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MECÂNICA GERAL
Motor 2 tempos
Consulta aos donos de motores 2T e 50 cilindradas.
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<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 2876" data-attributes="member: 16"><p>Olá Budget</p><p></p><p>Vamos às suas perguntas...</p><p></p><p><span style="color: #333333"><strong>1 - Quem no fórum possui e usa diáriamente uma motorizada de 50cc 2 tempos?</strong></span></p><p><span style="color: #333333"></span></p><p>Eu tenho uma Bicimoto 50cc. Usei-a diariamente por 2 anos até que adquiri uma Bicimoto 4 tempos e ai intercalava o uso entre as duas.</p><p></p><p><span style="color: #333333"><strong>2 - O que teria de informar sobre potência, capacidade de vencer subidas, facilidade de partida, nível de vibração e velocidade final?</strong></span></p><p><span style="color: #333333"></span></p><p>A diferença de potência entre as duas não é tão significativa já que a diferença em termos de centimetragem cúbica real é pequena 49cc para a 50cc e 66cc para a 80cc. Logo estamos falando de apenas 17cc de "vantagem" para uma "80cc".</p><p></p><p>Niterói não é famosa por suas subidas/ladeiras, mas nunca tive problemas nas que subi. Raras vezes precisei ajudar no pedal. Mais para poupar o motor de esforço desnecessário do que necessidade. Quanto a partida não tenho dúvidas de que o 50cc liga muito mais rápido e fácil do que o 80cc. Como tem menor deslocamento e menor taxa de compressão é muito mais fácil colocá-lo em funcionamento e mante-lo funcionando. A vibração produzida também é menor e a velocidade máxima deve ficar uns 5 ou 6 Km/h abaixo da máxima de um 80cc.</p><p></p><p><span style="color: #333333"><strong>3 - Conviveram com algum tipo de problema antes e durante o período de amaciamento?</strong></span></p><p><span style="color: #333333"></span></p><p>Não. Segui a risca o amaciamento, a quantidade indicada de óleo 2 tempos e poupei o motor ao máximo nos primeiros 500Km. Credito a durabilidade de meu 50cc ao capricho de seu amaciamento. A única alteração que fiz neste período foi trocar a vela <strong>Z8C</strong> original do kit por uma <strong>NGK B5HS</strong> logo na primeira semana de uso, instalei um filtro de combustível na linha e lavei o tanque antes do primeiro abastecimento. No mais um ou dois ajustes na transmissão.</p><p></p><p><span style="color: #333333"><strong>4 - Tiveram dificuldades em estabelecer a mistura correta, tipo de vela ou algum defeito?</strong></span></p><p><span style="color: #333333"></span></p><p>Mantive a mistura como veio de fábrica (no 3º sulco) durante quase 600Km pois mesmo depois de amaciada e com a redução do óleo 2 tempos misturado à gasolina ainda ligava fácil e o motor trabalhava limpo e sem engasgos em todas as faixas de giro. Segui a máxima "em time que está ganhando não se mexe".</p><p></p><p>A vela como disse foi trocada. A troca se deveu por conhecer a qualidade e a durabilidade da NGK que de cara proporcionou partidas ainda mais rápidas e melhorou o consumo.</p><p></p><p>Lá pelos 1.000Km não consegui ligar o 50cc pela primeira vez. Motivo? Entupimento do carburador. O filtro simplesmente não aguentou os 1.000 Km que achei que ele aguentaria. desde então passei a trocá-lo de 500 em 500 Km e nunca mais tive qualquer problema com o carburador</p><p></p><p><span style="color: #333333"><strong>5 - Como você classificaria a confiabilidade deste motor?</strong></span></p><p><span style="color: #333333"></span></p><p>Extremamente confiável. Está comigo a quase 4 anos e muito próximo de 20.000Km rodados. Neste período troquei os pads de embreagem uma vez, vela de ignição 6 vezes e as juntas das tampas laterais esquerda e direita. O motor até hoje não foi descarbonizado.</p><p></p><p><strong><span style="color: #333333">6 - Algum de vocês já conseguiu estabelecer um comparativo de potência com uma outra de 80cc?</span></strong></p><p><strong><span style="color: #333333"></span></strong></p><p><strong><span style="color: #333333"></span></strong><span style="color: #333333">Já andei lado a lado com uma 80cc (percurso de uns 50 ou 60Km) percebi na ocasião que a única vantagem ficava nas arrancadas quando a 80cc saia mais rapidamente sendo alcançada logo em seguida. Em longas retas a 80cc a cada Km rodado ganhava alguns metros em função da maior velocidade final mas sinceramente nada impressionante. Em todas as subidas do caminho o desempenho das duas se equiparou sem grande vantagem para uma ou outra...</span></p><p><span style="color: #333333"></span></p><p><span style="color: #333333"><strong>Considerações finais...</strong></span></p><p><span style="color: #333333"></span></p><p><span style="color: #333333">Optei pela motorização de 50cc 2 tempos por achar mais compatível com a proposta de uma bicicleta motorizada. Eu queria andar de bicicleta sem pedalar e não torná-la um bólido. O tempo mostrou que minha escolha foi acertada. Durabilidade, baixa manutenção e ótimas médias entre 58 e 65Km/l durante todos estes anos.</span></p><p><span style="color: #333333"></span></p><p><span style="color: #333333">Finalizando. Se levarmos em conta que os motores compartilham toda a parte inferior (bloco, biela, embreagem, pinhão, rolamentos e retentores, magneto e engrenagens) não vejo real vantagem na aquisição de um 80cc. Acredito até que a maior compressão exercida pelo motor de 80cc no bloco (fora os maus tratos) seja a responsável por algumas das quebras que os proprietários destes motores sofrem. </span></p><p><span style="color: #333333"></span></p><p><span style="color: #333333">Se você busca tranquilidade, suavidade e economia de combustível fique com um 50cc 2 tempos.</span></p><p><span style="color: #333333"></span></p><p><span style="color: #333333">Forte abraço</span></p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 2876, member: 16"] Olá Budget Vamos às suas perguntas... [COLOR=#333333][B]1 - Quem no fórum possui e usa diáriamente uma motorizada de 50cc 2 tempos?[/B] [/COLOR] Eu tenho uma Bicimoto 50cc. Usei-a diariamente por 2 anos até que adquiri uma Bicimoto 4 tempos e ai intercalava o uso entre as duas. [COLOR=#333333][B]2 - O que teria de informar sobre potência, capacidade de vencer subidas, facilidade de partida, nível de vibração e velocidade final?[/B] [/COLOR] A diferença de potência entre as duas não é tão significativa já que a diferença em termos de centimetragem cúbica real é pequena 49cc para a 50cc e 66cc para a 80cc. Logo estamos falando de apenas 17cc de "vantagem" para uma "80cc". Niterói não é famosa por suas subidas/ladeiras, mas nunca tive problemas nas que subi. Raras vezes precisei ajudar no pedal. Mais para poupar o motor de esforço desnecessário do que necessidade. Quanto a partida não tenho dúvidas de que o 50cc liga muito mais rápido e fácil do que o 80cc. Como tem menor deslocamento e menor taxa de compressão é muito mais fácil colocá-lo em funcionamento e mante-lo funcionando. A vibração produzida também é menor e a velocidade máxima deve ficar uns 5 ou 6 Km/h abaixo da máxima de um 80cc. [COLOR=#333333][B]3 - Conviveram com algum tipo de problema antes e durante o período de amaciamento?[/B] [/COLOR] Não. Segui a risca o amaciamento, a quantidade indicada de óleo 2 tempos e poupei o motor ao máximo nos primeiros 500Km. Credito a durabilidade de meu 50cc ao capricho de seu amaciamento. A única alteração que fiz neste período foi trocar a vela [B]Z8C[/B] original do kit por uma [B]NGK B5HS[/B] logo na primeira semana de uso, instalei um filtro de combustível na linha e lavei o tanque antes do primeiro abastecimento. No mais um ou dois ajustes na transmissão. [COLOR=#333333][B]4 - Tiveram dificuldades em estabelecer a mistura correta, tipo de vela ou algum defeito?[/B] [/COLOR] Mantive a mistura como veio de fábrica (no 3º sulco) durante quase 600Km pois mesmo depois de amaciada e com a redução do óleo 2 tempos misturado à gasolina ainda ligava fácil e o motor trabalhava limpo e sem engasgos em todas as faixas de giro. Segui a máxima "em time que está ganhando não se mexe". A vela como disse foi trocada. A troca se deveu por conhecer a qualidade e a durabilidade da NGK que de cara proporcionou partidas ainda mais rápidas e melhorou o consumo. Lá pelos 1.000Km não consegui ligar o 50cc pela primeira vez. Motivo? Entupimento do carburador. O filtro simplesmente não aguentou os 1.000 Km que achei que ele aguentaria. desde então passei a trocá-lo de 500 em 500 Km e nunca mais tive qualquer problema com o carburador [COLOR=#333333][B]5 - Como você classificaria a confiabilidade deste motor?[/B] [/COLOR] Extremamente confiável. Está comigo a quase 4 anos e muito próximo de 20.000Km rodados. Neste período troquei os pads de embreagem uma vez, vela de ignição 6 vezes e as juntas das tampas laterais esquerda e direita. O motor até hoje não foi descarbonizado. [B][COLOR=#333333]6 - Algum de vocês já conseguiu estabelecer um comparativo de potência com uma outra de 80cc? [/COLOR][/B][COLOR=#333333]Já andei lado a lado com uma 80cc (percurso de uns 50 ou 60Km) percebi na ocasião que a única vantagem ficava nas arrancadas quando a 80cc saia mais rapidamente sendo alcançada logo em seguida. Em longas retas a 80cc a cada Km rodado ganhava alguns metros em função da maior velocidade final mas sinceramente nada impressionante. Em todas as subidas do caminho o desempenho das duas se equiparou sem grande vantagem para uma ou outra... [B]Considerações finais...[/B] Optei pela motorização de 50cc 2 tempos por achar mais compatível com a proposta de uma bicicleta motorizada. Eu queria andar de bicicleta sem pedalar e não torná-la um bólido. O tempo mostrou que minha escolha foi acertada. Durabilidade, baixa manutenção e ótimas médias entre 58 e 65Km/l durante todos estes anos. Finalizando. Se levarmos em conta que os motores compartilham toda a parte inferior (bloco, biela, embreagem, pinhão, rolamentos e retentores, magneto e engrenagens) não vejo real vantagem na aquisição de um 80cc. Acredito até que a maior compressão exercida pelo motor de 80cc no bloco (fora os maus tratos) seja a responsável por algumas das quebras que os proprietários destes motores sofrem. Se você busca tranquilidade, suavidade e economia de combustível fique com um 50cc 2 tempos. Forte abraço[/COLOR] [/QUOTE]
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