corrente da transmissao

Ian Silva

New member
Olá pessoal!
eu precisava q voces me dessem uma forca aqui

o problema é o seguinte..
Quando estou andando com minha bina desengatada(embreada) ou com ela desligada, eu ouco um barulho estranho na corrente quando ela passa pelo pinhao, parece q ela vai travar e as vezes eu realmente sinto até uma leve "travadinha" na bicicleta. eu já verifiquei tudo pra ver se nao tinha nada errado ou desalinhado e aparentemente está tudo certo, e tirei o maximo de gomos possivel da corrente e melhorou um pouco o problema, mas mesmo assim ainda está fazendo barulho, e isso me traz muita inseguranca, pois parece q a roda traseira vai travar e eu vou levar um tombo daqueles, e alem disso, se eu deixar o problema perssistir, vai reduzir drasticamente a vida util da relacao, e eu nao quero isso!

Entao eu peco a ajuda da galera aí e peco q vcs me contem se já aconteceu isso com voces e se é normal isso, e se nao for, por favor, me digam o q eu tenho q fazer pra solucionar o problema, pois do jeito q está, eu nao tenho confianca em andar nela!

Desde já muito obrigado á quem me ajudar nesse problema, e o que eu puder ajudar, pode ter certeza q eu farei o possivel ;)

até mais

abracos!!
 

Carlos Mayer

New member
Ian dependendo do quão inclinado o motor foi instalado no quadro existe sim a possibilidade da corrente de transmissão raspar dentro da tampa que recobre o pinhão.

Para verificar se é o que está acontecendo com a sua basta soltar o cabo de embreagem da alavanca do acionador, soltar os 3 parafusos que prendem a tampa do pinhão e verificar se a tampa apresenta marcas de "raspado" por dentro. Com a minha 50cc 2T isso não aconteceu mas já vi acontecer em algumas instalações. Aproveite quando a tampa estiver aberta para engraxar o pino que fica no centro do pinhão já que ele (se estiver seco) também pode se tornar fonte de barulhos e chiados.

Se não resolver o problema com estas dicas é só falar Ok. Abç
 

Ian Silva

New member
olá carlos!

obrigado pela resposta

há uns 2 dias atrás, eu tirei essa tampa pra ver se estava acontecendo alguma coisa lá dentro (e aproveitei e já engraxei esse pino, pois estava praticamente seco) e realmente a corrente esta raspando nessa tampa, mas eu nem pensei q isso era motivo para tal.
Mas eaí, eu posso dar uma esmerilhada na parte em q a corrente está raspando ou devo fazer outra coisa?
ah, e realmente a instalacao do motor ficou bastante inclinada, pois como a minha bike é daquele quadros normais (a minha é uma caloi aspen) eu acho q nao tem outro jeito de montar, mas aproveitando o assunto, tem jeito de eu colocar o motor numa posicao menos inclinada?

abracos!
 

OswalTech

New member
Cara, tente usar entre o motor e o quadro borrachas e tente molda-las nestes locais. imagine aqueles causo de motor de carro? seria + ou - isso. c tb pode usar pneus usados... enfim use esse material, para compensar o espaço que falta na hora de deixar o motor menos inclinado. tb ajudará para diminuir a vibração do motor no quadro; assim como tb é legal usar uma boracha fina flexivel naquele vao do tanque com o quadro tb para diminuir o som de "resonância", pois a medida que o tanque vai ficando vázio vai emitindo som do motor com o quadro. não se preoculpe se o coletor de ar estiver quase ou enconstando no quadro. o mais importante é que vc consiga deixar o motor menos inclinado possível. Ou vá pra um torneiro mecânico ou serralheiro e peça para modificar o tubo inferior do seu quadro: boleando-o ou esticando-o. enfim o que fique melhor pra vc.
espero ter ajudado.

Abraços. e Salve Bit´s.
 
Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Pode usar uma retífica do tipo Dremel ou mesmo um esmeril e desbastar ligeiramente a tampa onde a corrente de transmissão raspa. Já precisei fazer isso em algumas motorizadas que montei e bastou desbastar para parar de raspar... Tire uma foto de sua motorizada de lado se puder para que possamos avaliar se é melhor mexer na instalação do motor ou deixar como está Ok. Forte abraço
 
Boa noite !!!
Este é meu 2 motor 80 cc que instalo na mesma bike !!!
Abri a tampa onde fica o pinhão e realmente está raspando .
Gostaria de saber se eu deixar elle raspar até para o barulho prajudica em alguma coisa???
A corrente está normal , o ponto de onde está raspando é muito pequeno, acho que não preciso esmerilhar!!!!
 

Ian Silva

New member
Com o tempo, a corrente parou de raspar nessa parte da carcaça do motor, hoje em dia, eu só ouço o barulho da corrente passando naquele esticador..
 

Zoinho321

New member
Minha 48cc 2t .. também está raspando na tampa do pinhão mais notei q a corrente pula no pinhão fazendo barulho insuportável e insegurança parece q vai escapar.fiz um vídeo. Vou mandar link
 
Top