Dá para colocar um 4 tempos nessa bicicleta?

fredvj

New member
Olá galera, tava lendo um tópico de cuidados antes de comprar kits e tudo mais e por isso vim perguntar antes de fazer besteira.

Tenho uma bicicleta de modelo igual a esta: 1281622416_113614914_5-Bicicleta-antiga-Classica-Caloi-Ceci-Rio-Grande-do-Sul-1281622416.jpg
Gostaria de saber se bicicletas simples desse tipo aguentam o "tranco" de um motor(no caso 4 tempos).

Queria saber também quais as diferenças de um 4T para um 2T e se o 4T não precisa fazer a mistura da gasolina c/ óleo.

Se alguem de Porto Alegre ler este tópico também queria saber se a PM ta apreendendo as bicicletas motorizadas ou exigindo algum tipo de carteira.

Abraços, Fredvj

Carlos Mayer

New member
Olá Frevj

A bicicleta que aparece na imagem é muito parecida com a Caloi Ceci. A existência da barra dupla sobre o quadro impossibilita a instalação não só do motor 4 tempos mas também dos motores de 2 tempos já que com este tipo de quadro não será possível instalar nenhum dos kits Bicimoto sem profundas alterações e reforços estruturais. Eliminar estas duas bartras comprometeria a resistência do quadro logo não é recomendada.

O quadro ideal é o modelo Praiano também conhecido pelos nomes de Beach Cruiser e Caiçara. É um quadro barato que se presta a motorização sem que qualquer alteração se faça necessária. Este quadro recebe os kits de 50 e 80cc 2T bem como o de 50cc 4T.

As diferenças são enormes entre os motores de 2 e 4 tempos a começar pela própria denominação os 2T precisam de apenas 2 tempos do cilindro para completar um ciclo completo de admissão, compressão, explosão e escape. Já o 4T como o próprio nome diz precisa de 4 tempos do cilindro para completar o mesmo processo.

No motor 2T (estamos falando de bicicletas motorizadas Ok) não existe cárter e o óleo 2 tempos deve ser misturado à gasolina para que o motor tenha lubrificação. No 4T existe o cárter que abastecido com óleo mineral 10W30 lubrifica as partes baixas e altas do motor com ajuda de uma bomba rotativa. O 4T é abastecido (no tanque) apenas com gasolina comum.

Em termos de desempenho o 4T apresenta torque linear desde a rotações mais baixas e a partida do motor é manual por sistema pull start (cordinha). Já no 2T o torque aparece entre as médias e altas rotações e a partida do motor se dá por tranco, ou seja é necessário pedalar e soltar a manete da embreagem para que o motor ligue.

Qualquer dúvida adicional é só chamar. Forte abraço

Sidney

New member
Que tal uma dessa

attachment.php

Sidney

Carlos Mayer

New member
Sidney conheço este sistema de instalação bem como conheço esta imagem da internet...

Não tenho nada contra exceto pela aparente falta de capricho desta instalação heheheh... Se uma bicicleta feminina é a opção Ok. Lembre-se apenas que com este tipo de montagem o motor ficará numa posição que oferecerá risco de queimadura nas pernas o que não acontece quando está instalado "dentro" do quadro, repare também como o banco está alto afim de afastar o condutor do motor e ainda permitir a fixação da braçadeira do suporte usado para fixar o tanque.

Quanto a um 4T neste tipo de quadro sinceramente eu acho que o centro de gravidade ficaria muito alto o que pode comprometer a dirigibilidade principalmente se levarmos em consideração o maior peso e tamanho do 4T em relação aos 2T. Abç

Última edição:
Pessoal eu tou querendo comprar uma bike pra mim para colocar o motor 4 tempos e eu andei pesquisando pela internet e achei essa
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228450155-bicicleta-beach-bike-caicara-praiana-monte-a-sua--_JM
no mercado livre aí pedi o orçamento dela com as seguintes configurações, cor preta no quadro, no paralama, no cobre corrente e no bagageiro, 18 marchas com o kit shimano, freios v-brake e ela vem com as rodas aro 26 aero.

O orçamento que o vendedor me passou foi de R$ 490,00 mais o frete de R$ 120,00 e eu gostaria de saber a opinião de vocês se compensa eu comprar essa bike, eu moro em Brasília e o vendedor é de São Paulo, talvez por isso o valor meio alto do frete.