Que nada... Correria mesmo...
Tentei fotografar o correto posicionamento dos anéis em um pistão, mas mesmo com boa iluminação e resolução ficou difícil de ver, então coloquei um par de anéis em um canudo de papel branco na posição em que os anéis devem ser encaixados no pistão. Veja só...
Nesta outra foto você percebe os pinos ou guias que evitam que os anéis girem em torno do pistão...
Muitas vezes "marinheiros" de primeira viagem quebram os anéis simplesmente por forçá-los a encaixar sem que estejam corretamente posicionados e com as aberturas exatamente sobre os pinos mostrados na foto.
Aquecer os anéis um pouco com um soprador térmico antes da instalação facilita o trabalho, mas acredite não é essencial. Pincele o pistão, o cilindro e os anéis com óleo 2T ou Singer. Apoie o pistão sobre uma mesa, verifique o correto posicionamento do anel (veja a primeira foto) abra-o cuidadosamente encaixando-o no pistão de cima para baixo até que chegue no primeiro sulco de baixo. Gire-o com cuidado de forma que a abertura fique exatamente posicionada no pino. Repita o processo com o outro anel.
Com os anéis devidamente colocados e corretamente posicionados. Encaixe a parte superior do pistão no cilindro (ai caso não tenha a cinta) uma abraçadeira plástica poderá ajudá-lo a comprimir os anéis de forma que o pistão encaixe no cilindro.
Verifique a posição da seta deixando-a com a ponta voltada para o escapamento...
Feche tudo, aperte as porcas dos prisioneiros, instale escape e carburador e teste. Lembre-se que ao trocar os anéis e/ou pistão o motor deverá ser amaciado novamente. Só que desta vez 250 Km bastam. Não esqueça de aumentar a quantidade de óleo 2T para no mínimo 60Ml por litro de gasolina...
Forte abraço