Como recuperar um tanque furado da bicicleta motorizada.

Décio

New member
Possuo uma bicimoto 4 tempos preta ha 6 meses. Comprei sem nova por R$ 1.300, com 70km. Praticamente nova. O dono trocou o sistema de freios dianteiro, por hidráulico, que é caro. R$ 450. Achei o tanque de 2,5 litros grande e comprei pelo site da ******* um de 1,5 litros. Após uma semana, deu vazamento nele em um dos parafusos de fixação no quadro. Tentei tapar o furo com araldite, durepox, massa de calafetar, câmera de bicicleta. Nada deu certo. Até cheguei no trabalho cheirando gasolina que espirrou na minha calça. Comprei outro tanque igual na ******* e após 2 dias deu o mesmo defeito, só que em outro parafuso. Fui em uma loja de resina e mostrei o tanque ao vendedor e perguntei se tinha uma resina que segurasse gasolina e tapasse o furo no tanque. Então ele me disse que havia uma resina própria para tanque e me orientou nas medidas da mistura com 2 catalisadores que pinguei algumas cotas em 200ml da resina. Fiz a mistura e passei com um pincel numa manta de vibra que cortei do tamanho da parte de baixo do tanque. Sobrou metade da resina (100ml), que tive a idéia de virar dentro do tanque e deixei secando por 24 horas. Após monta-lo na bicimoto coloquei gasolina e ja se passaram 15 dias e o tanque não vazou mais. A propósito antes de monta-lo, tive a ídéia de cortar um pedaço de camera de bicicleta e colei com cola de sapateiro na parte de baixo do tanque, fiz 4 furos na câmera para encaixar nos 4 parafusos da parte de baixo do tanque, (fiz isto para não arranhar a pintura do quadro e fixar melhor o tanque no quadro, pois não tem atrito direto com o quadro. Quem estiver com este problema de tanque furado nos parafusos me poste que enviarei as medidas exatas dos 2 catalisadores com a resina, que garanto que o tanque nunca mais vazara no local aplicado. Abraços aos colegas desta comunidade da bicimoto.

Última edição:

Décio

New member
Se leu todo o texto verificou que com durepoxi não resolveu, mas sim com manta de fibra coberta com resina propria para tanque de gasolina. Gastei ao todo na quantidade mínima que a loja vendia. R$ 46, deu um pouco de trabalho, pois tem que usar luva descartável por causa da manta coçar muito a pele e dar alergia. Não usei nem 10% do material, pois vem 1 litro de resina e 30cm de manta. Para um furo de 1 ml é brincadeira, mas a única coisa que resolve sem mandar soldar o tanque é isto. Abraço.

Décio

New member
Parceiro, eu comprei 2 tanques e instalei normalmente os dois sem dar aperto excessivo e os dois apresentaram vasamento de combustível em um dos 4 parafusos de sustentação. Eu até poderia pedir para trocar os tanques pois estavam na garantia, mas fiquei com medo de dar o mesmo vazamento. Então eu resolvi usar a manta de fibra, pois ja havia trabalhado com ela anteriormente em uma tampa de madeira traseira de alto falante do meu carro, que trincou com a vibração e peso dos alto falantes.(deu certo também). Eu só teria que ter certeza que a resina vedaria um tanque de combustível para sempre. Sei que os tanques de carros de hoje são de um tipo de fibra, parecido com as caixas d!agua de fibra que são feitos com manta e resina.Acertei na experiência. Tenho outro tanque furado para aplicar a resina e deixa-lo de reserva. Abraço.