Carlos Mayer
New member
Sempre gostei de motores em V e de bicilíndricos...
Um V-Twin feito a partir de dois motores 2T já foi inclusive tema de postagem aqui no Fórum. Como um V-Twin depende de bloco específico e de mão de obra altamente qualificada resolvi fazer da forma mais fácil. Juntar dois motores lado a lado...
Imaginem uma motorizada com 123cc (no caso de dois motores 80cc -66cc reais) com 6 Cv e ainda mais estreito do que um 4T equipado com clutch box?
As questões principais foram:
* Sistema de fixação (um motor no outro).
* Sistema de fixação do motor ao quadro.
* Transmissão dos dois motores para apenas um pinhão e deste para a coroa original.
Para solucionar estas questões conto com a ajuda de um amigo de longa data. Engenheiro e Projetista Mecânico que trabalha com torno de precisão a mais de 2 décadas. Rabisca daqui, rabisca de lá até que finalmente depois de muito discutirmos o assunto saiu uma primeira ideia funcional que foi para o CAD já na escala correta. O primeiro suporte e o primeiro eixo primário estão em fase de confecção.
O projeto ou ideia como preferirem não tem nada de inédito ou novo. Nos EUA já existem motorizadas rodando com dois motores. Uma delas com apenas um carburador de alta vazão para os dois motores e as outras com um par de carburadores originais (minha opção).
A transmissão se dá da seguinte forma:
Um eixo com 3 pinhões de 10 dentes (iguais ao original) do pinhão original sai um pedaço de corrente heavy duty ligando-o ao pinhão do eixo (nos dois motores) e na extremidade esquerda deste eixo outro pinhão de 10 dentes que transferirá a força para a corrente e coroa traseira original. O eixo é fixado através de suporte regulável no canote do selim e corre sobre rolamentos. A tampa original que cobre o pinhão nos motores terá que ser trabalhada já que o eixo ficará acima da posição original e sem este trabalho as correntes raspam na tampa. Acreditem é mais difícil escrever este post do que montar o bicilíndrico ao quadro.
Questões já resolvidas:
* Desenho do suporte em X
* Desenho do eixo
* Fixação dos motores (um no outro)
* Uso de dois carburadores ao invés de um (acrescentaria o custo do carburador e de um coletor feito sobre medida)
* Uso de escape em forma de Y com duas saídas e apenas um silencioso
* Sistema em Y para o cabo do acelerador
* Motores funcionando alternadamente (basta montar o da esquerda em PMI e o da direita em PMS) pois as vibrações diminuem sensivelmente
Visto de frente...
Por enquanto é um protótipo, um estudo. Uma vez que esteja montado e 100% operacional começarei os testes dinâmicos devidamente documentados e registrados para só então descobrirmos se é uma opção viável...
Por favor deixem suas críticas/sugestões etc Ok!
Forte abraço a todos
Um V-Twin feito a partir de dois motores 2T já foi inclusive tema de postagem aqui no Fórum. Como um V-Twin depende de bloco específico e de mão de obra altamente qualificada resolvi fazer da forma mais fácil. Juntar dois motores lado a lado...
Imaginem uma motorizada com 123cc (no caso de dois motores 80cc -66cc reais) com 6 Cv e ainda mais estreito do que um 4T equipado com clutch box?

As questões principais foram:
* Sistema de fixação (um motor no outro).
* Sistema de fixação do motor ao quadro.
* Transmissão dos dois motores para apenas um pinhão e deste para a coroa original.
Para solucionar estas questões conto com a ajuda de um amigo de longa data. Engenheiro e Projetista Mecânico que trabalha com torno de precisão a mais de 2 décadas. Rabisca daqui, rabisca de lá até que finalmente depois de muito discutirmos o assunto saiu uma primeira ideia funcional que foi para o CAD já na escala correta. O primeiro suporte e o primeiro eixo primário estão em fase de confecção.
O projeto ou ideia como preferirem não tem nada de inédito ou novo. Nos EUA já existem motorizadas rodando com dois motores. Uma delas com apenas um carburador de alta vazão para os dois motores e as outras com um par de carburadores originais (minha opção).
A transmissão se dá da seguinte forma:
Um eixo com 3 pinhões de 10 dentes (iguais ao original) do pinhão original sai um pedaço de corrente heavy duty ligando-o ao pinhão do eixo (nos dois motores) e na extremidade esquerda deste eixo outro pinhão de 10 dentes que transferirá a força para a corrente e coroa traseira original. O eixo é fixado através de suporte regulável no canote do selim e corre sobre rolamentos. A tampa original que cobre o pinhão nos motores terá que ser trabalhada já que o eixo ficará acima da posição original e sem este trabalho as correntes raspam na tampa. Acreditem é mais difícil escrever este post do que montar o bicilíndrico ao quadro.
Questões já resolvidas:
* Desenho do suporte em X
* Desenho do eixo
* Fixação dos motores (um no outro)
* Uso de dois carburadores ao invés de um (acrescentaria o custo do carburador e de um coletor feito sobre medida)
* Uso de escape em forma de Y com duas saídas e apenas um silencioso
* Sistema em Y para o cabo do acelerador
* Motores funcionando alternadamente (basta montar o da esquerda em PMI e o da direita em PMS) pois as vibrações diminuem sensivelmente
Visto de frente...

Por enquanto é um protótipo, um estudo. Uma vez que esteja montado e 100% operacional começarei os testes dinâmicos devidamente documentados e registrados para só então descobrirmos se é uma opção viável...
Por favor deixem suas críticas/sugestões etc Ok!
Forte abraço a todos