distancia

niltonsm

New member
pessoal tenho uma duvida
ando com minha bike motorizada em media 3 vezes por semana a minha duvida é .
quantos km posso andar com ela num final de semana por exemplo ?
pois andei me informando com uma pessoa que monta essas bike e ele me disse que o recomendado seria andar no maximo 15km ou 40minutos,pois mais que isso prejudicaria o motor. pois montei a minha com a intensao de fezer trajetos maiores pois vou de uma cidade para outra e isso daria uma distancia de ida e volta 100km.
claro que nesse trajeto a minha ideia seria de fazer no minimo 4 paradas nesse trajeto de 100km e tambem seria um trajeto feito uma vez por mes.
 

BlackOps

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A pessoa te informou corretamente, mas isso varia.
O Vilão da história é o superaquecimento, por isso não recomendo viagens com mais de 30 min durante a fase de amaciamento ou os mesmo 40min citados por quem te orientou depois de concluída a fase de amaciamento.
A severidade de uso é um fator determinante, depende do peso do conjunto bike + condutor, do relevo (existência de muitas subidas e quão íngremes estas são) e obviamente o "peso" da mão sobre o acelerador.
O emprego de óleo sintético ajuda a preservar o motor, mas não fará milagre. Em uso moderado do motor e óleo sintético digo que poderia-se rodar por NO MÁXIMO 45min se a vela for "fria".
Se tivesse que rodar entre 02 localidades em uma viagem de até 90 minutos eu pararia a cada 30 min ou desligaria o motor e pedalaria por uns 10 minutos, dependendo da minha "pressa".
Pedalar por 10 min não é o fim do mundo e ainda ajuda a refrigerar melhor o motor pelo deslocamento de ar entre as aletas.
Se forem feitas paradas de 10 min a cada meia hora em uma viagem de 90 min, óbvio que o tempo total será de 120 min (02 horas), mas o equipamento não será forçado em demasia.
Se pedalar durante o descanso do motor, o tempo total poderá ficar entre 105 e 110 min, dependendo do relevo (aproveitar descidas mais longas para descansar o motor).
Entenda, tudo isso que eu disse vai depender também da época do ano, bem como da temperatura média na região.
Um exemplo seria 02 bikes, uma em Bangú-RJ e Petrópolis-RJ. a distância entre estas duas localidades é de menos de 72 km, porém, no mesmo dia do ano a temperatura pode ser de 42° em Bangú e 31 em Petrópolis. Rodar 20 min em Bangú sacrifica mais o motor que rodar meia hora em Petrópolis. Em petrópolis o motor seria forçado em subidas mas teria descidas para descansar, enquanto em Bangú (baixada) o motor seria usado quase o tempo todo...

Dê mais detalhes sobre o percurso para que possamos ajudar mais.
 

niltonsm

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sao 2 subidas extensa mas nao ingremes.
uma sobe 3km e a outra 6km.como disse nao sao subidas imgremes apenas extensas 3km sobe e 6km desce depois inverte 6km sobe e 3km desce.
porem a outra subida tem o mesma distancia e mesmo percuso . seria um acumulado de subir 6km e descer 12km e depois inverter subir 12km e descer 6km.
 

niltonsm

New member
outra duvida posso usar ela como bicileta normal por exemplo se nao quiser ligar o motor posso pedalar normalmente como bicicleta comum, pois essa mesma pessoa que me respondeu sobre o uso do motor disse que nao poderia usar como bike comum nao e recomendado ficar pedalando
 

BlackOps

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Se a embreagem não estiver "enforcada", não há problema nenhum em um primeiro momento, pois não havendo contato os pads não serão desgastados, porém, molas não gostam de permanecer comprimidas por longos períodos, então, a mola que acopla sua embreagem deverá durar menos caso você opte por pedalar muitos quilômetros.
mas vale lembrar que a mola não é cara e tão pouco acho que seja trabalhosa de mais sua troca.
Não vejo problema em você desligar o motor e desacoplar nestas decidas, desde que você saiba esperar o momento (a velocidade) certo de dar a partida no motor.
Não dá para chegar ao final da decida a 40 km/h ou mais e soltar a embreagem sem mais, tem de deixar a velocidade baixar até o normal para a partida (uns 20 km/h).
No seu lugar eu optaria por uma coroa de 48 dentes. Perde um pouco de velocidade, mas o motor atuará com menos carga nestas subidas longas.
 

Leonardo Nune-s

New member
Uma coisa que tem que ser dita também, é que em todas descidas, você terá que usar a embreagem, não pode descer
ancorando o motor, ou usando o freio motor, pois como o consumo de combustível é pouco, a lubrificação também nessa
situação é precária. Andar pedalando a bicicleta com o motor desligado, é coisa muito normal, não há nenhuma contra
indicação de uso nessa situação, desde que esteja com a embreagem acionada é claro. Como o BlackOps disse, use uma
coroa maior para o motor sofrer menos nas subidas, só que perderá velocidade nas retas e subidas menores, e corre o risco
de trabalhar com o giro mais alto. Sempre desligue o motor nas descidas pra que ele perca temperatura.
 
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niltonsm

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ok pessoal muito obrigado pelas dicas valeu mesmo vcs sao demais . agora so para finalizar pois sou novato no ramo da motorizada se eu deixar ela parada uns 3 ou 4 dias sera que quando for dar a partida ela pegara de boa ou tenho que pelo menos ligar ela todo dia . ok obrigado novamente
 

Leonardo Nune-s

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ok pessoal muito obrigado pelas dicas valeu mesmo vcs sao demais . agora so para finalizar pois sou novato no ramo da motorizada se eu deixar ela parada uns 3 ou 4 dias sera que quando for dar a partida ela pegara de boa ou tenho que pelo menos ligar ela todo dia . ok obrigado novamente


Não, isso é mito e pode ocorrer uma leve dificuldade se a gasolina estiver a muito tempo no tanque, porquê aí ela perde octanagem.
 

BlackOps

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Não, isso é mito e pode ocorrer uma leve dificuldade se a gasolina estiver a muito tempo no tanque, porquê aí ela perde octanagem.

Realmente, não há problemas em deixar parada por 03 ou 04 dias...
Para períodos mais longos é que seria recomendável drenar o carburador (uma semana ou mais...)
Se o tempo de parada for muito longo é melhor trocar o combustível do tanque antes de tentar dar a partida (01 mês ou mais) Caso o carburador tenha permanecido tanto tempo com combustível parado na cuba é imprescindível drená-lo também e para períodos mais longos ainda fazer uma limpeza do carburador e checar a vela previamente à partida.
A gasolina retirada de um tanque depois de longos períodos sem uso ainda serve para fazer a limpeza das correntes da bicicleta, antes de aplicar óleo novo (não é de todo perdido.
"Gasolina" é uma designação genérica aqui no Brasil, varia tanto de uma localidade para outra que certas situações que para uns podem parecer "lenda" para outros é parte do dia a dia.
No Norte Fluminense, por exemplo, quando encontramos 30% de álcool na gasolina é para dar glória de pé!
De quebra os donos dos postos descobriram que quanto mais álcool, mais água se consegue diluir na gasolina antes da quebra do diagrama de equilíbrio da solução...

São coisas simples que evitam surpresas desagradáveis no meio de um percurso longo como o que o amigo descreveu.
 
Última edição:

niltonsm

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boa tarde amigos uma outra duvida com relaçao a descer morros muitos imgremes o que devo fazer descer com o motor desligada e embreagem puxada ou descer com o motor ligado controlando no freio e sem acelerar ou teria um outro modo de descer .
 

niltonsm

New member
amigo vc acha necessario instalar uma chave liga desliga na bike motorizada em vez de usar aquele botao que corta a corrente do motor .pois aquele botao fecha um curto na bobina.
 
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