Cubo Dinamo Shimano

Carlos Mayer

New member
Olá, Carlos

Eu particularmente nunca usei um destes. Pelo simples fato de levar a estampa Shimano imagino que deve ser coisa boa já que a marca é referência em peças e acessórios para bicicletas. A única preocupação com relação a este cubo é o fato de o mesmo gerar apenas 6 Volts - 3 Watts o que deixa a escolha de faróis muito limitada... Quem sabe a própria Shimano fabrique algum especificamente para este cubo? Sim o cubo tem regulador de voltagem embutido (pelo menos é o que diz o anúncio).

Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Não Carlos Silva, não conheço nenhum neste estilo que gere 12 Volts, só mesmo os tradicionais... Procure sim um farol da própria Shimano para este cubo especificamente veja este por exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/...uschmuller-lyt-senso-plus-led-para-dinamo-_JM

Concordo Sapote, mas será que ele encontra esta configuração já montada? A grande maioria de faróis para dínamo do mercado são oferecidos em 12 Volts... Na minha uso lanterna de led a pilhas na dianteira e luz de posicionamento também de Led na traseira. Como uso pilhas recarregáveis vale muito a pena... Mas só para ilustrar meu farol dianteiro por exemplo tem 8 Leds e necessita de 4,5 Volts para funcionar ou seja mais do que o cubo da Shimano gera...

Forte abraço aos amigos

sapote

New member
eu tenho um faro de estos com um dinamo de 6V e 3W, mais estoy vendo de traer de alguna loja china si nao consigo, un lampara LED 6V 3W, ele trae una incandecente de origem
R1298_FAROANTIGUOAPILAS__25436.1331541639.1280.1280.jpg
z_461027_links.jpg

Saudos

Carlos Mayer

New member
Olá, Sapote

Tive um destes instalado em minha 50cc 4 tempos...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82u_yN2lHEbVob-IqbLCY5FffIXl30ODOKF4prNbJPZ8JO9JVCeKCKqyW-E15M1elz8brAA4UrpggjkHAxBhdvELAJtU9VBBt015Sds1vbFMr3gnQdlRl8iYsQ.jpg

E também em uma 50cc 4 tempos montada em uma proposta mais "off road"

PQAAACELshWw4jtjb-aRRwSWDh5N_jYFbquVMChqcvFD127Hp9AbxQCC5qRGL-H0yq0Pe8auEN5iPiAtL7wO_GEZkxQAm1T1UJAdSxmmYce--Iv4_U9dGUglS1lW.jpg

Sabe o que aconteceu com os dois faróis? Tiveram as lâmpadas queimadas quando inadvertidamente passei dos 50 Km/h com os dínamos ligados... Aparentemente o dínamo produz mais e mais energia a medida que a rotação da roda aumenta e com isso "passou" do limite do farol. Originalmente este kits de dínamo e farol são feitos para bicicletas que não passam dos 25 ou 30 Km/h e não para motorizadas que chegam fácil aos 50 - 60 Km/h.

Como te contei em outro post acabei optando pelas lanternas táticas e faróis de Led acionados por pilhas recarregáveis. Forte abraço

UES

New member
Re: Cubo Dinamo Shimano Duvidas????

Ola, tenho muitas ideias sobre o sistema auxiliar da motorizada, uma delas é retificar, filtrar e regular a voltagem da bobina de 6v:

se temos 6v - 3w:
3\6 = 0.500 amperes em 6v.

e se regularmos para 3v teremos quase o dobro de corrente, 1A retirando as variações e perdas na regulagem.

um led de alto brilho gasta 20 miliamperes em 3v, então na teoria poderíamos usar 50 Leds no máximo, existem leds de 1w e poderíamos usar 2 deles, porque cada um carregaria em 333 miliamperes(1A/3v) a corrente da bobina, então deixaríamos uma folga para o sistema

Lembrem-se, é uma teoria. A geração de corrente pela bobina em sua totalidade na rotação máxima, e com as perdas de energia pelo caminho, o sistema nos limita um pouco. Mas mesmo assim a regulagem nos da bastante flexibilidade e também protege mais a bobina contra picos de sobrecarga.

Abraço.

Sttiv

New member
Re: Cubo Dinamo Shimano Duvidas????

Não Carlos Silva, não conheço nenhum neste estilo que gere 12 Volts, só mesmo os tradicionais... Procure sim um farol da própria Shimano para este cubo especificamente veja este por exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/...uschmuller-lyt-senso-plus-led-para-dinamo-_JM

Concordo Sapote, mas será que ele encontra esta configuração já montada? A grande maioria de faróis para dínamo do mercado são oferecidos em 12 Volts... Na minha uso lanterna de led a pilhas na dianteira e luz de posicionamento também de Led na traseira. Como uso pilhas recarregáveis vale muito a pena... Mas só para ilustrar meu farol dianteiro por exemplo tem 8 Leds e necessita de 4,5 Volts para funcionar ou seja mais do que o cubo da Shimano gera...

Forte abraço aos amigos

Amigo Carlos Mayer,

Olhe o que você falou, que o dínamo gera menos do que a tensão do seu farol.
Vou explicar, o dínamo é 6 volts/3W e seu farol é 4,5 volts(3 pilhas de 1,5v), portanto você esta equivocado, a tensão é mais do que suficiente para acender seu leds e sobra.
Um led trabalha com tensões entre 1,6v a 4,5v, acima disso pode queimar. A corrente de um led é na faixa do 50mA, ou seja seu leds(8 no caso) em paralelo não dariam nem meio ampere(50mA x 8 = 0,4A) Seu farol dianteiro pelos dado que passou tensão de 4,5V e corrente de 0,4A, não dá nem 2W.

O dínamo..... 6,0V.........0,5A..........3,0W
Seu farol..... 4,5V.........0,4A..........1,8W

Ainda acha que não serve?
Não só o dínamo serve, como para usar ele no seu farol teria que ligar um resistor(470k) em série para que não sature ou mesmo queime seus leds, devido a tensão estar acima do necessário.

Melhor explicando as características dos leds dependem da cor.

Os parâmetros dos LEDs

If - Corrente funcional
Vf - tensão funcional

Leds vermelhos:
.....If = 15mA
.....Vf = 1,8 Volts

Leds verdes, amarelos, laranja:
.....If = 20 a 25 mA
.....Vf = 2,1 Volts

Leds Azuis e Brancos:

.....If = 15 a 30 mA
.....Vf = 2,8 a 4,2 Volts