Boa notícia

SBP

New member
Olá pessoal,
trago-lhes uma boa notícia, que auxilia o ajuste dos novos carburadores!
O tal parafuso da mistura da lenta (responsável importante pela qualidade da mistura até cerca de 1/4 de abertura da borboleta) que foi "suprimido" nas novas versões do carburador.. ainda está lá! Ele simplesmente foi coberto por um metal dourado..
Para ter acesso a ele é só remover essa cobertura (utilizei uma broca para metal 3 exatamente no centro dele e em seguida uma 5 ou 5.5, não tenho certeza, para terminar o serviço, e aí depois puxei com um alicate bico fino o restante).
Seguem fotos!
DSC_1753.jpgDSC_1756.jpgDSC_1758.jpgDSC_1760.jpg
O único cuidado que recomendo é proteger o carburador para evitar a entrada de pó de metal (dá pra fazer até mais bem feito do que fiz, envolvendo com fita adesiva, deixando exposto somente o local a ser perfurado)..
Espero que gostem da novidade

matheus19

New member
Eu sempre olhei desconfiado para esses carburadores sem o parafuso ficava imaginando se podia ter um parafuso lá ainda kkkkkkk mas nunca tive coragem de meter a broca.
Mas depois do seu post eu criei coragem para meter a broca, tentei com uma mais fina mais não deu certo, o melhor e usar uma 5 ou 6 (só tinha broca 6 aqui).

20141112_191327.jpg20141112_191255.jpg

Obrigado por compartilhar :)

matheus19

New member
Certamente, mas para quem quiser uma opção de ajuste no carburador a retirada da tampa pode ser uma boa opção, no meu caso para saber qual a regulagem que vinha de fabrica contei as voltas ao remover o parafuso aqui deu 6 voltas

SBP

New member
Certamente, mas para quem quiser uma opção de ajuste no carburador a retirada da tampa pode ser uma boa opção, no meu caso para saber qual a regulagem que vinha de fabrica contei as voltas ao remover o parafuso aqui deu 6 voltas

Vixe, pelo visto os chineses não estavam padronizando legal então, pois o meu estava com 4 voltas e meia!

Glauco, não tem como haver uma mistura padrão, ideal para todos os usuários, pois essa mistura ideal depende de altitude, humidade e temperatura ambiente, portanto para mistura ideal são necessários ajustes de acordo com as condições de uso, independente do motor ou carburador, pois não são auto-ajustáveis como os sistemas de injeção eletrônica, dotados de sensores que permitem que o próprio sistema se ajuste..
Carburadores são sistemas antigos, extremamente simples e funcionais, porém é preciso que sejam bem usados e corretamente ajustados.
Se tiver alguma dúvida sobre carburação 4t posso ver se consigo te auxiliar em algo (passei por uma longa jornada de ajustes com meu carburador)..

Glauco

New member
sim, entendo.

não sou tão amador. já montei e desmontei alguns motores por completo, como fusca (uns 5), fiasa, cht e ap... tudo com arburador.

meu questionamento é se, de repente, na usinagem lá na china (conhecemos bem os padrões) os carburadores não saiam 100% iguais na usinagem e pode ser que façam testes de fluxo de ar e mistura em bancada, já deixando previamente ajustados de acordo com estes parâmetros.

é uma ideia.

eu mesmo tive/tenho vários caburadores automotivos iguais e nenhum deses funcionou redondo com configuração de mistura (pelos gliceurs de ar, combust, lenta = "gigle") iguais.

vou me dar bem com estes motorzinhos.

SBP

New member

Matheus, me lembrei da falta de desempenho de seu motor, que havia descrito em outro tópico.
Agora com a possibilidade de ajustar a carburação como está a situação?
Pretendo gravar um vídeo sobre ajustes na carburação 4t, só não sei quando ainda..
Se seu motor estiver trabalhando com excesso de combustível (mistura muito rica, trabalha "afogado") isso pode ser bastante prejudicial, pois suja a vela (carbonização, e com isso a faísca às vezes falha), lava o óleo da parede do cilindro (e com isso não protege tanto do desgaste), dilui o óleo do cárter com gasolina (atrapalhando suas propriedades de lubrificação), etc.
Qual o aspecto de sua vela? Tire-a e veja se está oleosa.. se estiver, tudo o que descrevi acima está ocorrendo, e não é bom..
Qualquer dúvida é só falar

SBP

New member
sim, entendo.

não sou tão amador. já montei e desmontei alguns motores por completo, como fusca (uns 5), fiasa, cht e ap... tudo com arburador.

meu questionamento é se, de repente, na usinagem lá na china (conhecemos bem os padrões) os carburadores não saiam 100% iguais na usinagem e pode ser que façam testes de fluxo de ar e mistura em bancada, já deixando previamente ajustados de acordo com estes parâmetros.

é uma ideia.

eu mesmo tive/tenho vários caburadores automotivos iguais e nenhum deses funcionou redondo com configuração de mistura (pelos gliceurs de ar, combust, lenta = "gigle") iguais.

vou me dar bem com estes motorzinhos.

Entendi agora o que quis dizer, uma padronização para compensar as diferenças individuais dos carburadores.. Pode ser que ocorra, mas será que o controle de qualidade desse pessoal é eficiente?

Julio Caezar

New member
Entendi agora o que quis dizer, uma padronização para compensar as diferenças individuais dos carburadores.. Pode ser que ocorra, mas será que o controle de qualidade desse pessoal é eficiente?

Ola a todos , duvido muito SBP... padrão e qualidade na china!!!!! e ruim hem!!!!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
vamos deixar o preconceito de lado.

um motor a gasolina não é um brinquedo de R$ 1,99.

Calma pessoal,
Não esqueçam do objetivo deste tópico que é o de informar se há a possibilidade de regulagem no carburador, antes fechado, mas agora descoberto um meio de se voltar a se fazer a regulagem. Carburadores, independente de serem seriados, precisam de regulagens, mesmo que sejam muito poucos em relação de uma para outra. Para nós, isso é ótimo, pois nos permite fuçar e aprender.
Os produtos chineses já melhoraram muito e acredito que logo estarão próximo da qualidade dos japoneses e coreanos.
Com certeza, o Glauco nos ajudará bastante com sua experiência, como outros que já fazem isso há muito tempo.
Foco.:cool::cool:

Última edição: