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<blockquote data-quote="SBP" data-source="post: 9186" data-attributes="member: 2949"><p>Olá Pessoal..</p><p>O tempo para postar aqui estava meio escasso, mas finalmente trago as imagens..</p><p></p><p>Minha solução foi simples e muito eficaz, mas.. Passei por outras tentativas antes, já que meu primeiro esticador teve a roldana quebrada com a saída da corrente logo nos primeiros quilômetros de uso, por falta de alinhamento entre coroa e pinhão.. Lição aprendida, agora ao adaptar o cubo de Mobilete não descansei enquanto não obtivesse o ajuste PERFEITO de alinhamento.. Cada dia mexia um pouquinho mais e essa semana DEU CERTO (há um pequeno desalinhamento da própria coroa do cubo, porém é mínimo mesmo e ao contrário da coroa anterior esta deve ficar assim por um longo tempo, sem alterações)! Logo estarei com a motorizada andando novamente.. Nenhum dente, nem do pinhão do motor nem da coroa traseira, ameaça pegar na lateral dos elos, todos entram perfeitamente.. E com o esticador melhorado há uma grande segurança..</p><p></p><p>Como disse tentei adaptar outros esticadores, sem sucesso (por sorte pude devolvê-los à moto-peças).. Aí tive a idéia de adaptar o original, mas precisava de uma roldana.. Fui a um torneiro e gastei 20 reais, porém dá até pra ver pelas fotos que é de qualidade superior à original do kit. Enfim, não considere este custo pois usará sua roldana original.</p><p></p><p>Minha idéia era deixar ele auto-adaptável pelo uso de uma mola e um braço móvel, e aí ajustaria a tensão pelo comprimento da mola, cortando-a para encurtar.. Para evitar o desgaste da mola, ou seja, aproveitar ao máximo sua força e assim não precisar de uma mola tão forte, fiz um braço de aço de 18cm, obtendo com isso uma "alavanca" satisfatória. Também comprei na ocasião porcas blocantes para evitar reajustes (até hoje não foi necessário). Com o braço, as porcas, a mola e a furação do esticador original e do braço gastei 8 reais (bastante justo pelo resultado!).</p><p></p><p>Bom, como imagens falam mais que mil palavras vamos às fotos.</p><p>[ATTACH]1931[/ATTACH]</p><p>Este é ele em sua primeira versão, ainda sem ajuste da mola, sem nenhuma lubrificação (corrente e roldana), na coroa antiga, e sem o "limitador" (explicarei adiante). Perceba que para aproveitar a alavanca e obter um ajuste preciso coloquei o furo do "lado direito" do esticador, deixando o ponto "fixo" mais próximo da roldana e da coroa.</p><p>Fiquei meio desconfiado e com receio de a mola mesmo assim não agüentar e ceder, então tentei colocar o pedaço restante da mola para aumentar a tensão, o que não é solução e ficou lá poucos minutos (excesso de tensão também é problema). Segue abaixo.</p><p>[ATTACH]1932[/ATTACH]</p><p>Vamos ao limitador.. Ao fazer os primeiros testes vi que quando estava acelerando (pinhão girando ativamente e coroa traseira passivamente) tudo ficava ok, porém, quando soltava o acelerador a situação ficava perigosa, a tendência com a coroa girando ativamente e o pinhão passivamente era a corrente puxar a roldana para baixo, possivelmente por pequenos desajustes de alinhamento ainda na coroa anterior. O esticador conseguia manter a corrente sem sair, porém a mola perdia tensão pois trabalhava demais e perdia sua "força elástica". Com isso vi a necessidade de colocar algo para limitar o quanto a roldana podia ir para baixo.. Por sorte o torneiro que cortou e furou o braço fez 2 furos no lado da mola, pois não sabia como seria montado. Isso me fez ter o local perfeito para o limitador, que fiz com corda de raquete, que considerei ser o material ideal no meu caso. Novamente, fotos (ainda na coroa antiga, sem o ajuste minucioso de alinhamento)..</p><p>[ATTACH]1934[/ATTACH] </p><p>E abaixo na coroa nova, recém alinhada, ainda sem lubrificação (fotos de qualidade ruim pois foram tiradas com o celular agora pouco)..</p><p>(fotos não estão carregando, vou tentar no próximo post)</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="SBP, post: 9186, member: 2949"] Olá Pessoal.. O tempo para postar aqui estava meio escasso, mas finalmente trago as imagens.. Minha solução foi simples e muito eficaz, mas.. Passei por outras tentativas antes, já que meu primeiro esticador teve a roldana quebrada com a saída da corrente logo nos primeiros quilômetros de uso, por falta de alinhamento entre coroa e pinhão.. Lição aprendida, agora ao adaptar o cubo de Mobilete não descansei enquanto não obtivesse o ajuste PERFEITO de alinhamento.. Cada dia mexia um pouquinho mais e essa semana DEU CERTO (há um pequeno desalinhamento da própria coroa do cubo, porém é mínimo mesmo e ao contrário da coroa anterior esta deve ficar assim por um longo tempo, sem alterações)! Logo estarei com a motorizada andando novamente.. Nenhum dente, nem do pinhão do motor nem da coroa traseira, ameaça pegar na lateral dos elos, todos entram perfeitamente.. E com o esticador melhorado há uma grande segurança.. Como disse tentei adaptar outros esticadores, sem sucesso (por sorte pude devolvê-los à moto-peças).. Aí tive a idéia de adaptar o original, mas precisava de uma roldana.. Fui a um torneiro e gastei 20 reais, porém dá até pra ver pelas fotos que é de qualidade superior à original do kit. Enfim, não considere este custo pois usará sua roldana original. Minha idéia era deixar ele auto-adaptável pelo uso de uma mola e um braço móvel, e aí ajustaria a tensão pelo comprimento da mola, cortando-a para encurtar.. Para evitar o desgaste da mola, ou seja, aproveitar ao máximo sua força e assim não precisar de uma mola tão forte, fiz um braço de aço de 18cm, obtendo com isso uma "alavanca" satisfatória. Também comprei na ocasião porcas blocantes para evitar reajustes (até hoje não foi necessário). Com o braço, as porcas, a mola e a furação do esticador original e do braço gastei 8 reais (bastante justo pelo resultado!). Bom, como imagens falam mais que mil palavras vamos às fotos. [ATTACH=CONFIG]1931._xfImport[/ATTACH] Este é ele em sua primeira versão, ainda sem ajuste da mola, sem nenhuma lubrificação (corrente e roldana), na coroa antiga, e sem o "limitador" (explicarei adiante). Perceba que para aproveitar a alavanca e obter um ajuste preciso coloquei o furo do "lado direito" do esticador, deixando o ponto "fixo" mais próximo da roldana e da coroa. Fiquei meio desconfiado e com receio de a mola mesmo assim não agüentar e ceder, então tentei colocar o pedaço restante da mola para aumentar a tensão, o que não é solução e ficou lá poucos minutos (excesso de tensão também é problema). Segue abaixo. [ATTACH=CONFIG]1932._xfImport[/ATTACH] Vamos ao limitador.. Ao fazer os primeiros testes vi que quando estava acelerando (pinhão girando ativamente e coroa traseira passivamente) tudo ficava ok, porém, quando soltava o acelerador a situação ficava perigosa, a tendência com a coroa girando ativamente e o pinhão passivamente era a corrente puxar a roldana para baixo, possivelmente por pequenos desajustes de alinhamento ainda na coroa anterior. O esticador conseguia manter a corrente sem sair, porém a mola perdia tensão pois trabalhava demais e perdia sua "força elástica". Com isso vi a necessidade de colocar algo para limitar o quanto a roldana podia ir para baixo.. Por sorte o torneiro que cortou e furou o braço fez 2 furos no lado da mola, pois não sabia como seria montado. Isso me fez ter o local perfeito para o limitador, que fiz com corda de raquete, que considerei ser o material ideal no meu caso. Novamente, fotos (ainda na coroa antiga, sem o ajuste minucioso de alinhamento).. [ATTACH=CONFIG]1934._xfImport[/ATTACH] E abaixo na coroa nova, recém alinhada, ainda sem lubrificação (fotos de qualidade ruim pois foram tiradas com o celular agora pouco).. (fotos não estão carregando, vou tentar no próximo post) [/QUOTE]
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