Bicilíndrico 2T - 123cc / 6Cv

Carlos Mayer

New member
Sempre gostei de motores em V e de bicilíndricos...

Um V-Twin feito a partir de dois motores 2T já foi inclusive tema de postagem aqui no Fórum. Como um V-Twin depende de bloco específico e de mão de obra altamente qualificada resolvi fazer da forma mais fácil. Juntar dois motores lado a lado...

Imaginem uma motorizada com 123cc (no caso de dois motores 80cc -66cc reais) com 6 Cv e ainda mais estreito do que um 4T equipado com clutch box?

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvSOyBO_RhKrnEU6gCVZt6lKMkcLsLPOywQUTv9qftulB5VsdXsj-KTV6MgRf5gPDXEAm1T1UKiJLVVLsh6IAkFtoJnpdDPkZSJL.jpg

As questões principais foram:

* Sistema de fixação (um motor no outro).
* Sistema de fixação do motor ao quadro.
* Transmissão dos dois motores para apenas um pinhão e deste para a coroa original.

Para solucionar estas questões conto com a ajuda de um amigo de longa data. Engenheiro e Projetista Mecânico que trabalha com torno de precisão a mais de 2 décadas. Rabisca daqui, rabisca de lá até que finalmente depois de muito discutirmos o assunto saiu uma primeira ideia funcional que foi para o CAD já na escala correta. O primeiro suporte e o primeiro eixo primário estão em fase de confecção.

O projeto ou ideia como preferirem não tem nada de inédito ou novo. Nos EUA já existem motorizadas rodando com dois motores. Uma delas com apenas um carburador de alta vazão para os dois motores e as outras com um par de carburadores originais (minha opção).

A transmissão se dá da seguinte forma:

Um eixo com 3 pinhões de 10 dentes (iguais ao original) do pinhão original sai um pedaço de corrente heavy duty ligando-o ao pinhão do eixo (nos dois motores) e na extremidade esquerda deste eixo outro pinhão de 10 dentes que transferirá a força para a corrente e coroa traseira original. O eixo é fixado através de suporte regulável no canote do selim e corre sobre rolamentos. A tampa original que cobre o pinhão nos motores terá que ser trabalhada já que o eixo ficará acima da posição original e sem este trabalho as correntes raspam na tampa. Acreditem é mais difícil escrever este post do que montar o bicilíndrico ao quadro.

Questões já resolvidas:

* Desenho do suporte em X
* Desenho do eixo
* Fixação dos motores (um no outro)
* Uso de dois carburadores ao invés de um (acrescentaria o custo do carburador e de um coletor feito sobre medida)
* Uso de escape em forma de Y com duas saídas e apenas um silencioso
* Sistema em Y para o cabo do acelerador
* Motores funcionando alternadamente (basta montar o da esquerda em PMI e o da direita em PMS) pois as vibrações diminuem sensivelmente

Visto de frente...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvTOS0K7OnS2F8VKEGuLVgyWRcO3VvpNJYYxdEtApLEy5Te9cm-3bcgzCDqW0G98HeEAm1T1UH8z2TGTfLVWGUhEwTdHQEohdX9r.jpg

Por enquanto é um protótipo, um estudo. Uma vez que esteja montado e 100% operacional começarei os testes dinâmicos devidamente documentados e registrados para só então descobrirmos se é uma opção viável...

Por favor deixem suas críticas/sugestões etc Ok!

Forte abraço a todos

Carlos Mayer

New member
Pois é Bruno

Esta é a ideia... Bicicletas cargueira, triciclos, pessoas acima dos 120 Kg (limite de um motor) ou mesmo quem busca uma motorizada diferenciada e mais potente (bem mais potente heheheh)... Forte abraço

Julio Caezar

New member
Achei interessante realmente para pessoas com um peso superior a 100 kg, ou mesmo o transporte de de mais um individuo na motorizada, ate mesmo num trike com banco sobre os motores e um condutor sentado na frente e dois carona no banco sobre o motor , por exemplo duas criança /adolescentes num passeio dominical!!!!

Carlos Mayer

New member
Julio,

Se um motor de 80cc empurra forte imagine só dois???

Realmente pode ser uma solução acessível para quem precisa transportar mais peso ou simplesmente quer mais potência não é? Um pouco mais de suavidade e economia se juntar dois motores de 50cc (eu prefiro). Forte abraço

Eric

New member
Eu(tendo grana) compraria um desses fácil, gostei muito da iniciativa da bicimoto fazer uma coisa tão legal.
Se meu motor 2T 49cc (que só ta com 350 km rodados) já dá uma velocidade boa(dá a impressão de que passa fácil dos 50km/h) com a coroa de 44 dentes,
imagine dois de 66cc 2T com uma coroa de uns 36 dentes!!

Por favor continue postando fotos.

Obrigado

Antonio Pavani

New member
Carlos, genial! Apoio totalmente e achei muito interessante essa sua ideia e admiro muito o seu trabalho, com certeza dará certo, na mecânica tudo é possível haha.
Espero videos dos testes

Antonio Pavani

New member
Carlos, este projeto você tem feito sozinho ? Está em sua oficina ? Como é feita a interligação dos motores entre si ? voce conectou o pinhão de um aó magneto de outro ?

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Valeu Eric... Com certeza vocês serão os primeiros a saber das novidades...

Sim Antonio trabalho sozinho e em minha oficina. Apenas os serviços de torno são feitos fora pois conheço um profissional excepcional nesta área.

Os motores trabalharão explodindo alternadamente e não são interligados. Por exemplo se um deles parar de funcionar o outro continua. Eles serão fixados lado a lado, unidos por suporte e parafusos e uma pequena corrente de passo 415 será conectada ao pinhão de cada um deles e a um pinhão do mesmo tamanho em um eixo compartilhado... Veja a foto de onde busquei a ideia e entenderá o princípio de funcionamento.

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRPMdtNAujRv7iI8PaCtyUr1VxGx15ihcmgrnhodx-BNC_mW6-e7_qiL3FDiIEon1EAm1T1UIo11TfdTH2MJy-ImDiKIaIOz1NX.jpg

Forte abraço

Antonio Pavani

New member
Deixa ver se entendi: Os dois motores separadamente aplicam suas forças paralelamente num mesmo eixo e este por sua vez transmite de apenas um lado a tração à coroa traseira da roda, certo ?

Nitcho

New member
Muito boa ideia, acredito ser a solução para quem mora em cidades com morros ou subidas íngremes ou para usuários pesados como é meu caso. Heheh, um abraço continue nos informando Carlos.

Carlos Mayer

New member
Deixa ver se entendi: Os dois motores separadamente aplicam suas forças paralelamente num mesmo eixo e este por sua vez transmite de apenas um lado a tração à coroa traseira da roda, certo ?

Sim Antonio simples assim... Como pode ver pela foto cada motor está ligado ao eixo por dois pinhões de 10 dentes (o original e o do eixo) e um pedaço de corrente. E um terceiro pinhão ligado a este mesmo eixo é conectado à transmissão (corrente e coroa originais).

Pode não ser uma "pérola de engenharia" mas é uma solução barata e viável. Lembra-se daquele motor em V que postei aqui no Fórum? Pois é, entrei em contato com a Cherokee que o fabrica na América e me pediram 700 U$ por cada bloco. Ai se acrescentarmos todas as taxas de importação e envio etc. e etc. por quanto chegaria este bloco para V-Twin aqui no Brasil? 1.100 oi 1.300 U$? Vamos simplificar as contas e considerar que o dólar estivesse a R$ 2,00 - Um bloco a R$ 2.600,00 e ainda as custas de dois kits Bicimoto e as custas da desmontagem dos dois kits e a montagem no bloco novo?

Vamos pelo kit de 50cc (o mais barato) 2 x 484,10 = R$ 968,20 + R$ 2.600,00 (valor estimado do bloco) = R$ 3.568,20 (sem mão de obra)...

Imagino que o eixo custe em torno de 120,00 a 140,00 já com rolamentos e pinhões.

Mais uns 120,00 a 150,00 do suporte do motor...

Vamos sempre pela estimativa mais alta

140,00 (eixo) + 150,00 (suporte) + 968,20 (dois kits de 50cc) = R$ 1.258,20 (preço de custo)

A solução pode não ser a mais sofisticada tecnicamente, mas nos permite ter um motor bicilíndrico em nossas motorizadas... Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Muito boa ideia, acredito ser a solução para quem mora em cidades com morros ou subidas íngremes ou para usuários pesados como é meu caso. Heheheh, um abraço continue nos informando Carlos.

Esta é a ideia Nitcho... Usuários acima do peso (peso suportado pelo kit heheheh), usuários que morem em cidades acidentadas, usuários que por exemplo precisem motorizar uma bicicleta cargueira ou triciclo e até aqueles que simplesmente buscam uma bicicleta com mais desempenho ou mecânica diferenciada... Já posso imaginar um destes montado em meu quadro e o ronco posso afirmar é sensacional...

Antonio Pavani

New member
Com certeza carlos, é muito mais barato. tou gostando desse projeto. Agora isso me deu uma vontade de mexer na minha motorizada. Bom, decidi que irei colocar marchas nela de alguma forma. Após pensar um pouco, pensei na hipótese de trocar a coroa de 44 dentes por uma de 54 dentes, a coroa de 54 como primeira marcha e o restante por conta do cambio 7 velocidade (comum de bicicleta)
E o a forma mecânica que eu farei isso também tenho ideia, só queria que você desse sua opinião

Pensei em tracionar a força do motor para um eixo fixado na barra central do quadro onde fica as "costas" do motor com 3 coroas 10 dentes (tamanho original do motor para não afetar o giro) duas do lado direito. Uma para transmitir força ao eixo, outra do lado para a coroa de 54 dentes e no lado esquerdo ligando o cambio de 7 velocidades. e Mas para isso é preciso com o motor funcionando e o eixo rodando é preciso que enquanto uma coroa gire a outra fique livre. Agora como fazer isso eu ainda não sei, sugere alguma coisa ?

Obs: Não haveria mais possibilidade de pedalar e eu comprei um pull start para 2 tempos por isso.

Última edição:

Julio Caezar

New member
Eu lhe recomendaria isso aqui se vc puder importar vale muito a pena...

http://www.motrax.co.nz/motrax-engine-kit-accessories/97-jack-shaft-shift-kit.html

ou neste site aqui tambem(procura por shift kit)...

http://sickbikeparts.com/

http://motorbicycling.com/showthread.php?t=19786&page=2 (netse site tem algumas ideias que podem te ajudar, inclusive vi umas fotos ali que podem cair como uma luva no que vc pretende fazer...)

Infelizmente a loja que vendia este kit aqui no brasil , não o esta vendendo mais uma... pena mesmo pois ele saia a 430 reais já com frete e tudo...eu ate tentei convencelos a continuar vendendo porem ... bem cada cabeça uma sentença né...

Obs: Caso não possa importar tente copiar o esquema que eles criaram, o suporte e tudo o mais, pois se que fazer uma coroa rodar e não travar o pedal tem que usar aquela peça que eles mostram no kit, a que fixa as coroas..., porem não sei se fabricam ela por aqui...

Última edição:

Rafael Macedo

New member
Nitcho,Ponto morto inferior(PMI) e onde o curso do pistao fica mais embaixo(mais próximo do chão) e ponto morto superior (PMS)e onde o curso do pistão alcança maior altura (o pistão fica o mais próximo da vela).

Nitcho

New member
O que significa PMI e PMS? E como se faz para que trabalhem alternativamente? Como saber quando estão trabalhando nesta condição?