Olá Robinson.
No final a gente sai ganhando... de alguma forma. Pelo menos aprendemos. A parte inferior você também desmontou? Espero que não.
Se você olhar detidamente, pode ser que você encontre vestígios de limalha sobre o virabrequim e volantes. Eles são mais escuros e dá para se perceber. Na verdade ele foi moído.
Quando um rolamento solta uma agulha, infelizmente isso é possível, ele as vezes toma caminhos indesejáveis. Pode ser que desça para a parte baixa ou se quebre e passeie pelas passagens de mistura indo parar sobre o pistão, arranhando camisas, estragando pistões, anéis e cabeçotes. Comigo, recentemente, aconteceu a mesma coisa. A minha sorte é que ele foi para a parte baixa do motor e o cilindro e outras peças nada sofreram. Mesmo assim, em busca de um outro ajuste, troquei recentemente toda a parte superior, menos o cabeçote. Mas ele poderia rodar tranquilamente com as outras peças por um bom tempo.
Sei que às vezes ficamos aborrecidos em termos que gastar dinheiro para reestabelecer as coisas. Mas verás que ficarás orgulhoso de teres resolvido total ou parcialmente o acontecido com o seu motor. Garanto que ficarás orgulhoso. Só não podes sair espanando rosca na montagem, certo?
Mas o pistão? Está em boas condições.
Vou dar-lhe mais uma dica. Quando fores tirar fotos de coisas muito perto, como tem feito com o seu motor, regule a máquina para fotos de "flores", afaste-se uns 40cm do motivo a ser fotografado e aproxime-o com o zoom. A foto ficará mais nítida.
Estou na torcida! Abração.