Como identificar motor

Joel

New member
Boa tarde, hoje finalmente chegou meu motor 4T 5G T-Belt.. mas estou com uma duvida.. pela descrição no site, ele é menor que o 4G.. mas esse que comprei não coube no quadro da minha caiçara.. sendo que no manual é utilizado exatamente o mesmo quadro que o meu.. não importa como eu ajuste ele, ele não cabe no quadro.
Se eu desço a bandeja de apoio, ele entra no quadro mas a furação do motor não condiz com os da bandeja, se eu subo a bandeja, ele não entra no quadro.
Como posso saber se realmente ele é um 5G?.. não sei como fixa-lo.

Att
Joel

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Joel,
parece que vc vai ter que fazer novas furações para fixar o motor ou entrar em contato co o vendedor e solicitar a troca. Se o quadro é igual do site do vendedor, deveria entrar. Mesmo reposicionando o motor na bandeja (sem fixar), ele não cabe ? Mande uma foto do quadro de frente para eu dar uma olhada. Tire na altura do quadro.

Joel

New member
É essa mesma.. eu consegui adaptar o motor, aumentando o corte da bandeja.. agora ele entrou no quadro.. está tudo ok.. motor é fortissimo!, peso 97k e ele me puxa como se eu tivesse 30kilos.
MAS tenho um problema serio que está impedindo de eu utilizar a motorizada.. que é o escape, ele não para quieto .. é dar uma volta no quarteirão que o escape fica solto a ponto de querer cair na rua, já coloquei a braçadeira para segura-lo no quadro, mas ele está soltando nos parafusos.. o manual é vazio nesse aspecto, ele não fornece as informações corretas.. você abre a caixa e tem que adivinhar de onde é cada parafuso, no caso utilizei os proprios parafusos que vem fixando a chapa onde fixamos o escape... aqueles parafusos laterais da bandeja tb, não são de confiança, ja que todo torq do motor é transmitido neles.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
É essa mesma.. eu consegui adaptar o motor, aumentando o corte da bandeja.. agora ele entrou no quadro.. está tudo ok.. motor é fortissimo!, peso 97k e ele me puxa como se eu tivesse 30kilos.
MAS tenho um problema serio que está impedindo de eu utilizar a motorizada.. que é o escape, ele não para quieto .. é dar uma volta no quarteirão que o escape fica solto a ponto de querer cair na rua, já coloquei a braçadeira para segura-lo no quadro, mas ele está soltando nos parafusos.. o manual é vazio nesse aspecto, ele não fornece as informações corretas.. você abre a caixa e tem que adivinhar de onde é cada parafuso, no caso utilizei os proprios parafusos que vem fixando a chapa onde fixamos o escape... aqueles parafusos laterais da bandeja tb, não são de confiança, ja que todo torq do motor é transmitido neles.
Joel,
Nao sei exatamente qual é o parafuso que prende a braçadeira do escape mas tente trocar por parafusos Allen de cabeça cilíndrica e use arruela de pressão. Tente usar uma borracha (pneu) entre o quadro e a braçadeira. Se for preciso, coloque mais pontos de fixação (braçadeiras) no escape. Com o escape vibrando assim, pode espanar a rosca da carcaça do motor onde vai preso os 2 parafusos do escape.:cool:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Outra coisa, tire uma foto do corte da bandeja que vc fez e publique neste tópico. Pode ajudar outros usuários com este problema.

Joel

New member
Amanhã tiro uma foto e posto aqui, mesmo adaptando .. o motor fica no limite do quadro.. não fica com folga como na foto postada pelo Nelson.
Sobre o escapamento.. aquela chapa que fica parafusada, que fica e cima da junta do escape pode ser retirada? pq nos videos do manual ela não está sendo utilizada, já na foto da bikea venda no site, tem a chapa.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Amanhã tiro uma foto e posto aqui, mesmo adaptando .. o motor fica no limite do quadro.. não fica com folga como na foto postada pelo Nelson.
Sobre o escapamento.. aquela chapa que fica parafusada, que fica e cima da junta do escape pode ser retirada? pq nos videos do manual ela não está sendo utilizada, já na foto da bikea venda no site, tem a chapa.

Agora entendi porque os parafusos do escape estão soltando. Se vc soltar os parafusos do escape do motor, verá que o escape sai do alinhamento do motor, tendendo a se deslocar para outro lado. Isso quer dizer que o escape não está numa posição correta para fixação. Está montado forçado. Tente dar uma ajustada (entortar de leve o escape) ou reposicionar o escape para q fique mais alinhado com a furação do motor.
Vibração + montagem forçada soltam o parafuso.
Pode ser isso.:cool:

Joel

New member
Boa noite, o escape resolvi o problema retirando a chapa que citei, o motor consegui encaixar no quadro mas o pino do afogador fica colado no "teto" mas ainda consigo manusear.
O unico inconveniente que encontrei, é que o motor nõ trabalha com nenhuma folga mínima na corrente.. mesmo com esticador, consegui deixar a transmissão bem tensionada, colocando a corrente por baixo da roldana do esticador.. agora está legal, porque antes qualquer folga por menor que fosse, pulava no pinhão.
Enfim, instalei e já tive que fazer o test drive na prática indo para os serviço.. ainda nem tive tempo de lava-la, nem de isolar fiação.. está tudo "cru", mas fim de semana vou dar um "talento" na magrela.
Minha impressão sobre esse motor.. ele é, INCRIVEL!!!.. nãos ei dizer se ele realmente é um G5 ou G4 pq não sei onde identificar.. mas sei de uma coisa, esse motor é extremamente forte, silencioso, e não vibra praticamente nada, tive um 49cc e um 80cc..ambos 2t, e esse 4T coloca os 2 no bolso, estou super feliz e satisfeito com essa máquina, não vi subida alguma vence-lo, comigo e uma mochila pesada nas costas. Hahahaha

Vou deixar algumas fotos da minha "Smurfete" ainda sujinha, mas já equipada com o "monstrinho", caindo o 13º amanhã, comprarei pneu novo, velocimetro analogico (eu curto mais), e mais algumas firulas para deixar a magrela mais confortavel, e claro.. um cadeado tamanho familia extra.
unnamed (2).jpgunnamed (3).jpgunnamed (4).jpg

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Joel,
Ficou muito boa a montagem !
A corrente totalmente esticada não é o ideal. Tem alguma coisa estranha aí. Acredito que a coroa e o pinhão não estejam alinhados corretamente.
Toda vez que vc acelera, o motor tende a ser puxado para trás e num conjunto esticado, força os parafusos de fixação do motor e até os parafusos do escape.
Como a coroa nunca fica perfeitamente centrada no cubo da roda, se estiver esticada, terá momentos no giro que será dado muito maior tração na corrente e outras mais solta. Isso forçará o conjunto de fixação do motor.
Se possível, tente achar a causa da corrente estar soltando. Soluções somente para as consequencias, pode danificar o conjunto motor. Belezz ?:cool:

Joel

New member
Hoje quando chegar em casa, irei reposicionar o motor, ajeitando ele na bandeja.. fixando ele mais para a minha esquerda e testando a corrente de maneira mais solta. E posto o resultado. O esticador com mola tb e muito bem vindo. Obrigado pela ajuda

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Joel,
Antes de mexer no alinhamento, aconselho medir o alinhamento entre a coroa e o pinhão. Isso pode ser feito com uma haste retinha. Encoste primeiramente em toda superfície da coroa e aproxime até o pinhão. Analise a diferença de alinhamento e reposicione o motor.
Outra coisa, avalie se a sua coroa não esta oscilante na horizontal. Se isto estiver acontecendo, pode soltar a corrente também.:cool:

Ademberd

New member
Pode também afrouxar a corrente, movendo o esticador para trás, mais próximo da coroa; o conjunto, corrente e correia não podem trabalhar nem muito esticado e nem muito frouxo, a correia o ponto ideal é aquele em que se consegue empurrar a bike sem esforço, pra frente e para trás, com o motor desligado; com relação ao velocímetro de preferência a um de qualidade, pois é de suma importância a marcação de quilometragem para efetivar as trocas de óleo, use óleo semi sintético ou sintético de boa qualidade, respeitando isto terás motor por muito tempo, em comparação aos 2t a diferença é da água pro vinho, depois do amaciamento então, fica show, o bom dele é que tem muito torque, não tem ladeira que segure o bicho; parabéns pela aquisição qualquer dúvidas estamos aí.024.jpg esta é a minha pretinha.

Joel

New member
Galera fiz um video mostrando como está a minha corrente, da forma que está, a bike roda suave, se eu coloco a corrente para cima da roldana, começa a pular no pinhão.
Esqueci de mencionar que a minha coroa é a de 55 dentes (se não me engano) que aumenta ainda mais o Torq nas subidas.. acredito que da forma que está, não prejudique o conjunto, mas na dúvida, é melhor mostrar o video, sei que na hora de andar, a corrente tensiona na parte de cima, mas logo deve ganhar um pequeno espaço por baixo da roldana. Oque acham? mantenho assim, tento folgar mais?.. eu ainda não fiz o alinhamento do motor.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Acho que a folga está bom sim. Talvez deva esticar só mais um pouco.
O ideal no seu caso seria diminuir o tamanho da corrente e reposicionar o esticador, não acha ?
Quando for fazer o alinhamento, não esqueça de alinhar o esticador também. Belezz ??

Ademberd

New member
Coroa de 55 dentes, agora entendi porque a corrente ficou esticada, Joel, observando o vídeo a sua corrente esta até um pouco frouxa, mas se estiver andando bem sem que a corrente saia, beleza, só observe que, a tendencia é da corrente ir se ajustando e ficando mais frouxa, periodicamente faça umas inspeções.