselhavel soldar pode enfraquecer)e outro responde (não é um absurdo são dois) quando, ai vem a resposta: vou ficar com meu absurdo assim mesmo...hehehe
Um grande abraço Amigo.

precisa de dialogo??????

Sidney

Última edição:

alemao

Banned
Meu esticador de corrente virou varias vezes na direção dos raios antes de eu mandar soldar. Se fosse deixar como estava, quando estivesse andando, teria que parar e apertar os parafusos a cada 20 minutos. Fiquei sabendo de colocar a lixa depois de ter mandado soldar. Eu apenas queria ter a certeza de que o esticador não girasse na direção dos raios, e esta funcionando, ele não gira mais. Agora posso andar tranquilamente sem me preocupar com o esticador de corrente, pois sei que ele esta firme.

Carlos Mayer

New member
Sidney...

Posso repetir caso você não tenha entendido antes... A Bicimoto é contra utilização de solda, perfurações no quadro ou qualquer outro meio que de uma forma ou de outra venham a comprometer a segurança colocando em risco a vida do condutor ou a rigidez estrutural do quadro. Principalmente porque nenhuma destas "soluções" é apontada ou indicada em nossos manuais de Montagem, Operação e Manutenção.

Se A soldou e B furou isso fica por conta deles. A posição da Bicimoto é NÃO FURE e NÃO SOLDE...

Se este tipo de postura vai contra a sua forma de pensar Sidney talvez seja melhor você procurar um Fórum de bicicletas motorizas independente na internet onde "opiniões" e "soluções" possam ser postadas sem qualquer tipo de "censura".

Abç

Última edição:

Sidney

New member
Ae Carlos Boa Noite

Eu apenas postei um Video com uma ideia de um Esticador com mola.

não fui eu que falei em soldar ou furar, só estranhei o modo rispido das repostas dadas.

Respeito a posição da Patrocinadora (BICIMOTO), quanto a montagem, Operação e Manutenção.

Agora, no seu ultimo paragrafo seu, O Sr. esta me convidado a sair deste Forum?????????, acho que o Sr não entendeu nada que escrevi.

Desculpe se não me fiz entender

Abraços

Sidney

budget100

New member
Amigos.

Ainda estou tentando alinhar a coroa de forma "quase" perfeita, pelo menos, para depois pensar em uma solução para o esticador de correntes, onde uso o original do kit, que até o momento nao foi motivo de preocupação. No meu caso, uso duas voltas de lixa e o suporte do esticador nem pensa em mexer. Creio que existam quadros com o tubo da balança mais fino que venha a impedir que o esticador original dê um aperto satisfatório. Porém, neste caso, temos que pensar que se ele já é mais fino a possibilidade de enfraquecê-lo, ainda mais, também existe. Temos que levar em conta a opção da solda e furo. Elas não deixam o esticador virar mas podemos ser surpreendidos quando estivermos usando a motorizada de forma mais "hard".

Entendamos a posição do Carlos em ser taxativo. Sendo ou não patrocinadora, o que pouco ou nada altera o fato de se furar ou soldar o esticador ao quadro, este procedimento foge a filosofia do fabricante que vende os kits, sem esta opção de furo ou solda, por questões práticas e de segurança. Todo o projeto foi feito para ser montado em casa em sua bicicleta sem necessidades de ferramentas especiais.

Vemos aqui uma série de dicas do amigo Carlos Mayer e de muitos outros participantes que, sem dúvida, colaboram em melhorar a aparência e a qualidade dos kits. Mas pensem na segurança e na responsabilidade da empresa em sugerir algo que possa trazer um efeito colateral ainda mais grave. Pode nunca acontecer... mas pode, de uma hora para outra proporcionar um grande susto. Lembremos, também, que em virtude da combinaçào das duas correntes da motorizada, que com o tempo aumentam de tamanho, podemos precisar reposicionar o esticador. A nova posição poderá, ainda, gerar mais um furo para fixá-lo na nova posição. Lembremos, também, que os rolos de papel higiênico são picotados para serem rasgados naquele ponto... o que nem sempre acontece.

Em casos que representem possibilidade de enfraquecimento em todo o conjunto, o alerta, de forma objetiva é feita salvaguardando as responsabilidades e, principalmente, o bom senso do fabricante, os procedimentos de montagem e sobretudo as relevância do responsável técnico do forum e da Bicimoto.

Vamos continuar a trocar idéias até chegarmos a um esticador, digamos, à toda prova.

Abraços a todos.

Carlos Mayer

New member
Para descontrair um pouco o tópico relato alguns exemplos que vi nestes anos junto à Bicimoto...

Na comunidade do Orkut...

"Pessoal tenho uma dica ótima para aumentar o desempenho dos motores de 2 tempos. Fiz na minha e ficou ótimo... Pegue 1/2 Kg de naftalina para 1 litro de gasolina, coloque tudo no liquidificador, bata bem, peneire em seguida, volte para o liquidificador, misture com 300Ml de óleo de rícino e bata novamente. Abasteça o tanque e veja como anda..."

E isso foi postado assim mesmo sem tirar nem por... Imagina um garoto de 13 ou 14 anos seguindo esta "receita"? Deve explodir a cozinha assim que ligar o liquidificador com um litro de gasolina dentro do copo...

Ainda no Orkut...

"Converti minha motorizada para andar a álcool... Rebaixei o cabeçote 3mm na lixa de ferro, eliminei a junta, coloquei uma vela para motores a álcool, retirei o filtro, o escape e agora minha motorizada passa fácil dos 90Km/h..."

Ao eliminar a junta e rebaixar o cabeçote a cabeça do pistão simplesmente arrebentaria em contato com o eletrodo da vela. Andar sem filtro e sem escape só servem para aumentar o barulho e acabar com o motor...

Como podem ver a vida de moderador não é assim tão fácil quanto parece...

Copio um trecho do amigo Budget que sintetiza o conceito... "Mas pensem na segurança e na responsabilidade da empresa em sugerir algo que possa trazer um efeito colateral ainda mais grave. "

A Bicimoto importa e comercializa kits de motorização desde 2007. Foi a pioneira no Rio de Janeiro quiçá no Brasil. E acreditem eles conhecem tudo nesta área. A pouco mais de um mês o proprietário viajou para a China a fim de conhecer os últimos lançamentos e novidades em termos de kits de motorização, acessórios e quadros e depois ainda partiu para os EUA em busca de novas parcerias e produtos... Se a "cartilha" Bicimoto diz... Não fure, não solde melhor acreditar...

Amanhã alguém compra um kit. A balança fina são segura o esticador... Ai o sujeito recorre ao Fórum para buscar uma "solução". Fura a balança e prende o esticador todo feliz. Dias depois a balança se rompe onde foi furada e o sujeito cai e se arrebenta... Como ficamos neste caso? Será que posso me isentar de responsabilidade ou culpa e dizer "Toda ideia é bem vinda, cabe a cada um analisar se para ele serve ou não.?"

Abç

alemao

Banned
Ae Carlos Boa Noite

Eu apenas postei um Video com uma ideia de um Esticador com mola.

não fui eu que falei em soldar ou furar, só estranhei o modo rispido das repostas dadas.

Respeito a posição da Patrocinadora (BICIMOTO), quanto a montagem, Operação e Manutenção.

Agora, no seu ultimo paragrafo seu, O Sr. esta me convidado a sair deste Forum?????????, acho que o Sr não entendeu nada que escrevi.

Desculpe se não me fiz entender

Abraços

Sidney

Ola sidney, eu tambem estranhei um pouco o modo rispido das respostas dadas, quando eu sugeri que fosse soldado o esticador, mas se alguem pensa que é um absurdo soldar, entao eu não posso fazer nada, cada um tem sua opinião. Cada um é livre para falar o que quiser. Mas agora vou ficar alerta, quando ao fato de quebrar o quadro aonde mandei soldar, porque as criticas podem ser construtivas.
Mas acho que se isso acontecer vai ser daqui a uns 5 anos porque ele esta muito firme, nao ta dando nem um sinal de que vai quebra.

Passaro de fogo

New member
Olá Alemão.
Primeiramente bom dia Amigo.
Olha, realmente a minha resposta sobre a sua postagem foi ríspida.
Mais assumo o meu erro e peço-lhe desculpa.
Acho que nós dois cometemos absurdos mesmo.
O Carlos está coberto de razões, Ele como sempre neste fórum só pensa em nos ajudar.
É uma pessoa em que tira nossas dúvidas e por cima ele coloca a nossa segurança em primeiro lugar.
Quem somos nós para ir contra as palavras dele não é?
Ele entende de tudo sobre motorizadas e está sempre nos ajudando.
Errado somos nós em que antes de postar alguma modificação teria primeiro de perguntar ao Carlos ou outra pessoa que entenda do assunto assim como ele, se a modificação dará certo ou não.
Fiz besteira em furar a minha balança, realmente também cometi um grande absurdo.
Mais agora não tem mais jeito, vou ficar sempre em alerta e observar se ela vai trincar ou quebrar.
Outra coisa, se acontecer algum imprevisto sobre minha modificação, eu tenho que arcar com minhas conseqüências.
Vou até retirar o poste sobre o esticador, não quero me tornar culpado se alguma pessoa vier fazer esta modificação e se acidentar.
Mais uma vez me desculpe Amigo.
Um grande abraço.

Passaro de fogo

New member
Desculpem os dois amigos mas não é apenas um absurdo... São dois...

Soldar qualquer ponto do quadro destempera o aço e leva a um processo acelerado de corrosão...

Furar a balança enfraquece e muito o aço tornando-se assim um ponto de ruptura...

O esticador é móvel e assim deve funcionar pois a medida que a corrente é usada ela tende a ficar mais folgada, move-se então o esticador e abaixa-se a roldana que de preferência deve trabalhar sempre encostada à chapa do esticador...

Se a balança é fina demais para instalação do esticador pode-se como última opção utilizar um pedaço de chapa curva de aço para servir de calço ou mesmo encurtar a corrente até que seja possível fazer o ajuste final movendo-se a roda para trás...

Solda e furo são palavras que combinam muito com o momento da fabricação do quadro... Depois do quadro pronto e pintado estes procedimentos devem ser evitados ao máximo. No final das contas estão sugerindo duas formas de enfraquecer a peça mais importante da bicicleta... O quadro... Lembrem-se que estamos falando de bicicletas que passam dos 60Km/h... Não deve ser muito saudável uma balança quebrar nesta velocidade não acham?

Em último caso um quadro custa em torno de R$ 100,00 acho muito pouco dinheiro pela minha segurança... Abç

Carlos Bom dia.
Realmente eu cometi um grande absurdo.
Peço-lhe 1000 desculpas por ser o culpado deste transtorno todo.
Abração Amigo.

Carlos Mayer

New member
Não existem culpados aqui amigo... Cada um busca a solução que está a mão, e no fundo todos tem vontade de ver a bicicleta motorizada funcionando o quanto antes... Já vi muitas, mas muitas adaptações "curiosas" em motorizadas...

Você me conhece do Orkut e sabe que a mesma posição que defendo lá, defendo aqui... Em Fóruns as vezes a conversa sai um pouco do prumo e só.

O que foi feito está feito (furo ou solda)... Peço apenas que fiquem de olho e observem sempre que possível se está tudo em ordem... Forte abraço para você também meu amigo