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Diário de uma Motocleta pt 1
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<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 2500" data-attributes="member: 16"><p>Olá João</p><p></p><p>Quanto ao quadro o ideal seria desenhá-lo no <strong>Bike CAD</strong> que é um software específico para construção de quadros de forma que sua ergonomia bem como resistência fossem testadas pelo software. Motores de 2 tempos vibram e esta vibração, dependendo da fabricação do quadro, do sistema de fixação do motor e principalmente do material e solda utilizados pode levar a rupturas.</p><p></p><p>Algumas considerações:</p><p></p><p>É sabido que os materiais mais indicados são aço 1020, 1040 e Cromoly sendo este o último ligeiramente mais pesado que os anteriores porém muito mais forte a torções e rupturas.</p><p></p><p>Utilizar solda Mig-Tig que por suas características químicas e térmicas não destempera o aço ou o Cromoly no processo de soldagem o que poderia causar ferrugem ou corrosão em um curto período de tempo</p><p></p><p>Definir o tamanho dos aros e pneus tendo em conta o quanto interferirão na relação final de sua motorizada alongando-a ou encurtando-a o que refletirá diretamente sobre o desempenho, consumo, velocidade máxima, capacidade de vencer aclives, estabilidade e até conforto ao superar buracos.</p><p></p><p>Prever suportes para o sistema de freios decidindo por exemplo se serão utilizados V-brakes ou discos.</p><p></p><p>O quadro será rígido? Suspensão dianteira? Ou full suspension?</p><p></p><p>Utilizar cubos rolamentados em detrimento dos convencionais com colar de esferas.</p><p></p><p>Lembrar de incluir um cavalete ou descanso no projeto já que objetos de duas rodas normalmente não param em pé sozinhos heheheh...</p><p></p><p>Incluir em seu projeto a confecção de um tanque de combustível com maior capacidade e torneira com reserva (tipo de moto).</p><p></p><p>Lembrar de itens básicos de segurança como farol dianteiro, luz traseira e espelho retrovisor.</p><p></p><p>Um SHIFT KIT e não JackShaft deve funcionar basicamente na seguinte configuração (padrão). </p><p></p><p>Pinhão de 10 dentes do motor conectado a pinhão de 10 dentes na ponta esquerda do eixo.</p><p></p><p>Outro pinhão de 10 dentes na ponta direita do eixo conectado por corrente a uma coroa de 44 dentes "livre". A alteração da relação deve se dar entre a coroa de 44 dentes e o set de pinhões que você escolher para instalar sejam em grupos de 3, 5, 6 ou 7. Câmbio, K7 e corrente indexadas funcionam melhor com o shift kit como passador prefira os do tipo Rapid Fire que são muito mais rápidos do que os convencionais não indexados.</p><p></p><p>Enfim amigo leve tudo em consideração em seu projeto. Assim que tiver um tempo livre (coisa rara ultimamente) terei gosto de fazer o desenho de seu quadro no Bike CAD e fazer os testes de esforço, ruptura, torção e ergonomia mas para isso precisaria de algumas informações como.</p><p></p><p>* Tipo de material a ser usado, </p><p>* Espessura da parede dos tubos, </p><p>* Dimensão dos tubos,</p><p>* Stack,</p><p>* Comprimento do stay de corrente,</p><p>* Ângulo do stay de corrente em relação a horizontal,</p><p>* Altura da caixa de centro,</p><p>* Desnível da caixa de centro,</p><p>* Comprimento do tubo de direção,</p><p>* Centro dianteiro,</p><p></p><p>Com estas informações básicas abasteço o Bike CAD e ele nos informa se o projeto está pronto para a solda...</p><p></p><p>Conte também com o pessoal do Fórum porque aqui tá cheio de Professores Pardais heheheh</p><p></p><p>Forte abraço</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 2500, member: 16"] Olá João Quanto ao quadro o ideal seria desenhá-lo no [B]Bike CAD[/B] que é um software específico para construção de quadros de forma que sua ergonomia bem como resistência fossem testadas pelo software. Motores de 2 tempos vibram e esta vibração, dependendo da fabricação do quadro, do sistema de fixação do motor e principalmente do material e solda utilizados pode levar a rupturas. Algumas considerações: É sabido que os materiais mais indicados são aço 1020, 1040 e Cromoly sendo este o último ligeiramente mais pesado que os anteriores porém muito mais forte a torções e rupturas. Utilizar solda Mig-Tig que por suas características químicas e térmicas não destempera o aço ou o Cromoly no processo de soldagem o que poderia causar ferrugem ou corrosão em um curto período de tempo Definir o tamanho dos aros e pneus tendo em conta o quanto interferirão na relação final de sua motorizada alongando-a ou encurtando-a o que refletirá diretamente sobre o desempenho, consumo, velocidade máxima, capacidade de vencer aclives, estabilidade e até conforto ao superar buracos. Prever suportes para o sistema de freios decidindo por exemplo se serão utilizados V-brakes ou discos. O quadro será rígido? Suspensão dianteira? Ou full suspension? Utilizar cubos rolamentados em detrimento dos convencionais com colar de esferas. Lembrar de incluir um cavalete ou descanso no projeto já que objetos de duas rodas normalmente não param em pé sozinhos heheheh... Incluir em seu projeto a confecção de um tanque de combustível com maior capacidade e torneira com reserva (tipo de moto). Lembrar de itens básicos de segurança como farol dianteiro, luz traseira e espelho retrovisor. Um SHIFT KIT e não JackShaft deve funcionar basicamente na seguinte configuração (padrão). Pinhão de 10 dentes do motor conectado a pinhão de 10 dentes na ponta esquerda do eixo. Outro pinhão de 10 dentes na ponta direita do eixo conectado por corrente a uma coroa de 44 dentes "livre". A alteração da relação deve se dar entre a coroa de 44 dentes e o set de pinhões que você escolher para instalar sejam em grupos de 3, 5, 6 ou 7. Câmbio, K7 e corrente indexadas funcionam melhor com o shift kit como passador prefira os do tipo Rapid Fire que são muito mais rápidos do que os convencionais não indexados. Enfim amigo leve tudo em consideração em seu projeto. Assim que tiver um tempo livre (coisa rara ultimamente) terei gosto de fazer o desenho de seu quadro no Bike CAD e fazer os testes de esforço, ruptura, torção e ergonomia mas para isso precisaria de algumas informações como. * Tipo de material a ser usado, * Espessura da parede dos tubos, * Dimensão dos tubos, * Stack, * Comprimento do stay de corrente, * Ângulo do stay de corrente em relação a horizontal, * Altura da caixa de centro, * Desnível da caixa de centro, * Comprimento do tubo de direção, * Centro dianteiro, Com estas informações básicas abasteço o Bike CAD e ele nos informa se o projeto está pronto para a solda... Conte também com o pessoal do Fórum porque aqui tá cheio de Professores Pardais heheheh Forte abraço [/QUOTE]
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