Barulho na embreagem e regulagem da alavanca

mir_silva

New member
Olá Carlos,
Meu kit é um Bicimoto 50cc 2tempos e estou satisfeito com a aquisição, porém existe um barulho desde o primeiro funcionamento como se estivesse alguma coisa solta dentro da tampa onde tem as emgrenagens e os pad´s, não quis abrir para averiguar se há algo solto ou encostando ou mesmo falta de lubrificação devido a garantia, isto é tipico desse motor ou tem algum problema? O barulho é alto e até atrapalha ouvir o tuc,tuc do motor conforme você poderá ver no pequeno video que fiz.

Outro problema que encontrei, foi em relação a regulagem da alavanca acionadora, regulando conforme o manual, não consigo que o motor funcione sem querer andar acionando o pino da manete, para que ela não ande acionando o pino da manete tenho que empurrar bem a alavanca a ponto de quase não conseguir prender o cabo e ainda regular no parafuso da manete para que eu consiga esse feito, mas assim é como que de certa forma eu estivesse em parte puxando a metade da manete, com a regulagem ficando assim, o cabo fica o tempo todo estremamente tensionado, então deixei conforme manda o manual mas toda a vez que tenho que esquentar o motor antes de sair, tenho que ficar segurando a manete de embreagem se não a bike vai embora.

Desde já agradeço a você Carlos e a quem puder me dar uma luz.

Carlos Mayer

New member
Olá Mir_Silva

Quanto ao som parece ser falta de graxa nas engrenagens que ficam do lado direito do motor.

Retire estes 5 parafusos e tome cuidado para não danificar a junta;

PQAAAOPxiVnr6cyB2b70BJi5-SwZG-HLKEba3jUWq095SMdZiSg8p41l2UXmPpJDVnKO1rc3FI5K6OlDdStNbJXkhHgAm1T1UJztaEBsqk8tnomMUmrNZmiKdRMe.jpg

Passe com um pincel ou palito (eu uso uma seringa pequena) com graxa entre os dentes das duas engrenagens mostradas na imagem abaixo;

PQAAABrQpWmWlEu0t3YcmnJQXF3rTl4zSSr6pz98EjS0SL080ya_XShfVOzHw9e1xZIEVhDRWSAa2GAQcn3UcvTc05sAm1T1UJsswPyLb1LSd9M-cqXGBGriJMPe.jpg

Aproveite para verificar se não existe nada solto ou marcas na tampa pela parte interna.

Com relação à regulagem é mais uma questão de feeling do que uma "técnica" especial. Eu costumo empurrar a alavanca de acionamento com a mão até que a roda traseira esteja livre, retorno um pouco a alavanca e prendo o cabo da embreagem. O resto da regulagem "fina" fica por conta das regulagens existentes no punho e na parte do bloco do motor... Caso restem dúvidas sobre a embreagem me avise e posto um tutorial com mais imagens e informações Ok. Forte abraço

mir_silva

New member
Pois é Carlos, pensei sim em fazer esse procedimento, pois mesmo antes de adquirir o kit tenho lido muito sobre esses motores tanto aqui no Forum como na comunidade do Orkut, pois gosto de conhecer o que vou ter em mãos, mas como diz no manual de instalação do kit e em negrito, "Ajuste da embreagem: ADVERTÊNCIA: A guia seguinte é recomendada para usuários avançados ou com alguma experiência em mecânica. Não realizar nenhum destes ajustes durante o período da garantia, já que a abertura do motor invalidará a garantia do kit." "Frizando a parte de Abertura". Devido a esta mensagem me veio o receio de fazer tal procedimento e invalidar minha "GARANTIA" mas caso não houver problemas farei o procedimento tirando fotos do processo, agora em relação a lubrificação é um tanto estranho um motor zero não ter lubrificação sufuciente ao menos até o final da garantia não é verdade? Bom fico no aguardo e sei que você me indicará o melhor caminho a seguir. Desde já obrigado e um grande abraço.

Carlos Mayer

New member
Por estas e outras é que estamos refazendo todos os Manuais da Bicimoto sejam eles de Montagem como de Manutenção.

Quanto à questão da quantidade da graxa de fato as engrenagens da embreagem vem de fábrica engraxadas, mas lembre-se do tempo decorrido entre a fabricação, armazenagem nos depósitos do fabricante, envio para o Brasil até que finalmente o motor seja comprado por alguém, instalado e colocado em funcionamento. A graxa continua lá, porém muitas vezes seca. Na minha 2T por exemplo eu lubrifico o pino, a alavanca do acionador e as engrenagens uma vez por mês. Considero uma rotina de manutenção que no novo manual será claramente mencionada.

A colocação, digamos, meio "radical" no manual se deve a alguns exemplos de proprietários de kis e Bicimotos Zero Km que resolveram descarbonizar o motor com 200Km de uso, outros que resolveram desmontar a embreagem para ver como funcionava e até (acredite) desmontar o motor para "ver como é por dentro".

Abrir, engraxar e fechar não oferece riscos pode acreditar. Forte abraço e se ainda tiver dúvidas sobre o procedimento é só chamar Ok!

mir_silva

New member
Olá Carlos, fiz o procedimento e realmente as engrenagens estavam sem lubrificação....

1 002.jpg

1 003.jpg

Após a lubrificação....

1 004.jpg

Aparentemente nada solto, não sei atrás das outras peças, pois me restringi a apenas lubrificar, aproveitei e também troquei a lubrificaçao da alavanca e pino acionador, mas infelizmente o barulho persiste, e realmente Carlos essa reformulação no manual ira ajudar muito, pois como pode se ver nas fotos para um motor zero as engrenagens está bem seca.
Hoje pude ter idéia do consumo no periodo de amaciamento, 40 Km/l andando em velocidade média de 30 Km/h, acho que está de bom tamanho para um motor que ainda esta amaciando, o único problema é esse barulho que mata o tuc,tuc do motor. Sobre a regulagem, consegui fazer de boa seguindo as suas orientações e espero que você possa ter uma noção do que pode estar acontecendo para o meu motor ter esse barulho.
Um grande abraço e desde já agradeço pela força.

Carlos Mayer

New member
A reformulação dos manuais se tornou necessária a partir do momento que em permanente contato com proprietários através deste Fórum, do Blog e das comunidades do Facebook e Orkut pudemos levantar as questões mais relevantes quanto a dúvidas na montagem, procedimentos de manutenção, regulagens etc... A Bicimoto é a única revendedora destes kits e bicicletas motorizadas a produzir manuais em português e ilustrados para os produtos que comercializa. Como pode ver o "manual" que vem dentro da caixa é muito sucinto trazendo o mínimo necessário de informações.

A nova edição que está para sair do forno será em CD não apenas com o manual completo mas também vídeos... Aguarde...

Sobre o barulho sugiro um pouco mais de uso até que os pads da embreagem se acomodem pois podem ser eles os responsáveis pelo chiado. O consumo tende a melhorar muito à medida que a quilometragem avança principalmente depois dos 500Km do amaciamento ocasião em que você passará a misturar 43Ml de óleo 2T por litro de gasolina contra os 63Ml atuais e também poderá afinar a carburação que vem "rica" para permitir melhor lubrificação neste período inicial de uso.

Também ando entre 30 e 35Km/h com a minha 50cc 2T (*agulha no 1º sulco) e mesmo com mais de 11.000Km rodados sempre faço médias em torno de 60 a 65Km/l.

Forte abraço e qualquer coisa é só chamar

mir_silva

New member
Beleza então Carlos, vou rodar mais um pouco com ela e torcer para ser acomodações dos pad's e volto aqui para dar um resultado ok. Nossa essa do consumo já senti no bolso, eram 10 pratas por dia no carro vindo pro trabalho, se o meu motor passar a fazer a média do seu vou ficar rico rsrrsss.... Um grande abraço companheiro.

boa tarde!! eu estou com um problema relacionado ao barulho tbm!! abri o a tampa engraxei as engrenagens e tambem a parte interna (onde ficas os pads). o barulho sumiu mas aqueles trancos q ocorrem qnd vc dah partida nao ocorre mais,esta com uma saida bem suave e o motor liga certinho.
GOSTARIA DE SABER SE ESSE ENGRAXAMENTO QUE EU FIZ IMPLICA NO RENDIMENTO DO MOTOR?? POIS ESTOU SENTIDO QUE ESTA UM POUCO FRACO.

Carlos Mayer

New member
Sim se você engraxou os pads da embreagem a mesma está patinando. Na verdade os pads devem funcionar a seco. Pode ser necessário apertar um pouco mais a regulagem do "prato" da embreagem que vem a ser a peça prateada que fica sobre os pads...

Retire o parafuso de segurança e gire o regulador para a direita 1/4 de volta e teste para ver como ficou. esta regulagem se faz necessária depois de alguns Km rodados já que os pads tendem a assentar após algum tempo de uso. Se ainda ficar com dúvidas como regular é só chamar Ok. Abç

mir_silva

New member
Olá Carlos, tudo bem? Estou agora com 200 Km rodados com a bina e infelizmente o barulho da embreagem continua e em rotações mais altas chega e ser ensurdecedor, ontem fiz uma geral inclusive uma nova lubrificação na embreagem e não adiantou, observei que debreando a engrenagem maior fica bem bamba como se estivesse solta, isso é normal? No mais está sendo só alegria e espero que continue, mas to cabreiro com esse barulho. Desde já agradeço e um forte abraço.

Carlos Mayer

New member
Não é normal o balanço da embreagem não amigo... A engrenagem maior é fixada ao eixo da embreagem por uma porca que fica logo abaixo do prato prateado como mostrado nas primeiras figuras desta postagem. Verificar se a porca se soltou seria a solução ou considerando a baixa quilometragem o envio do motor para a assistência técnica da Bicimoto afim de permanecer com a sua garantia e ter seu motor examinado por mecânicos treinados... Posso te afirmar que a embreagem quando em perfeito estado de funcionamento não emite nenhum tipo de ruído ou chiado... Forte abraço

mir_silva

New member
Ok Carlos, entrarei em contato com a Bicimoto para saber qual o procedimento tomar em relação a garantia, já dói no coração pensar em ficar sem rodar com a bina por uns dias mas se é pro bem do funcionamento eu aguento rsrsss. No mais muitíssimo obrigado e um forte abraço.

Carlos Mayer

New member
Sei como é amigo, um dia sem Bina parece um mês :(

Mas há de convir que se o problema for interno e você desmontar tudo para resolver periga cancelar a garantia e ainda ficar no prejuízo... Deixa com a rapaziada da Bicimoto que ela volta redondinha... Forte abraço

JERCI

New member
Não é normal o balanço da embreagem não amigo... A engrenagem maior é fixada ao eixo da embreagem por uma porca que fica logo abaixo do prato prateado como mostrado nas primeiras figuras desta postagem. Verificar se a porca se soltou seria a solução ou considerando a baixa quilometragem o envio do motor para a assistência técnica da Bicimoto afim de permanecer com a sua garantia e ter seu motor examinado por mecânicos treinados... Posso te afirmar que a embreagem quando em perfeito estado de funcionamento não emite nenhum tipo de ruído ou chiado... Forte abraço

Eu percebi esse problema no meu motor 48cc a engrenagem maior esta frouxa, e agora que devo fazer?

A embreagem da minha bike 80cc 2t é perfeita quando o motor está frio, mas ao esquentar a embreagem fica baixa ao ponto de quando estar parada com a embreagem totalmente acionada ao acelerar começa a tentar andar, alguém já teve problema semelhante?, valeu...

Última edição: