Cuidado ao instalar a trava da corrente

Carlos Mayer

New member
Hoje um dos membros de nossa comunidade no Orkut quase sofreu um acidente depois que o elo de emenda da corrente de transmissão abriu e a corrente acabou enroscando dentro da carcaça onde fica o pinhão quebrando um pedaço da mesma e travando com violência a roda traseira.

Por estas e outras é que sempre recomendamos a leitura do manual e muito cuidado e atenção na hora da montagem.

A corrente heavy duty que acompanha o kit tem em média entre 3 e 4 elos a mais que o necessário. Isso se deve ao fato de ser um kit e este kit deve servir para diversos tipos e estilos de quadros. Para unir a corrente existe um elo que é removível como o da imagem abaixo (imagem meramente ilustrativa).
PQAAAPZSo6WoFBaGNRXDV5e-TW2B_L-yWhIzzo-QOm8RmdI-OYCfdFzxmMxAp02_MfUu_lwcvoru4C0M42YJiTUXi9AAm1T1UMKQ-v-8o800eTQrM75XxUmLkOpx.jpg

Este elo facilita a instalação bem como a remoção da corrente para limpeza. A questão é que a trava em forma de um U deve ficar sempre voltada no sentido de rotação do motor como mostra a imagem abaixo (válido para 4 e 2 tempos).

OgAAAOjF0T1ALWCF04gZSNflGhoDg7i7Xsu5pSDSQk1Y9aF3AkU_M7Ia3NHR6e67oeMEWBE_owpbkrN9tB5qyaIHKqMAm1T1UCxYRn78RpZX1IAClL81r5Evt-s_.jpg


Verifique se a trava está instalada de forma correta em sua motorizada.

Mantenha a corrente sempre limpa, lubrificada e devidamente tensionada. Abç
 

Jose Rocha

New member
No caso do meu kit achei a trava original da corrente muito fragil. Por isso substitui por uma trava de corrrente de moto que é muito mais robusta. Em oficinas de motos você encontra essas travas jogadas como material excedente. O mecanico me deus duas e nada cobrou.
 

Carlos Mayer

New member
Não é recomendado este tipo de alteração principalmente se considerarmos que o passo de uma corrente de moto é diferente do passo de uma heavy duty utilizada em bicicletas motorizadas.

Motos utilizam correntes de passo 428mm e 520mm com e sem retentor.

Bicicletas Motorizadas utilizam corrente heavy duty de passo 415mm sem retentor.

Ou seja você instalou na sua corrente um elo trava de passo diferente do resto da corrente.

Quanto à sua afirmação sobre fragilidade ela não procede. Tenho 3 Binas todas equipadas com o elo trava original, uma delas com quase 10.000Km rodados sem qualquer problema.

--------------------------------

Aproveito a ocasião para mencionar que seus dois tópicos postados em LEIAM ANTES DE POSTAR foram apagados e o tópico fechado já que é um tópico justamente sobre instruções de como e onde postar.

Sugiro a leitura atenta antes de postar novamente dos seguintes Tópicos:

REGRAS DO FÓRUM

LEIAM ANTES DE POSTAR
 

lyndell

New member
Possivelmente eu instalei errado a corrente na montagem da minha bicicleta, porque também aconteceu de quebrar este elo e eu acabei por montar novamente a corrente sem esse elo, com martelo e alicate mesmo... Não soltou mais, mas vai ser complicado quando eu precisar tirar também...
 

Rbparente

New member
Preciso de uma ajuda pessoal, sofri um pequeno acidente com minha bina, culpa minha mesmo, os raios e aro não eram lá essas coisas e arrebentaram, o problema é que um dos raios entrou junto com a corrente no pião e a corrente da motorizada 415 abriu, consequentemente perdi o elo que une as duas partes e a trava. A pergunta é, preciso comprar outra corrente inteira ou consigo esse elo "coringa" para unir a que tenho aqui. Estou doido para coloca-la rodando novamente.. Grande abraço!
 

Fernando jp

New member
pra monta a emenda qual a ordem certa? colocar as borrachinhas na peça de emenda depois emenda depois as borrachinhas e depois o grampo ? é essa a ordem de montar ou melhor emendar a corrente ?
 

Ademberd

New member
As suas vieram com borrachinhas? para ser sincero nunca vi com borrachas, o que tem que atentar é o sentido da trava U, a parte aberta da trava, tem que ficar ao oposto do sentido de rotação do motor.
 

Fernando jp

New member
As suas vieram com borrachinhas? para ser sincero nunca vi com borrachas, o que tem que atentar é o sentido da trava U, a parte aberta da trava, tem que ficar ao oposto do sentido de rotação do motor.
é que eu vi na foto no inicio do topico, tem gomo de emenda as 4 borrachinhas e a presilia e o 8 e como nunca fiz isso to na duvida como montar
 

Julio Caezar

New member
Tira uma duvida ademberg, tem como emendar esta corrente sem esta tal peça de emenda, tipo usar um extrator de pino de corrente destes de bike ou mesmo d moto dai depois juntar e colocar diretamente elo com elo sem esta emenda, sempre fiz isso em corrente de bikes e nunca deu zica... Na verdade sempre abria a corrente em locais totalmente diferentes e nunca arrebentou!!!!!
 

Ademberd

New member
Tem sim, só que com extrator de bike, não dá; eu comprei um para motos até 200cc, tive que afinar o pino até que passasse no elo da corrente, sendo que vende um para corrente de mobilette que dá certinho, mas e difícil de achar, procure por extrator de corrente de motos até 428. Na minha eu uso uma emenda, pois se furar o pneu traseiro tenho que soltar a corrente para poder tirar a roda, se for o caso e com esta emenda é bem mais rápido.
 
Top