Escapando compressão

ckgbici

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Srs. tenho um motor de 80cc há 1 ano em minha bike, de uns tempos para cá ele começou a perder potência, tem dificuldade para pegar e ainda está escapando gases da combustão pela tampa do magneto, onde até acumula óleo!
Perdeu mais de 50% de potência nas subidas, em terreno plano anda muito bem.
Imagino que esteja escapando compressão pelos anéis e indo para a parte de baixo do cilindro e saindo pelo eixo do magneto.
O que vocês acham que pode ser?
Segue foto dos anéis e do pistão...
Aguardo as respostas!

Obrigado!
 

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Carlos Mayer

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A foto está fora de foco mas nitidamente percebesse pela coloração do pistão que realmente o desgaste dos anéis de segmento e possivelmente do cilindro começam a comprometer o desempenho de seu motor. Nesta situação apenas a troca dos anéis não resolveria o seu problema pois possivelmente com o aumento da compressão o motor "bateria" na parte de baixo.

O ideal nesta situação seria a substituição do kit de cilindro, pistão e anéis de segmento e ainda todas as juntas e retentores da parte inferior do motor. Certamente seria mais oneroso do que trocar apenas os anéis mas acredite seria a solução correta e ideal para mais um bom tempo de uso sem preocupações. Forte abraço
 

ckgbici

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Carlos, e o escape de gases pelo compartimento do magneto, porque ocorre isto?
Algum retentor danificado?
Outra coisa, achei muito precoce ocorrer este problema, sempre fiz a mistura correta de óleo/gasolina, nunca usei ele no esforço máximo, sempre revisei o reaperto dos parafusos, enfim, fiz tudo que é recomendado para ele, porque ocorreu isto?

Cristiano.
 

ckgbici

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Carlos, lembrei de outro detalhe, quando retirei o cilindro, verifiquei que a parte de baixo do motor onde fica o virabrequim estava praticamente seca, sem óleo lubrificante!
Está certo isto? Não teria que ter uma certa quantidade de óleo nesta parte para lubrificar os rolamentos, virabrequim, biela?
A função do retentor do magneto não seria para reter o óleo do bloco?
 

Carlos Mayer

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Sim a função dos retentores é manter o óleo na parte baixa do motor permitindo lubrificação adequada e impedindo que venham a contaminar rotor e magneto do lado esquerdo e embreagem do lado direito. Já a passagem dos gases quentes se dá pela folga acentuada dos anéis e não dos retentores.

O que pode ter acontecido no seu caso foi: Primeiro folga nos anéis de segmento que por sua vez deixaram os gases quentes passarem para a parte baixa do motor, estes por sua vez danificaram os retentores...

Baseado nas descrições que você me passou e no estado do pistão na imagem (muito sujo na parte logo abaixo dos anéis) pode sim ter ocorrido a deterioração dos anéis e consequentemente do retentor e com isso houve a perda da compressão e ainda o comprometimento da lubrificação pelo vazamento do óleo. De fato a biela e o eixo ficam úmidos de óleo 2T, diferentemente do que acontece nos motores de 4T onde trabalham literalmente imersos em óleo lubrificante.

No mais uma série de fatores influenciam diretamente na durabilidade de motores 2T. Não apenas o de bicicletas motorizadas mas de qualquer motor de 2T. A qualidade e a correta quantidade do óleo 2T, utilizar apenas gasolina comum, regulagem da mistura ar combustível, ausência de "entradas falsas de ar" no circuito de alimentação (carburador, coletor, cabeçote e juntas) e até mesmo os hábitos de pilotagem ou o simples fato de habitualmente aquecer o motor antes de colocar a motorizada em funcionamento.

No mais com esta folga nos anéis você não sentiu diferença no desempenho? Nem no consumo? Enfim no comportamento geral?

Abç
 

ckgbici

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Carlos, limpei o pistão, o cilindro e os anéis e remontei o conjunto, o retentor do magneto estava fora do lugar, estava junto do magento, recoloquei na posição correta.
Pois bem coloquei o motor a funcionar, ficou acho que mais de 90% do original, com um ótimo torque, não está mais escapando gases pelo magneto, a única coisa que notei foi o som de metal solto batendo no motor, em baixa rotação sem carga e em alta com carga ele some o que pode ser isto?

Aguardo o retorno.

Cristiano
 

hurdy

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Juntas velhas, e dano à gaiola do virabrequim podem causar isso, porém pra ter certeza que não é simplesmente falta de lubrificacao nas engrenagens da transmissão seja do lado dos pads ou da corrente do motor, cheque a vela. Se a vela estiver quase fechando o eletrodo, o ideal seria trocar as juntas do cilindro e cabeçote, e checar a gaiola. Em alta rotacao o barulho parar pode ser tanto porque está encoberto pelo barulho do motor ou porque a injeção de gasolina/óleo está baixa, deixando pouco óleo entrar na baixa rotacao, mas também pode ser o motor inchar com a temperatura estabilizando a gaiola do vira. Entre outras coisas. Eu mesmo estou com um motor que apresenta sintoma de descompressão (girando fácil o virabrequim assim como quando retiramos a vela praticamente) porém sem nenhuma descompressão, desmontando percebi uma folga no eixo do vira, o que não existia antes e percebi que o cilindro está entrando muito fácil. Logo vou mexer em ambos, imagino que a folga no virabrequim pode ter causado esforço excessivo dos anéis. Terei que tirar a folga, e trocar os anéis, afinal já testei a compressão enchendo de gasolina/óleo o motor sem cilindro. Não vazou nada em local nenhum, por isso vou primeiro trocar o mais simples que são os anéis, se não ficar bom ainda abro o bloco e vou checar o que com o virabrequim e com o bloco também.
 
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