Conhecendo o carburador de sua Bicimoto 2 tempos

r.mazza

New member
Ah, entendi. Mesmo assim, acredito que se houvesse um parafuso de regulagem específico da mistura, seria bem mais fácil acertar a regulagem, pois a minha só anda bem em baixa velocidade... é desanimador.
Vou colocar outro carburador, mesmo que não resolva, pelo menos eu tentei...
Só completando: a minha tem uns 200 Km rodados.
 

Carlos Mayer

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Bom, para mim ainda restou uma dúvida.
Essse parafuso 3, já vi em outro manual da bicimoto que ele regula a mistura ar/combustível, e aqui diz que ele trava o pistão do carburador. Afinal, qual é a indicação correta? Pois o meu motor dá mistura rica em baixa rotação e mistura pobre em alta, o carburador não acerta de jeito nenhum... chega a dar superaquecimento e pré-ignição no motor, perde potencia... só esperando esfriar.
Nunca tentei regular a mistura por meio desse parafuso, mas será que isso é correto???

Se alguém tiver a resposta, desde já agradeço.

Bem R.Massa...

Na sua última postagem você informa que seu motor está com 200 Km rodados... Você não leu o manual????

O motor com quilometragem tão baixa ainda está em fase de amaciamento... Quando sai de fábrica este carburador vem regulado de forma que a mistura fique propositalmente rica (trava no 3º sulco de cima para baixo da agulha) sem mencionar que nesta etapa devem ser misturados 63 Ml de óleo 2T por litro de gasolina comum o que compromete ainda mais o desempenho... O seu problema não é carburador... É falta de amaciamento e da leitura do manual...
 

r.mazza

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Muito bem, estou usando 63 ml por litro (65 na verdade, não consigo medir 63 exatos hehehe), entendo que esse excesso comprometa o rendimento, mas mesmo assim não entendo no que isso iria levar o motor a superaquecimento, com base no meu pouco conhecimento em mecânica, penso que o carburador deveria atender a qualquer regime de funcionamento, independente do motor estar amaciado ou não.

Se o excesso de óleo compromete o desempenho, por outro lado deveria aumentar a carbonização, a vela está com característica de mistura pobre e não de mistura rica, e o motor tá "grilando", esclareço que não tenho o hábito de andar em alta velocidade, não é esse meu perfil e nem para isso que montei a bicicleta, meu intuito é só passeio. Ainda penso que um carburador que possibilitasse uma melhor regulagem tanto em baixa quanto em alta rotação atenderia melhor, mesmo quando exigido em subidas. É nesse ponto minha crítica. No meu entender, não deveria proporcionar mistura pobre em alta e rica em baixa, e sim atender a todo regime de rotação do motor.

Voui experimentar abaixar o sulco da agulha e enriquecer a mistura, mesmo estando dentro do periodo de amaciamento, antes de partir para uma solução mais radical, como trocar o carburador. E vou experimentar trocar a vela por uma de iridium, mais fria.

E não corro com ela, gosto mesmo é de passear.
 

Carlos Mayer

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Olá, R.Massa

O problema com esta quilometragem não está apenas no "excesso" de óleo mas no maior atrito entre as partes internas do motor e dai vem a temperatura mais alta de funcionamento. Já registramos temperaturas de 102 graus no cabeçote de motores zero Km na bancada de testes ao passo que motores amaciados mal passavam dos 80 - 85ºC...

Poderíamos começar a melhorar esta questão com uma simples resposta... Onde você mora? Na serra ou ao nível do mar? Seria importante sabermos também quantos dos 500 Km você já rodou...

Com relação ao "excesso" de óleo aumentar a carbonização não é verdade pois se você reparar o óleo que não é queimado pinga pelo escapamento (o que aliás já me criou problemas aqui em casa)...

Não vejo mal em você testar a carburação um pouco mais rica colocando por exemplo a agulha no 4º sulco de cima para baixo... Motores de 80cc normalmente limpam a carburação com esta regulagem, já os de 50cc trabalham melhor com a mistura mais podre ou no 2º sulco de cima para baixo... Troque a regulagem e teste para ver se a carburação fica mais equalizada, ande alguns Km e verifique a coloração da vela... Quanto a Iridium sinceramente não vale o que custa... Uso com sucesso em minhas motorizadas a NGK B5HS nos kits de 80cc e NGK B6HS nos 50cc... Com o preço de uma Iridium compro 1/2 dúzia destas...

Faça o teste e diga como ficou Ok. Forte abraço
 

r.mazza

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Muito boa a resposta!

Vou tentar então a carburação mais rica e colocar essa B5HS, valeu pelas dicas. (não seria a BP5HS?)

Moro em São Paulo, perto da minha residência não tem muito o que escolher... ou é ladeira ou descida hehehe parte plana só na avenida, mas lá eu não gosto de andar, gosto mais de ficar andando pelo bairro, então não tem jeito.. já rodei uns 200 km como eu falei, continuo andando na manha para amaciar direito.

Obrigado novamente, assim que terminar as mudanças volto a postar aqui para colocar minha impressão.
 

r.mazza

New member
Bom, troquei a vela. COloquei uma B5HS.
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!!!!!! Mudou tudo. A marcha lenta é firme, a retomada não engasga, tem mais torque em baixa e média velocidade.

Se eu soubesse que uma vela faria tanta diferença, tinha jogado fora a do kit e colocado essa logo de cara.

Não é o mesmo motor, assim que saí de casa já senti a diferença, o torque em subida é bem maior, não deu superaquecimento de jeito nenhum (andando do mesmo jeito que andava antes, sem forçar). Dá pra perceber que a potencia final é a mesma, mas aproveita muito melhor a curva de torque em aceleração e retomada.

Fiquei bem satisfeito, desencanei de trocar o carburador. Não faço a menor idéia do porquê não pegava regulagem antes... ainda não acredito que uma vela faça tanta diferença.

O próximo passo é trocar o escapamento e colocar um dimensionado, mais por causa da sujeira que esse faz hehehe mas já tô satisfeito com essa mudança.

Valeu Carlos, de novo obrigado pelas dicas!!!!

Ah, nem mexi na regulagem da mistura, continua tudo igual... ou não hehehe
 

Carlos Mayer

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Que bom quando tudo acaba bem meu amigo...

Pois é... Te indiquei a vela pois testei diversas em meus kits e realmente esta foi a que apresentou a melhor relação custo benefício e a partir dai sosseguei pois senti o mesmo que você... Liga mais rápido, mantém melhor a marcha lenta e limpa a carburação (por mais incrível que pareça)... E a melhor parte por um custo bem acessível... Continue o amaciamento no capricho que sua motorizada só lhe trará alegrias pode acreditar... Forte abraço
 

Jonh Stuart

New member
Galea,
Ate hoje não entendi muito bem como funciona o Afogador!
Minha bike é uma 4T.

5. Alavanca do afogador – Levante-a para acionar o afogador recomendável quando estiver com dificuldades de colocar sua Bicimoto em funcionamento ou em dias frios. Abaixe-a para uso normal.

Como assim "levantar" e "abaixar" para uso normal?
 

Gladston

Member
Jonh, o afogador no motor 4t, funciona no sentido horizontal, estando posicionado atrás da bicicleta e olhando por cima para o motor, aciona-se o afogador girando a alavanca para a direita, a mesma posicionada a esquerda o afogador estará desligado.
 
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