Olá Budget
Vamos às suas perguntas...
1 - Quem no fórum possui e usa diáriamente uma motorizada de 50cc 2 tempos?
Eu tenho uma Bicimoto 50cc. Usei-a diariamente por 2 anos até que adquiri uma Bicimoto 4 tempos e ai intercalava o uso entre as duas.
2 - O que teria de informar sobre potência, capacidade de vencer subidas, facilidade de partida, nível de vibração e velocidade final?
A diferença de potência entre as duas não é tão significativa já que a diferença em termos de centimetragem cúbica real é pequena 49cc para a 50cc e 66cc para a 80cc. Logo estamos falando de apenas 17cc de "vantagem" para uma "80cc".
Niterói não é famosa por suas subidas/ladeiras, mas nunca tive problemas nas que subi. Raras vezes precisei ajudar no pedal. Mais para poupar o motor de esforço desnecessário do que necessidade. Quanto a partida não tenho dúvidas de que o 50cc liga muito mais rápido e fácil do que o 80cc. Como tem menor deslocamento e menor taxa de compressão é muito mais fácil colocá-lo em funcionamento e mante-lo funcionando. A vibração produzida também é menor e a velocidade máxima deve ficar uns 5 ou 6 Km/h abaixo da máxima de um 80cc.
3 - Conviveram com algum tipo de problema antes e durante o período de amaciamento?
Não. Segui a risca o amaciamento, a quantidade indicada de óleo 2 tempos e poupei o motor ao máximo nos primeiros 500Km. Credito a durabilidade de meu 50cc ao capricho de seu amaciamento. A única alteração que fiz neste período foi trocar a vela Z8C original do kit por uma NGK B5HS logo na primeira semana de uso, instalei um filtro de combustível na linha e lavei o tanque antes do primeiro abastecimento. No mais um ou dois ajustes na transmissão.
4 - Tiveram dificuldades em estabelecer a mistura correta, tipo de vela ou algum defeito?
Mantive a mistura como veio de fábrica (no 3º sulco) durante quase 600Km pois mesmo depois de amaciada e com a redução do óleo 2 tempos misturado à gasolina ainda ligava fácil e o motor trabalhava limpo e sem engasgos em todas as faixas de giro. Segui a máxima "em time que está ganhando não se mexe".
A vela como disse foi trocada. A troca se deveu por conhecer a qualidade e a durabilidade da NGK que de cara proporcionou partidas ainda mais rápidas e melhorou o consumo.
Lá pelos 1.000Km não consegui ligar o 50cc pela primeira vez. Motivo? Entupimento do carburador. O filtro simplesmente não aguentou os 1.000 Km que achei que ele aguentaria. desde então passei a trocá-lo de 500 em 500 Km e nunca mais tive qualquer problema com o carburador
5 - Como você classificaria a confiabilidade deste motor?
Extremamente confiável. Está comigo a quase 4 anos e muito próximo de 20.000Km rodados. Neste período troquei os pads de embreagem uma vez, vela de ignição 6 vezes e as juntas das tampas laterais esquerda e direita. O motor até hoje não foi descarbonizado.
6 - Algum de vocês já conseguiu estabelecer um comparativo de potência com uma outra de 80cc?
Já andei lado a lado com uma 80cc (percurso de uns 50 ou 60Km) percebi na ocasião que a única vantagem ficava nas arrancadas quando a 80cc saia mais rapidamente sendo alcançada logo em seguida. Em longas retas a 80cc a cada Km rodado ganhava alguns metros em função da maior velocidade final mas sinceramente nada impressionante. Em todas as subidas do caminho o desempenho das duas se equiparou sem grande vantagem para uma ou outra...
Considerações finais...
Optei pela motorização de 50cc 2 tempos por achar mais compatível com a proposta de uma bicicleta motorizada. Eu queria andar de bicicleta sem pedalar e não torná-la um bólido. O tempo mostrou que minha escolha foi acertada. Durabilidade, baixa manutenção e ótimas médias entre 58 e 65Km/l durante todos estes anos.
Finalizando. Se levarmos em conta que os motores compartilham toda a parte inferior (bloco, biela, embreagem, pinhão, rolamentos e retentores, magneto e engrenagens) não vejo real vantagem na aquisição de um 80cc. Acredito até que a maior compressão exercida pelo motor de 80cc no bloco (fora os maus tratos) seja a responsável por algumas das quebras que os proprietários destes motores sofrem.
Se você busca tranquilidade, suavidade e economia de combustível fique com um 50cc 2 tempos.
Forte abraço