Consulta aos donos de motores 2T e 50 cilindradas.

budget100

New member
Este e.mail serve de consulta aos proprietários de motorizadas 2T e 50 cilindradas.

Estou iniciando um novo projeto de motorizada. Utilizarei um quadro de marca consagrada, muito antigo e aparentemente mais delicado.
Além das coisas que junto para seem instaladas, penso em colocar um motor de 50cc por achá-lo qe poderá ser mais dócil no quadro a ser usado. Assim, consulto aos amigos sobre dúvidas que tenho?

1 - Quem no fórum possui e usa diáriamente uma motorizada de 50cc 2 tempos?
2 - O que teria de informar sobre potência, capacidade de vencer subidas, facilidade de partida, nível de vibração e velocidade final?
3 - Conviveram com algum tipo de problema antes e durante o período de amaciamento?
4 - Tiveram dificuldades em estabelecer a mistura correta, tipo de vela ou algum defeito?
5 - Como você classificaria a confiabilidade deste motor?
6 - Algum de vocês já conseguiu estabelecer um comparativo de potência com uma outra de 80cc?

Agradeço aos amigos proprietários de 50cc a ajuda para o esclarecimento destas questões. Um forte abraço.

carlosak

New member
olá Budget100

Bom eu tenho um motor 80cc (66cc) sei que esse topico eh para 50cc mais gosto de opinar tbm ...kkkk

1 - eu uso a minha 80cc todos os dia eu trabalho com ela

2 - a potencia não tenho nada a reclamar muito boa mesmo,vencer subidas nossa sem comentarios,fiquei de boca aberta como tem força,subi um morro que eu jurava que ia ter que ajudar,no começo apanhava pra pegar agora so 1 ou 2 pedaladas ja pega muito facil,vibra bastante principalmente quando chego nos 40km/h,velocidade final vou ficar devendo como vibra muito nos 40km/h não tenho corage de colocar mais nela mais tem bastante espaço pra acelerar mais acredito que uns 50,55 km/h deve chegar.

3 - Tive bastante problema para acertar o ponto da agulha,afogava muito com excesso de gasolina,agora eh so alegria foi o meu melhor investimento.

4 - como mencionado acima tive com a agulha,a vela ficava muito molhada com gasolina,mais agora todo ok.

5 - OTIMO

6 - fico devendo,ja que eu tenho uma de 80cc.

Desculpa ai pelo intruso,mais gosto de participar aqui no forum,expor sobre minhas experencias..

abraços

Última edição por um moderador:

budget100

New member
Olá Carlosak. Li seu depoimento. Obrigado.

Creio estar chegando à conclusão que buscava. Irei montar a bicicleta com um motor de 50cc 2 tempos. Afinal, mesmo depois de minha pergunta, nenhum relato de insatisfação foi colocado e nenhum problema foi relatado. Ou, não há 50cc no fórum que esteja funcionando......hum, apareceu a dúvida outra vez...

Carlos Mayer

New member
Olá Budget

Vamos às suas perguntas...

1 - Quem no fórum possui e usa diáriamente uma motorizada de 50cc 2 tempos?

Eu tenho uma Bicimoto 50cc. Usei-a diariamente por 2 anos até que adquiri uma Bicimoto 4 tempos e ai intercalava o uso entre as duas.

2 - O que teria de informar sobre potência, capacidade de vencer subidas, facilidade de partida, nível de vibração e velocidade final?

A diferença de potência entre as duas não é tão significativa já que a diferença em termos de centimetragem cúbica real é pequena 49cc para a 50cc e 66cc para a 80cc. Logo estamos falando de apenas 17cc de "vantagem" para uma "80cc".

Niterói não é famosa por suas subidas/ladeiras, mas nunca tive problemas nas que subi. Raras vezes precisei ajudar no pedal. Mais para poupar o motor de esforço desnecessário do que necessidade. Quanto a partida não tenho dúvidas de que o 50cc liga muito mais rápido e fácil do que o 80cc. Como tem menor deslocamento e menor taxa de compressão é muito mais fácil colocá-lo em funcionamento e mante-lo funcionando. A vibração produzida também é menor e a velocidade máxima deve ficar uns 5 ou 6 Km/h abaixo da máxima de um 80cc.

3 - Conviveram com algum tipo de problema antes e durante o período de amaciamento?

Não. Segui a risca o amaciamento, a quantidade indicada de óleo 2 tempos e poupei o motor ao máximo nos primeiros 500Km. Credito a durabilidade de meu 50cc ao capricho de seu amaciamento. A única alteração que fiz neste período foi trocar a vela Z8C original do kit por uma NGK B5HS logo na primeira semana de uso, instalei um filtro de combustível na linha e lavei o tanque antes do primeiro abastecimento. No mais um ou dois ajustes na transmissão.

4 - Tiveram dificuldades em estabelecer a mistura correta, tipo de vela ou algum defeito?

Mantive a mistura como veio de fábrica (no 3º sulco) durante quase 600Km pois mesmo depois de amaciada e com a redução do óleo 2 tempos misturado à gasolina ainda ligava fácil e o motor trabalhava limpo e sem engasgos em todas as faixas de giro. Segui a máxima "em time que está ganhando não se mexe".

A vela como disse foi trocada. A troca se deveu por conhecer a qualidade e a durabilidade da NGK que de cara proporcionou partidas ainda mais rápidas e melhorou o consumo.

Lá pelos 1.000Km não consegui ligar o 50cc pela primeira vez. Motivo? Entupimento do carburador. O filtro simplesmente não aguentou os 1.000 Km que achei que ele aguentaria. desde então passei a trocá-lo de 500 em 500 Km e nunca mais tive qualquer problema com o carburador

5 - Como você classificaria a confiabilidade deste motor?

Extremamente confiável. Está comigo a quase 4 anos e muito próximo de 20.000Km rodados. Neste período troquei os pads de embreagem uma vez, vela de ignição 6 vezes e as juntas das tampas laterais esquerda e direita. O motor até hoje não foi descarbonizado.

6 - Algum de vocês já conseguiu estabelecer um comparativo de potência com uma outra de 80cc?

Já andei lado a lado com uma 80cc (percurso de uns 50 ou 60Km) percebi na ocasião que a única vantagem ficava nas arrancadas quando a 80cc saia mais rapidamente sendo alcançada logo em seguida. Em longas retas a 80cc a cada Km rodado ganhava alguns metros em função da maior velocidade final mas sinceramente nada impressionante. Em todas as subidas do caminho o desempenho das duas se equiparou sem grande vantagem para uma ou outra...

Considerações finais...

Optei pela motorização de 50cc 2 tempos por achar mais compatível com a proposta de uma bicicleta motorizada. Eu queria andar de bicicleta sem pedalar e não torná-la um bólido. O tempo mostrou que minha escolha foi acertada. Durabilidade, baixa manutenção e ótimas médias entre 58 e 65Km/l durante todos estes anos.

Finalizando. Se levarmos em conta que os motores compartilham toda a parte inferior (bloco, biela, embreagem, pinhão, rolamentos e retentores, magneto e engrenagens) não vejo real vantagem na aquisição de um 80cc. Acredito até que a maior compressão exercida pelo motor de 80cc no bloco (fora os maus tratos) seja a responsável por algumas das quebras que os proprietários destes motores sofrem.

Se você busca tranquilidade, suavidade e economia de combustível fique com um 50cc 2 tempos.

Forte abraço

budget100

New member
Prezado Carlos Mayer.

Muito esclarecedor. Obrigado pelas considerações.
Imaginava algo próximo de suas considerações. Creio que o 80cc. possa ser um "veneno" do 50cc já que usa toda a parte baixa do 50cc. Imaginei, também, não existirem ou não mais participarem no fórum proprietários de 50cc. Mas minha decisão tende a um motor de 50cc. Parece que a perda de desempenho não é tão significativa em troca da docilidade de todo o conjunto. Creio que em breve poderei fazer esta comparação com conhecimento de causa.

É uma pena que outros companheiros possuidores de 50cc não tenham ainda, espero, tido a oportunidade deste comentário importante para todos nós.

Muito obrigado