Durabilidade do motor 2 tempos Bicimoto

budget100

New member
Já faz um bom tempo que não ando em algo de duas rodas motorizado com motor 2 tempos. Daí, me interessei por instalar um destes, talvez de 80 cc, em uma bicicleta que tenho. Diante disso surgiram algumas dúvidas: 1 - Óbvio é que o tratamento e o coerente uso do motor lhe dá uma maior longevidade. Entretanto, gostaria de saber se a durabilidade do motor Bicimoto é justa e comparável a antigos motores de motocicleta 2 tempos (tipo velosolex, puch ou mobilette). 2 - A instalação do motor serve em qualquer bicleta de quadro em triângulo? Vejo que a maioria das instalações é feita no quadro da Caloi com as barras levemente curvadas. 3 - Ela sobe ladeiras com verta folga? 4 - Pelo que vi a embreagem não é centrífuga. Há um mecanisco de acoplamento quando se solta a alavanca. Neste caso, ao subir uma ladeira e a mesma não conseguir transpassá-la, sem ajudarmos no pedal e não apertarmos a manete da embreagem ela "morre" certo? 5 - Alguém no forum a usa como meio de transporte efetivo, todos os dias? Obrigado a todos.

Carlos Mayer

New member
A sua colocação já responde quase que totalmente o questionamento sobre durabilidade. De fato a forma de condução e manutenção preventiva são fatores determinantes na vida útil destes motores de 2T.

Vou usar a minha como exemplo.

Adquiri o kit 50cc 2T em Junho de 2008 instalei em uma bicicleta praiana preta esta da foto abaixo.

PQAAABbv6PAhcy5zk_1DJQmDGn7Yyc7KWTXAXBJBkODzFd9LWEXqSyZaDJPhSlu6BmXVrNMx3HxTRq4X4qrrpRF4CroAm1T1UHM2dzipWfqJU9ipn91v6pE-emMM.jpg

Rodei durante 3 anos diariamente com ela alcançando a quilometragem de 11.000Km sem qualquer tipo de intervenção mecânica mais profunda. Só mesmo o normal em se tratando de manutenção. Limpeza de carburador, filtro de ar, troca do filtro de combustível, cabos de freio e embreagem, pastilhas. E lá pelos 9.500Km precisei regular o prato da embreagem pois os pads começavam a apresentar certo desgaste.

Comprei então um kit de 4T e devido à novidade a 2T ficou parada por alguns meses. Finalmente me bateu saudade e resolvi dar uma geral no kit 2T e instalar em outra bicicleta.

PQAAAKZ7CH6oRpOtM0JmriU_69rx6IohbChQQt2llUalOy66Uo5Hkllx3rCWbzbw2HpVew5e3-m3M65qeF7K4UrhH-8Am1T1UAAsSJYfybMFpeunwRzrss3Fdhk4.jpg

Desta vez a proposta foi um pouco diferente já que instalei suspensão dianteira, freio a disco e pneus com cravo da Maxxis. E com esta configuração já rodei mais 3.000Km chegando a um total de 14.000Km com este kit.

A sua segunda pergunta sobre o quadro... O ideal é que o quadro tenha o espaço mínimo de 27cm x 17cm entre a base e o topo do triângulo como mostra a imagem abaixo.

PQAAAK4TgB8NDobLcSGIoP2n3Uu6UlDMjqcYagRj-NIvKPhXpBS4SryGLj4atGtPrBcFS8P_u8_xOGW94foyWcfexTQAm1T1UENKxjScSu0Zt-jFPj3lSuQSz7V1.jpg

O motor de 80cc tem bastante torque e mesmo com a coroa original de 44 dentes (opcional de 50) sobe bem aclives acentuados. Como o funcionamento do pedal não é afetado pela instalação do kit se a ladeira for ingrime demais sempre será possível dar uma ajudinha mas acredite será difícil chegar a este ponto.

Eu uso apenas bicicletas motorizadas (tenho 3) a quase 4 anos como única forma de transporte. se faltou algum esclarecimento é só falar Ok. Forte abraço