Decreto sobre bicicletas elétricas

Carlos Mayer

New member
Após polêmica, Rio divulga texto de decreto sobre bicicletas elétricas.

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira (4) o texto do decreto sobre a circulação das bicicletas elétricas na cidade, conforme mostrou o RJTV, nesta sexta-feira (4). O ato deve ser publicado na segunda-feira (7).

A medida ocorre após a polêmica gerada com a apreensão de uma bicicleta elétrica e multa a um ciclista durante uma blitz da Lei Seca, em Copacabana, na Zona Sul da cidade, em 28 de abril.

Normas para as bicicletas elétricas

Nesta sexta, o prefeito Eduardo Paes anunciou pelo Twitter a publicação do decreto com normas para a circulação destas bicicletas. Ele sugere que vai tratar os modelos elétricos como as outras bicicletas.

O texto do decreto que será publicado no Rio equipara as bicicletas elétricas às comuns, desde que o condutor obedeça o limite de velocidade de 20 km por hora e tenha, pelo menos, 16 anos de idade.

O Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu para os modelos elétricos que ultrapassem os 20 km por hora, as mesmas regras dos ciclomotores. Entre essas regras estão a exigência de habilitação especial e o uso de capacete - o que até hoje também não foi regulamentado pelo município.

FONTE: Portal G1

Carlos Mayer

New member
Por mais incrível que pareça Ian dentro de toda esta polêmica envolvendo a apreensão da bicicleta elétrica de um sujeito aqui no Rio nada, nada mesmo foi dito sobre as motorizadas... Parece até que as autoridades nem sabem que elas existem... A nós só resta esperar a poeira abaixar e ver como ficará a legislação para as elétricas pois provavelmente pegaremos carona na lei...

Ian Silva

New member
Pra voce ver como é né?! uma motorizada á combustao anda muuiito mais do que uma eletrica, e sendo assim apresenta muito mais perigo áos pedestres e aos ciclista com biciletas normais.. mas é prefiro desse jeito q está do que fazerem leis, etc e blá blá blá rsrsrsrs
abracos!

Robinson

New member
Pessoal ainda não encontrei com a policia pra sabe se a minha vai presa, aqui e interior de sp ai já viu né sera que alguém ai sabe onde posso enquadrar na lei alais não tenho carta esse e meu medo?se tiver alguma lei ou algo poderia passar

Ian Silva

New member
Bom Robinson, eu sou menor de idade, e sendo assim, não tenho habilitação, e uns tempos atrás (uns 3 meses) eu tava passeando com minha bike, e de repente me deparo com um comando policial enorme e nenhuma moto passava (inclusive conversamos com um cara que estava com uma suzuki daquelas bem grandes e potentes, e a policia também parou ele e fez os mesmos procedimentos que eles fazem com um motoqueiro que possui uma CG qualquer..) Mas na hora que eu vi o comando, na hora eu desliguei o motor e fui pedalando, e só liguei o motor depois de uns 70 metros longe do comando.
Então a minha opinião é o seguinte, é bem difícil a policia parar uma pessoa que esteja guiando uma motorizada, á nao ser que a pessoa tenha muita cara de crianca mesmo, porque aí não seria certo mesmo a policia deixar o sujeito seguir viagem, e também é muito dificil um bandido usar uma bicicleta motorizada para praticar seus delitos, mas mesmo assim nunca é bom abusar né? pois voces sabem como é policial, quando ele não está de bom humor, ele cria caso com a pessoa por causas inadmissiveis, então é isso, se ver um comando, desligue o motor, passe pedalando de boa e nao faca cara de medo pois pode ser pior..
Até logo e qualquer coisa estamos por aí :)