Chave Geral.

Sidney

New member
Ae Use uma dessa

chave-ignicao-pop100-loja-moto-766.jpg


Custa Mais ou menos R$ 20,00
marca Magnetron
 
Última edição:

SBP

New member
Eu tenho uma chave de ignição dessas, parecida com a da foto, porém de outra marca (SCUD, modelo para Titan KS/ES 00/01, custou 14 reais)..
Mas não é pequeno para "esconder", e se sua intenção é essa, o que eu recomendaria é algum tipo de botão, que fosse pequeno o bastante para colocar em algum lugar sem ser percebido e que vc pudesse mexer..
Quanto à parte da fiação, não sei se nas 2t é igual, mas nas 4t o corta-corrente (killswitch) faz a ligação entre 2 fios, e com a chave o que se faz é isso.. Dela saem 4 fios, em uma posição liga 2 deles, na outra posição liga os outros 2.. Descubra qual é qual e ligue os que se emendam na posição off aos do corta-corrente, em paralelo.. Dessa forma vc mantém o killswitch funcional, e também a chave desempenhando a função de chave e killswitch quando posicionada em off (como se segurasse o botão apertado)..
Com um pequeno botão como este botao_emborrachado_p__fechadura_eletrica_hdl_87410176_0001_600x600.jpgé possível fazer o que procura, e custa apenas R$10,00 na Leroy Merlin ou similares.. Apertou, liga os fios, apertou de novo, desliga, seja qual for o funcionamento do seu killswitch (ou seja, se ele emenda ou separa 2 fios), deve funcionar..
Espero ter ajudado..
 

Nitcho

New member
Esta chave é de moto? Que marca de moto? E muito obrigado pela dica. Pensando bem uma pequena chave escondida já seria ótima. Só não sei se esta chave teria que ser normal aberta ou fechada e não sei em que fios ligar?
 
Última edição:

SBP

New member
Olá Nitcho,
como disse, essa chave SCUD que comprei é para Titan KS/ES 00/01, e custou 14 reais, mas já te adianto que é possível encontrar mais barato, principalmente se for de outras marcas. Não foi comprada nessa loja, mas serve de exemplo: http://www.masada.com.br/chave-de-ignicao-titan-ks-es-00-01-scud-p3775/
Olha uma outra mais barata aqui:
http://www.shopmania.com.br/acessor...s-es-02-ate-03-fan-125-05-08magnetron-2072152
Volto a dizer que esses conjuntos são "grandes" para serem escondidos, ao contrário do botão que sugeri acima. De qualquer maneira, vou enviar algumas fotos da minha e você analisa.. Quanto aos fios, se tiver dificuldade te explico melhor como foi feito.
DSC_0276.jpgDSC_0440.jpgDSC_0449.jpgDSC_0465.jpgDSC_0466.jpg
Grande abraço.
 

Nitcho

New member
Obrigado SBP, gostei da idéia vou adquirir a chave igual a sua, não sei ligar os fios? Sei que temos apenas 2 fios que sai do cdi um preto e um azul.
 

SBP

New member
Olá Nitcho,
sem problemas, te explico como se faz..
As cores dependerão tanto de qual a chave comprada como do kit utilizado (sei que o seu é um 2t 80cc mas acredito que existam variações de kit pra kit). Não importa qual a cor dos seus fios, o que vc precisa é saber exatamente quais estão ligados ao corta-corrente, pois é basicamente o que vai se fazer com a chave.. Pelo que vi no diagrama do Mayer existem 3 fios nos kits 2t..
Identifique então esses 2 fios do killswitch (corta-corrente). Você em seguida irá ligar 2 dos fios da chave em paralelo aos do killswitch. Só que a chave tem 4 fios, e em cada posição ela liga internamente 2 deles. No caso dessa minha chave procurei na internet antes de montar, e só achei em inglês a identificação: em off ligava o verde e o preto, em on ligava o vermelho e o preto com listra branca.. A que vc comprar não será muito diferente em padrão de cores acredito. Aí então separei esses 3 fios ligados para poder ligar 2, nesse caso verde e preto, em paralelo com os do motor (do killswitch). Em seguida liguei o vermelho ao preto, isolei as ligações com fita isolante, fiz inclusive o acabamento com tiras daquelas de plástico estilo lacre ("enforca-gato") e com a própria fita isolante também. Pronto, só isso. Certifique-se de identificar os fios corretamente e fazer bom isolamento, se um único fiapinho de fio ficar pra fora encostando no quadro por exemplo, pode impedir o funcionamento do motor.
Revisando: ligar em CADA fio do killswitch (ou seja, ligação em paralelo) UM dos 2 fios que se ligam na posição off. Ligar os outros 2 fios da chave entre si (ou cortá-los, mas cuidado para manter o conjunto isolado).
Repare que os fios da minha chave vieram ligados de maneira diferente da postada acima por Sidney. A minha veio com 3 fios juntos e 1 separado, já a que ele postou veio com os pares certinho (eu acho né), ou seja, 2 ali se ligam em off e os outros 2 em on (seria no caso a bolinha vermelha).
Espero ter ajudado, grande abraço!
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Pessoal, desculpe a minha ignorância mas, na minha moto, eu tirava o cachimbo e levava comigo. Não dá para fazer isso na bina ?
 

SBP

New member
Pessoal, desculpe a minha ignorância mas, na minha moto, eu tirava o cachimbo e levava comigo. Não dá para fazer isso na bina ?

Olá Nelson,
os cachimbos dos kits vêm de duas maneiras:
o comum, ou seja, igual de moto, que é parafusado, atarraxado, ao cabo de ignição que vem da CDI;
o outro que pode ser visto é mais simples, o meu kit veio assim, é apenas um arame de cobre enrolado de forma a acomodar a cabeça da vela, e as extremidades são colocadas diretamente perfurando o cabo e isso tudo é recoberto por um "cachimbo" de borracha.
Essa segunda opção é bem pouco desmontável, daria muito trabalho, e para a primeira eu pessoalmente não ficaria desmontando e parafusando novamente, para não danificar o fio por dentro, pq imagino que a rosca vá cortando fiapos do fio, que é multifilamentado.
Vc fazia isso com frequência na moto e nunca houve problema"
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
SBP,
Sim, muito comum para motocicletas. Tanto que já me roubaram vários cachimbos. Década de 90. Tinha uma XL250. Lembro que para o cachimbo e a vela precisa de apenas um contato leve. Se gastar, vc coloca apenas um chumaço de bombril e tava novo. Quanto ao cabo que sai do cdi e vai para o cachimbo, também nao tinha problema. O chachimbo serve apenas para proteger o contato entre a vela e o cabo e facilitar a conexão. Na moto o cachimbo não era parafusado, apenas encaixado. Para vc ter uma idéia, se vc não tiver o cachimbo (não contem para os ladrões), pode usar um pedaço de madeira úmida entre uma vela e o cabo cdi para a moto funcionar. A hora que começar a falhar, é só molhar a madeira novamente.
Pode ser que as coisas tenham mudado. Sou da época que ter um fusca era ser descolado. Muuuuuito tempo atrás. kkkkkkk
 
Top