Como proceder com a montagem de Aneis de Segmento motor 80cc 2T

Amós Macêdo

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Está pra chegar as peças de reposição e por favor, preciso saber qual a forma prática e segura de montar os anéis de segmento no pistão, vendo que eles tem pressão e a sensação que dá é que eles vão se partir.

Desde já grato pela informação.
 

Carlos Mayer

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Olá, Amós

A forma correta de montagem é com a ferramenta correta, ou seja uma cinta como esta da imagem a seguir:

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Não é imprescindível acredite, mas facilita muito o trabalho. Fique atento também para o correto posicionamento dos anéis no pistão e lembre-se de dar uma boa lubrificada tanto nos anéis como no pistão com óleo 2T que ajudará muito na hora da instalação. Forte abraço
 

Amós Macêdo

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Obrigado por me tirar também essa duvida Carlos, mas o que desejo saber realmente é como proceder com a colocação dos anéis no pistão.

Desde já grato pela informação.
 

Carlos Mayer

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Olá, Amós

Sua pergunta foi respondida meu amigo... Você precisa de uma cinta como a da foto acima para colocar os anéis de segmento sem correr o risco de quebrá-los. Se eu chego aqui e digo "Abra os anéis, force-os para baixo do pistão encaixando-os nos sulcos e um dos anéis quebra como ficaremos?

Com gentileza é possível colocá-los sem a cinta, mas a probabilidade de quebra será muito, mas muito maior. E acredite que isso ocorre na hora de encaixar o pistão com os anéis novos no cilindro... Vou ver se consigo em meus guardados algumas fotos para compartilhar contigo, mas acredite ficará longe de um passo a passo ou tutorial... Forte abraço
 

Carlos Mayer

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Entendi Amós...

Vou amanhã de manhã na minha oficina e instalo um par de anéis fotografando para você ver como é Ok amigo... Logo depois do almoço disponibilizo as fotos aqui mesmo nesta postagem. Forte abraço
 

Carlos Mayer

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Que nada... Correria mesmo...

Tentei fotografar o correto posicionamento dos anéis em um pistão, mas mesmo com boa iluminação e resolução ficou difícil de ver, então coloquei um par de anéis em um canudo de papel branco na posição em que os anéis devem ser encaixados no pistão. Veja só...

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Nesta outra foto você percebe os pinos ou guias que evitam que os anéis girem em torno do pistão...

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Muitas vezes "marinheiros" de primeira viagem quebram os anéis simplesmente por forçá-los a encaixar sem que estejam corretamente posicionados e com as aberturas exatamente sobre os pinos mostrados na foto.

Aquecer os anéis um pouco com um soprador térmico antes da instalação facilita o trabalho, mas acredite não é essencial. Pincele o pistão, o cilindro e os anéis com óleo 2T ou Singer. Apoie o pistão sobre uma mesa, verifique o correto posicionamento do anel (veja a primeira foto) abra-o cuidadosamente encaixando-o no pistão de cima para baixo até que chegue no primeiro sulco de baixo. Gire-o com cuidado de forma que a abertura fique exatamente posicionada no pino. Repita o processo com o outro anel.

Com os anéis devidamente colocados e corretamente posicionados. Encaixe a parte superior do pistão no cilindro (ai caso não tenha a cinta) uma abraçadeira plástica poderá ajudá-lo a comprimir os anéis de forma que o pistão encaixe no cilindro.

Verifique a posição da seta deixando-a com a ponta voltada para o escapamento...

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Feche tudo, aperte as porcas dos prisioneiros, instale escape e carburador e teste. Lembre-se que ao trocar os anéis e/ou pistão o motor deverá ser amaciado novamente. Só que desta vez 250 Km bastam. Não esqueça de aumentar a quantidade de óleo 2T para no mínimo 60Ml por litro de gasolina...

Forte abraço
 
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