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MECÂNICA GERAL
Sistema elétrico 2T e 4T
Dica de como carregar uma bateria de12V, através do dínamo.
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<blockquote data-quote="tioruja" data-source="post: 5653" data-attributes="member: 2351"><p>Continuando com o relato das minhas experiencias:</p><p></p><p>primeiro passo foi montar o circuito retificador, que consta de um diodo (1N4004 ou 1N4007) e um capacitor (4700uF/35V) ligado na saida do dínamo (farol) .</p><p>[ATTACH=full]1233[/ATTACH]</p><p></p><p> ligando um multímetro na saida do retificador, e acelerando a motorizada no cavalete, consegui o seguinte:</p><p> </p><p>10 km/h --> multímetro --> 10 Volts</p><p>15 km/h --> multímetro --> 15 Volts </p><p>20 km/h --> multímetro --> 20 Volts </p><p>25 km/h --> multímetro --> 25 Volts </p><p>30 km/h --> multímetro --> 30 Volts </p><p>35 km/h --> multímetro --> 35 Volts</p><p>40 km/h --> multímetro --> 40 Volts </p><p>45 km/h --> multímetro --> 45 Volts </p><p>50 km/h --> multímetro --> 50 Volts </p><p> </p><p>Conclusão: por coincidencia a tensão foi proporcional a velocidade, mas esta medição foi feita no vazio, isto é, sem carga, com carga as coisas mudam, por exemplo, conectei uma lampada de 12V/10W na saida do retificador e fui acelerando, isto com o multímetro conectado nos terminais da lampada, quando chegou 12V e a lampada estava com intensidade máxima e a velocidade estava em 25 km/h, não continuei para poupar a lampada, mas acredito que aos 35 km/h ela queimaria.</p><p>[ATTACH=full]1234[/ATTACH]</p><p> </p><p>Então coloquei a bateria de 12V 2,5A com meia carga na saida do retificador, conectei o multímetro nos terminais da bateria e acelerei novamente até 50 km/h, dos 20 km/h até os 50 km/h, o multímetro mostrou 13,5 V constante, isto porque a bateria só pega o que ela precisa para a carga, dai fica a pergunta, porque 13,5V? è que existe uma perda interna de 1,5V . Então conclui-se que, a tensão minima para carregar uma bateria de 12V é 13,5v, o que chega acima ela despreza até completar a carga ,depois da carga completa se o dínamo estiver gerando 30V ( 30 km/h), estes 30V vão estar nos terminais da bateria, por isto, não podemos ligar o farol na bateria, queimaria a lampada, a solução é usar um componente chamado regulador , aplicando uma tensão variável na sua entrada, sua saida é sempre a mesma, existe para diversas tensões :</p><p></p><p>LM 7805 ---- saida= 5V 1A</p><p>LM 7806 ---- saida= 6V 1A</p><p>LM 7812 ---- saida= 12V 1A (este é o que vou usar) </p><p></p><p>Aqui esta o circuito final</p><p></p><p>[ATTACH=full]1235[/ATTACH]</p><p></p><p>Logo postarei as fotos das tentativas de montagem.</p><p></p><p>Até...lá.</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="tioruja, post: 5653, member: 2351"] Continuando com o relato das minhas experiencias: primeiro passo foi montar o circuito retificador, que consta de um diodo (1N4004 ou 1N4007) e um capacitor (4700uF/35V) ligado na saida do dínamo (farol) . [ATTACH type="full" width="60%"]1233._xfImport[/ATTACH] ligando um multímetro na saida do retificador, e acelerando a motorizada no cavalete, consegui o seguinte: 10 km/h --> multímetro --> 10 Volts 15 km/h --> multímetro --> 15 Volts 20 km/h --> multímetro --> 20 Volts 25 km/h --> multímetro --> 25 Volts 30 km/h --> multímetro --> 30 Volts 35 km/h --> multímetro --> 35 Volts 40 km/h --> multímetro --> 40 Volts 45 km/h --> multímetro --> 45 Volts 50 km/h --> multímetro --> 50 Volts Conclusão: por coincidencia a tensão foi proporcional a velocidade, mas esta medição foi feita no vazio, isto é, sem carga, com carga as coisas mudam, por exemplo, conectei uma lampada de 12V/10W na saida do retificador e fui acelerando, isto com o multímetro conectado nos terminais da lampada, quando chegou 12V e a lampada estava com intensidade máxima e a velocidade estava em 25 km/h, não continuei para poupar a lampada, mas acredito que aos 35 km/h ela queimaria. [ATTACH type="full" width="60%"]1234._xfImport[/ATTACH] Então coloquei a bateria de 12V 2,5A com meia carga na saida do retificador, conectei o multímetro nos terminais da bateria e acelerei novamente até 50 km/h, dos 20 km/h até os 50 km/h, o multímetro mostrou 13,5 V constante, isto porque a bateria só pega o que ela precisa para a carga, dai fica a pergunta, porque 13,5V? è que existe uma perda interna de 1,5V . Então conclui-se que, a tensão minima para carregar uma bateria de 12V é 13,5v, o que chega acima ela despreza até completar a carga ,depois da carga completa se o dínamo estiver gerando 30V ( 30 km/h), estes 30V vão estar nos terminais da bateria, por isto, não podemos ligar o farol na bateria, queimaria a lampada, a solução é usar um componente chamado regulador , aplicando uma tensão variável na sua entrada, sua saida é sempre a mesma, existe para diversas tensões : LM 7805 ---- saida= 5V 1A LM 7806 ---- saida= 6V 1A LM 7812 ---- saida= 12V 1A (este é o que vou usar) Aqui esta o circuito final [ATTACH type="full"]1235._xfImport[/ATTACH] Logo postarei as fotos das tentativas de montagem. Até...lá. [/QUOTE]
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