Correia dentada ou de borracha

rodrigovedana

New member
Oi pessoal! Motorizei uma bicicleta tipo barra circular, e tenho tido problemas com o esticador de correia. Ja pensei em encurtar a correia e tirar o esticador. Mas, já ouvi relatos de que a correia fica escapando. Atualmente, ando pensando em adaptar um aro menor na roda traseira pra deixar tipo uma Whizzer, como na foto em anexo.
bicimotor 1.jpg
Então, gostaria de saber se alguém já fez e sabe e dar alguma informação ou se há alguma ideia melhor.
Desde já, obrigado!
 

Carlos Mayer

New member
Seu motor ainda está na garantia? Se estiver sugiro que não faça alterações na transmissão pois terá sua garantia cancelada.

Caso não esteja mais na garantia... O que posso te dizer sobre transmissões é que o negócio é muito mais complicado do que parece. Não é simplesmente instalar um "aro" na roda traseira e conectá-lo ao motor com uma correia. Existem cálculos que devem ser feitos afim de que seja mantida a relação original ou o mais próximo possível da original.

Se o que você chama de "aro" for grande demais o motor chegará muito rápido ao seu limite máximo de giros em velocidade muito baixa.

Se o que você chama de "aro" for pequeno demais forçará a embreagem nas arrancadas e perderá muito da capacidade de vencer aclives.

A Whizzer foi projetada assim. E mesmo ela possui uma polia tripla na parte do motor onde é possível (movendo-se a correia) selecionar relação curta, média e longa...

Boa sorte no seu projeto.
 

rodrigovedana

New member
Já saiu da garantia.
Eu não tenho medo de experimentar. Eu encurtei a correia e não está dando problemas. Então por enquanto deixarei assim. Claro que como o motor é novo tenho que pedalar bastante pra arrancar. Agora tenho que Resolver outras coisas. O de sempre, lenta e afogador.
Obrigado por responder mestre!
Abração!
 

FernandoBSB

New member
Alguém mais anima para esse projeto?
Acho que correia dentada iria diminuir muito o barulho da corrente.
Meu motor já está fora da garantia e estou afim de substituir por polias e correia dentada.

Alguem conhece um colega que saiba como calcular para essa alteração?
 

Carlos Mayer

New member
A idéia me interessa também Fernando...

Tenho uma 50cc 4 tempos equipada com transmissão T-Belt - correia de borracha e a suavidade do sistema é impressionante. Muitos questionam a durabilidade das correias de borracha mas pode acreditar que são extremamente resistentes tanto que equipam grande parte dos modelos Harley Davidson...

O primeiro passo em se tratando de utilizar uma correia com polias em kits de 2 tempos seria solucionarmos a transmissão primária ou como conectaríamos o pinhão de 10 dentes com a 1ª polia. Não é possível eliminar este pinhão já que ele está fixado ao eixo da embreagem e no seu miolo está o pino de acionamento da embreagem...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uGM49sulo2NyA0fnK_6EcI9DRMdpt41tJUMbCLYemhw6vhdlF_keP8HXloEhg-rWkXP2AsJjwW4sQlcRkn8VjDAJtU9VCc3kwKe0QiGy6g2u4L4wpkfcO6Hw.jpg


Quem sabe uma corrente mais curta, saindo do pinhão original e se conectando a outro pinhão de 10 dentes afixado em uma polia? E esta polia (menor) ligada por uma correia de borracha a polia maior situada na roda traseira?

Ou ainda encomendar a um torneiro uma pequena polia que coubesse dentro do compartimento do pinhão original e fosse conectada diretamente ao eixo da embreagem?

Possível com certeza é. O artigo que passeio o link é de suma importância já que nos fornece as instruções necessárias aos cálculos de diâmetro das polias em função da rotação desejada... O ideal é que ficasse na mesma base do 10 x 44 do kit ou quem sabe 10 x 50 para mais torque?

Vamos lá... Colocar a cabeça para funcionar heheheh... Forte abraço
 

FernandoBSB

New member
kkkkk! Vamos!

Seguinte Carlos....
Estou em contato com uma empresa que faz polias sincronizadas sob medida.
Por sinal, o rapaz que recebeu meu email é muito atencioso e informei sobre este projeto.
Relatei a ele como funciona originalmente a transmissão do motor.

Ele me recomendou o seguinte:
1 Polia sincronizada 16-8M-30/6F
1 Polia sicronizada 80-80M-30/6FF
1 Correia sincronizada 1344-S8M BTS 30.00

*Não sei sobre essas especificações.

O valor total dessa brincadeira ficaria por cerca de $330,00 reais.

Modelo das polias: WP_20140114_002.jpgWP_20140114_003.jpg

No olho, acho que essa polias são largas para caber no lugar do pinhão de 10 dentes, que é a peça que aciona a embreagem, não fecharia e a polia traseira também acho larga para encaixar no garfo traseiro.

Sobre o encaixe das duas polias, levaria num torneiro e pediria que fizesse o furo de acordo com o das peças originais.

A correia dentada seria de tamanhos específicos em cada caso, pois deve-se medir a distância entre os dois eixos do pinhão e da coroa para calcular o tamanho da correia dentada sincronizada para cada modelo de bicicleta.

Grande Abraço!
 
Última edição:

FernandoBSB

New member
Galera...

Estava pensando aqui...
Será que daria para somente substituir a corrente por uma correia sob medida?
Calculando:
Passo de 13mm;
Largura de 10mm;
E o comprimento de acordo com a distância entre os eixos de cada modelo de bicicleta.

Será?

Abraço
 

Fernando jp

New member
a correia seria dentada ? mas ai no caso teria que ter um largura perto da corrente original se não a embreagem tera que se fazer adaptações na tampa e ainda no espaço do garfo trazeiro pra caber o carreia, fora que tem que ver a resistencia de tração o qual não leve, pois na hora de ligar o motor da um tranco forte no sistema, como num carro da um trando !! estou falando pois no meu sistema o motor fixado apenas com as presilhas no quadro não estão dando conta, pois o motor esta se deslocando e se não fixar o esticador de corrente bem firme na hora de ligar o mesmo sai da regulagem !!! coisa eu calculo uma forças de +- uns 50 a 60 kg posso tar errado na carga mas acho que seria isso, força pra virar o motor sem acionar a embreagem + carga de tranco

Nelsom considere isso forças atuando no sistema nos 2 sentido de tração na hora de ligar e outro depois no sentido inverso da tração apos o motor ligar

não sei se vc sabe mas pra ligar o 2t sem embreagem centrifuga o que usa a partida a cordinha, liga no tranco o qual a coroa no eixo trazeiro vai puxar a corrente do motor pra traz, e quando o motor estiveer ligado vai puxar da coroa do eixo trazeiro para o motor e ainda um porem alem de dar tranco o sistema tem que aguentar a tração do peso da bike do sistema do motor e mais o passageiro !!!
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Fernando,
A largura da correia seria de aproximadamente 20 mm. Quanto ao tranco, terei que colocar 2 sistemas que absorvam isso. Tipo esticadores com mola.
O sistema de transmissão por Correia existe no site da Gates. Vendem polias e correias para bicicletas. Depois te passo o endereço do site. Não tenho todas as informações porque não tenho a bicicleta motorizada. Sou apenas um curioso destas bikes. Sou projetista mecânico industrial.:cool:
 
Última edição:

FernandoBSB

New member
Sim Nelson...
Já vi esse sistema de bike.
Se tivesse uma loja dessa por aqui eu investia no projeto.
O problema é que não vendo o produto olho a olho não da pra prosseguir com o projeto, pois são produtos caros né, não da pra arriscar assim.
Mas olhando o site acho q daria certo eim?!?!
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Fernando
Tenho o conhecimento tecnico para finalizar o projeto mas não tenho a bike pa tirar medidas e dados. Ficar te perguntando toda hora seria muita perda de tempo para ambos. Mas se estiver disposto, posso levar em frente com sua ajuda. Para não ficarmos enchendo o forum, vamos fazer a comunicação no privado. Para o pessoal que está lendo, logo que tiver finalizado, postarei neste fórum. :cool:
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Fernando Jp / FernandoBSB
Dar continuidade a este projeto sem a bike será difícil, então, voltarei neste assunto somente depois de adquirir uma motorizada. Agora estou inclinado a comprar um 4T.
Fev/15.:cool:
 

SBP

New member
Fernando Jp / FernandoBSB
Dar continuidade a este projeto sem a bike será difícil, então, voltarei neste assunto somente depois de adquirir uma motorizada. Agora estou inclinado a comprar um 4T.
Fev/15.:cool:

Dúvida cruel Nelson :confused:
Estará bem servido com qualquer uma das opções, e o pior, sempre ficará pensando como teria sido com a outra opção :D
De qualquer maneira, se resolver comprar o 4t, uma das coisas mais trabalhosas que existe é trocar o óleo do cárter. É um pé no s*, pois o bujão para drenagem é virado para o lado, e o quadro da bike irá te atrapalhar.. Não sei se conhece o tópico mas já foram postadas algumas soluções aqui mesmo no fórum:
http://bicicletamotorizada.net/thre...o-da-bicimoto-4-tempos?highlight=troca+%F3leo
Por enquanto considero o problema resolvido pra mim. Deixei a mangueira bem curta, só pra conduzir mesmo o óleo e não interferir no volume..
Tem também esta opção aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=4e1SBVbZWPk
Eu particularmente não consegui dessa maneira do vídeo, mas pode ser que outros se dêm bem..
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
SBP
É verdade, ficarei sempre pensando que a outra opção poderia ser melhor. A vida sempre nos leva a escolher.
Se o problema é a troca do óleo, então tá fácil. Talvez 2 vezes ao ano. Se fosse toda semana......
Não me lembro qual era o seu sistema mas imagino que vc tenha colocado uma mangueira no furo do cárter. É isso ?
Pois é, nós somos brasileiros e a gente sempre dá um jeitinho.
 


Escreva sua resposta ...
Top