Aferição nos velocímetros

budget100

New member
Prezados amigos.

Há tempos observo algumas mensagens, sem que me levem a mal, de que motorizadas ainda não amaciadas dão "esticadas" a 70 por hora.
Li e reli estes relatos e resolvi fazer de tudo em minha motorizada, 80cc, para chegar a esta velocidade. Achei que seria fácil. Troquei vela, alterei mistura, procurei melhor gasolina, experimentei outros carburadores, troquei giglês, enchi muito os pneus, conferi o esticamento da corrente para deixá-la mais solta, limpei filtro de ar, fiz algumas alterações mecânicas especiais, modifiquei cano, tirei cano e testei a favor do vento (que aqui em Cabo Frio é muito significativo). Minha melhor passagem com 550Km rodados, ao nível do mar (onde o motor é mais potente) eu pesando 67 quilos, com um motor em condições bem fora das normais de fábrica e abaixado feito um jóquei de Grande Prêmio Brasil na reta final: 56 Km/h.

Todas as providências que tomei foram realizadas dentro da técnica bem como a combinação de todas elas. Ocorre que anteriormente, calibrei o meu velocímetro corretamente. A prova dos "9" foi realizada com um GPS, ao lado do velocímetro e eles marcavam rigorosamente iguais. Quando a velocidade de um mudava a do outro, imediatamente a seguir, mudava para o mesmo valor.

Antes que eu compre um novo motor, pergunto aos amigos: quem chegou próximo dos 70 Km/h, em algumas esticadas durante o amaciamento, calibrou o seu velocímetro? Checou se estava marcando certo com outro meio de aferição confiável? Eu fiquei, por mais de 30 dias estudando e testando as melhores possibilidades. Creio ainda que com o seu uso o motor possa ficar ainda mais liberado e atingir um pouco mais de velocidade mas, chegar a 70 Km/h, só terei esperança com algumas ampolas de nitro.

Uso motocicletas ininterruptamente e posso dizer que 56 Km/h reais... é muita coisa sobre uma bicicleta! Muita mesmo. Abraços a todos.

A maior velocidade que atingi com meu motor 2t foi 60 km/h em uma descida, o giro do motor subil como se a roda estivesse fora do chao.quando puchava a embreagem a velocidade cai e quando acelerava até o final e soltava a embreagem a velocidade voltava a subir, o motor ja tinha mais de 2 mil rodados, eu rodei 1.800 km com ele e o antigo dono andava sem velocimetro. eu acho impusivel este motor chegar a 70km/h. (ja vendi o motor)

o meu motor 4t completou 560 km a velocidade maxima que ele chegou foi 52 km/h.

Carlos Mayer

New member
Alguns amigos mais próximos sabem que aos 15.000Km resolvi trabalhar meu motor no sentido de que recebesse o máximo de combustível e tivesse o caminho dos gases o mais liberado possível. Gastei quase 10 dias de trabalho e mais de 200U$ em peças que importei... O resultado após o retrabalho foi este...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uRxfI0EyFc3-ei7pX4Z89Na4dbavHx52TXAZIFtLu-UhIXYSK6WBkWzUtwzhVeQSw2ltYfdrQUyc6wlrUlR7OjAJtU9VA_ZcWyfoHWf3xYCw-CsE1BP_EwVA.jpg

Depois de mais uns 15 dias de uso consegui uma marca ainda melhor na casa dos 73Km/h... Mas em apenas uma esticada em uma looooonga avenida que é protegida do vento e a sensação que tive é de que a motorizada desmancharia... NUNCA mais andei nesta velocidade e lamento muito que na ocasião não estivesse com a minha câmera digital (como no primeiro teste) para registrar meu "recorde"...

Isso num motor com mais de 15 mil rodados, carburador Speed de alta vazão e muito bem regulado. Sem entrar no mérito de retrabalho nas janelas de admissão, escape e polimento parcial dos dutos de admissão e escape.

Não é seguro, não vale à pena e no mais não acredito que as motorizadas que vi aqui no Fórum sequer cheguem perto da minha primeira marca que já é muito alta para estes motores. Ahhh e lembrem-se o meu é um cinquentinha e não o "poderoso" 80cc heheheh... Abraço a todos

P.S. Este velocímetro da CatEye permite dois tipos de ajustes. O pré com a simples informação do diâmetro do aro neste caso 26" ou a circunferência real do pneu opção que sempre preferi por ser mais próxima da realidade...

Última edição:

flavio.x

New member
Meu 80cc em descidas virava o ponteiro naqueles velocímetros analógicos redondos (de 30 reais que vai até 60 km/h) , mas acredito que ele marque errado, é muita coisa pra uma bicicleta.
Carlos, o carb que você usou é o CNS?

Carlos Mayer

New member
Flavio a única inscrição do lado de fora de meu carburador é SPEED e MADE IN USA...

Foi comprado a mais ou menos um ano e meio na Sick Bike Parts. De diferente o fato do kit oferecer 3 giclês, 3 agulhas, 2 kits de juntas, 1 boia extra, filtro de maior vazão e coletor de admissão polido por dentro. Apanhei quase 3 semanas para chegar a mistura ar combustível ideal já que testei praticamente todas as combinações possíveis até chegar à mistura que aliava partidas mais rápidas com ótimo desempenho em todos os regimes de rotação.

Em Fevereiro deste ano um amigo tentou comprar um igual mas foi informado de que a mercadoria estava descontinuada... Abç

flavio.x

New member
Tem alguma foto dele?
Que pena estar descontinuado, estava tentando comprar um carburador desse tipo.
Encontrei o CNS:
3111.jpg

Mas, pelo que andei lendo sobre o mesmo, é uma porcaria, muito dificil de regular.
Talvez esse speed seja uma boa opção.
Abraço

Anexos

• 3111.jpg
    3111.jpg
    60.9 KB · Visualizações: 3

Carlos Mayer

New member
Tenho sim Flavio...

Como pode ver pela foto ele é praticamente igual ao da Bicimoto as vantagens estão nos conjuntos extras de giclês, agulha, juntas etc e no filtro que realmente tem mais área de filtragem e maior vazão... Veja só...

PQAAAKCOHVA8H2QagLsKCjhJWPk084J9k5HXk39H1gt67bvB9Lhxp9V8--pPu7W8bLXqmjMrYmkfK5Z0dkZ6Kd-poG0Am1T1UPpMxKp2kAeXkxnaKxuATBJ83Esq.jpg

Do lado direito (não tenho foto do lado direito só do esquerdo) tem uma torneira de combustível no próprio corpo do carburador...

Vou ver se acho algum link dele na internet... Quanto ao carburador CNS pergunte ao Budget100 aqui do Fórum que ele te conta heheheheh... Abç

Rodrigo D

New member
Chegou hj meu Cateye velo 8, fui dar uma banda e a sensação de velocidade nao parece o que marca! Em primeira marcha a velocidade mínima é 10,5 Km/h(achei que seria bem menos pois é bem devagar!!) , dei uma esticadinha de leve pois estou amaciando e em quinta marcha cheguei a 42km/h e achei que era muito mais!! Estou calibrado p aro 26, nao medi o diâmetro exato do pneu ainda pois uso pneus padrão! O Usain Bolt atinge 44km/h, mas a impressão era que eu estava c muito mais velocidade e que nem o The Flash me alcançaria! A 70km/h deve dar impressão que vai decolar! Enfim, deve ser só a minha falta de noção de velocidade mesmo!

budget100

New member
Olá Rodrigo.
O melhor é inserir a distância medida pela circunferência da roda. Depois, com um GPS, que pode ser de telefones, com aqueles programas tipo "speedometer", cheque um pelo outro. O meu, depois que coloquei a circunferência da roda, bate certinho com o GPS. 40 por hora... é 40 mesmo! E é bem rápido. Abração

Rodrigo D

New member
Também notei essa aceleradas fortes quando vai morrer por vácuo no tanque e também logo que liga o motor e baixa o afogador ela acelera muito! Aí pensei, depois de amaciada, acho que ao invés de enriquecer a mistura para andar mais, o certo deve ser empobrecer a mistura! Nao faz sentido!!??

leonardo

New member
hoje fui fazer um role com a minha chopper 80 cc junto com outra amigo meu com uma bike normal com uma motor tambem de 80 cc dai ficamos lado a lado numa reta ea minha quando chegava aos 60 km ela mantinha a velocidade e não ia mais ja a do meu amigo foi embora e me deixo pra traz com muita facilidade detalhes eu estava sozinho na bike e ele estava com garupa e não era cara pequeno não , fiquei imprecionado com a potencia e velocidade da bike dele , acho que ele deve ter chegado a pelo menos 80 km por hora sem brincadeira , saimos lado a lado numa reta de uns 5 km e no final dela estava acho que uns 500 metros atraz dele e sempre a 60 km/h !!!!!
Se possivel vou fazer esse role de novo e filmar

Carlos Mayer

New member
Leonardo...

Este sujeito andando assim com uma bicicleta motorizada e ainda por cima carregando garupa em breve ficará a pé vendo você passar de motorizada acredite... Estas "esticadas" detonam o motor e com garupa então amigo... Forte abraço

Jomar2

New member
... eu digo mais.... por favor companheiros...tudo bem que estes motorzinhos com trocas de rolamentos da biela e da embreagem vao durar bastante tempo mas dai a andar a 70 kms por hora..ja estamos entrando na ficçao , fazer estes motores andarem a mais de 6000 giros por um tempo medio voçes vao acabar com estes motores em pouco tempo e este giro num motor de 80cc(66) alcança com 45kms por hora e com uma cremalheira de 44 dentes fornecida junto com o kit, nao existe magica...soh existe uma maneira de fazer estes ********s ou qualquer outro tipo de motor andar mais e isto se chama relaçao ou seja coroa e pinhao, querem andar a 65kms com um giro de 4500 rpm numa boa sem forçar o motor, ai vai a magica real coloquem uma coroa de 36 dentes,e a magica esta feita ja estiquei ate 68kmhs por breves momentos mas a byke fica muito instavel e qualquer descuido ela sai de trazeira, ha tirem aquela parte do cano de descarga que e presa com um parafuso(miolo) e com uma broca de 3mm fazer dois ou tres furinhos vai aumentar um pouco o barulho mas os gases vao sair mais livres e vai ajudar no desempenho, agora se voçes preparar nossos ********s pra sprint(arrancada) vamos colocar nosso motorzinho na bancada trabalhar admissao e escape dar um rebaixe no cabeçote descarga dimensionada carburador de maior vasao..etc etc etc mais eu acho que a relaçao custo beneficio eh melhor comprar uma motinho 125 usada que vai valer mais em conta entao fica a dica o segredo esta na relaçao testei 32 dentes mas o motorzinho fica com pouca força pra arrancar entao 36 dentes e o ideal um abraço e ateh a proxima.