Adaptando um farol de LED em sua motorizada (Parte 1)

budget100

New member
Caros amigos.

Conforme prometi segue o passo a passo da adaptação de uma lanterna de LED encontrada no mercado, de baixo custo e com aceitável eficiência para ser adaptada ou usada em nossas motorizadas como iluminação dianteira.

Esta primeira parte serve, também, para as 2 e 4 tempos. Irei, inicialmente, mostrar esta adaptação para o uso com pilhas que atendem muito bem ao requisito durabilidade em relação as faróis encontrados no mercado.

Encontrei uma lanterna de cabeça, de origem chinesa, toda plástica, desmontável, que utiliza 3 pilhas AA, acompanhada de uma cinta elástica para ser usada como lanterna de cabeça, com um refletor com 12 leds específicos para iluminação. Eles tem como característica um pequeno "corpo" amarelo em seu interior responsável pela excelente iluminação em relação aos leds comuns que se acendem em várias cores. A iluminação é branca azulada, características dos leds desta cor.

Por R$ 8,00 adquiri a lanterna em uma loja de 1,99. Existem outras, em formado de lanterna normal. Porém, optei por esta por usar 12 leds e 3 pilhas (as outras usavam duas) que terá a sua voltagem mais próxima ao oferecido pelo magneto das motorizadas 2 T.

Farol 001.JPGFarol 002.JPGFarol 003.JPGFarol 004.JPGFarol 005.JPG

A lanterna é toda desmontável. Vi, também, que seu circuito é simples. As pilhas são ligadas diretamente aos LEDs através de um interruptor mecânico. Ele fica sob a proteção de borracha vermelha. Assim, seu circuito não funciona como os caros faróis oferecidos no mercado que têm o seu circuito eletrônico que fazem uma série de coisas (piscam rápido... devagar... ficam acesos) mas que nos modelos que usei, tão logo as pilhas perdem parte de sua tensão o circuito começa a não funcionar e fiquei sem iluminação. No caso desta lanterna a redução da tensão diminuirá, apenas, a intensidade dos leds, lentamente.

Como experiência, coloquei 3 pilhas, pouco usadas que encontrei e as inseri em seu "pack". Deixei-a ligada por 14 horas direto e não percebi qualquer diminuição na iluminação. Só após este período é que notei uma redução no brilho. Mas ela poderia ficar acesa 24 horas sem se apagar completamente. Notei também que após ser desligada, as pilhas apresentam uma boa recuperação e ao serem ligadas, retornam o seu brilho original por 20 a 30 minutos.

Usando estes dados imaginei: O caminho para a minha casa leva 15 minutos entre ruas, avenidas, subidas por calçadas (não façam isso sem a observação de um adulto :)). Cada pack de pilhas na lanterna ligada me permitirá fazer o caminho 60 vezes!!! Sem perder o brilho inicial e sem contar com a recuperação das pilhas que, ficando ligadas apenas 15 minutos por trajeto, recuperam sempre sua carga.

Assim as 60 vezes, contando com a recuperação e com o início da perda de luminosidade (que mesmo diminuindo é tranquilamente aceitável), terei iluminação para uns 100 trajetos. Achei que valeria testar a adaptação por R$ 8,00, dois pedaços de fio, 4 pingos de solda, 1/2 tubo de cola de silicone pequeno e duas gotas de Super Bonder. Isso levando em conta a adaptação em um farol cromado de bicicleta, destes que vendem com dínamo em lojas de bicicleta que tinha abandonado em casa.

Para os mais apressados, o simples fato de prender esta lanterna no centro do guidom com as próprias cintas que a acompanham já resolvem, de imediato, o problema de iluminação frontal. Ela ilumina muito bem! Para frente e para os lados. Por onde passei todos ficavam impressionados de verem em uma bicicleta um farol com aquele facho potente. Chama a atenção mesmo.

... Continua na parte 2
 

Carlos Mayer

New member
Muito bacana a idéia principalmente pela forte iluminação proporcionada o baixo custo de aquisição e ainda ter dado "poder de fogo" ao farol cromado que acompanha o dínamo mas é muito fraco m relação aos de Leds...

Tomei a liberdade de deletar as postagens repetidas para que o pessoal não se confunda...

Quem sabe uma hora destas um vídeo noturno?

Muito obrigado por compartilhar e parabéns!! Forte abraço Budget

P.S. Acredito que as lanternas de Led das Lojas de 1,99 esgotarão em breve heheheh
 

budget100

New member
Prezado Carlos.

Um dia consegui apagar uma mensagem. Hoje, perdi mais tempo procurando a forma de apagá-la do que postando as duas primeiras etapas. Agradeço por ter lido meus pedidos telepáticos de "help me"! Como só posso colocar 5 fotos e para que todos possam fazer em casa, terei que ser um pouco "explicadinho" e colocarei todas as etapas da forma que estou fazendo. A seguir, sob sua batuta, peço-lhe que mude o que for necessário para não pesar no fórum. Desculpe-me pelo trabalho. Vou lá colocar a 3a. etapa, idar rápida ao supermercado, e postarei as seguintes. Obrigado
 
Top