Adaptação sistema de refrigeração do motor

Passaro de fogo

New member
Olá Galera do fórum!
Outro dia o Carlos Mayer postou aqui no fórum uma adaptação de um sistema de refrigeração.
Fiquei curioso e resolvi fazer uma para minha bina, só um pouco diferente da que Carlos postou.
Fiz e gostei muito, realmente refrigera muito bem o motor.
Quando não tinha este sistema o motor realmente ficava quente depois de umas voltas com a bina.
Agora, percebi que quando dou umas voltas e chego em casa, ao desligar noto a diferença da temperatura.
O motor fica morno e não quente.
vou postar algumas fotos para a galera curtir um pouquinho...heheheh
Abraço a todos.

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vGPM9QJxrrythaXWtco2zcFoHRlescCvCetJ-fOadBG7-Ipxp7WZClOoxzXffeWQFN68rFVlTVgohpE3PzgKYwAJtU9VBgzBiug-jt7ArnMiZf5FKN09aI8g.jpg

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t-ebkkLo-VToOzupIG_uIQYLlS77f0NkIn3m2F8raLy1exH-waYQHxnDuX_1mwU0GXOx-LnKxYg2oMfGzaJSQnAJtU9VC0JdN4xG1D21clvKzqBDW7zhaRdw.jpg

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uSx7CuLOAbwGkTlk7N5oK1aLPzlDShrG7h-7YI01GYS-BEIuQuXSetwP9qDgDnLA2jEuBzc59NOMbbx4pdLNIMAJtU9VD3CC1caO8vtCdEInCNS_Bu2syBHA.jpg

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tzrhjnjyMxRLkTO3-qWH7yeNuOlCXPy1XHZFky8sDsRJ-aKnDtyZES92Y9UyTb9RaW2bZ3y5vxKBC2Tv6EvMAWAJtU9VAnLE8YdKjV489JvUlPhfkyT81rqg.jpg

Carlos Mayer

New member
Grande amigo... Mandou ver mesmo hein?

Parabéns pelo trabalho. Assim que sobrar tempo (coisa rara) pretendo instalar um em minha 50cc 2 tempos... Postarei as fotos também... Forte abraço e saudações a Pássaro de Fogo...

OswalTech

New member
Salve bit´s ao Passaro de Fogo.

Como funciona esse sistema, pelo visto é simples.É apenas metal em cima do motor? Gostei da idea, pelo menos isso irá aumentar a vida útil do motor. certo. além disso tem outros pontos positivos e os negativos se houver quais seriam?

Outra em relação a trepitação do motor, ao colocar esse sistema de refri. houve aumento de ruido?

Abraços.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Este sistema é feito em casa... Folha de alumínio ou estanho e rebites ou parafusos... Salvo se algum dos amigos da comunidade estiver "fazendo para fora"... Abç

Passaro de fogo

New member
Este sistema é feito em casa... Folha de alumínio ou estanho e rebites ou parafusos... Salvo se algum dos amigos da comunidade estiver "fazendo para fora"... Abç

Carlos,
Primeiramente boa noite Amigo!
Olha, confeccionei outro modelo com outra cor diferente.
Quero saber de sua opinião se este ficou melhor ou o branco que fiz anteriormente?
Seja sincero na sua resposta, pois ela é muito valiosa para mim.
Um grande Abraço Amigo.

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tx_vHP0MF8tb8nRCz7BTHTGwbLVb3mz97IzCLoxT9RCca1kh7bAPc-eXvYafOphai3tYAFHh44dr4XvAEmZra7AJtU9VAkbaWB6aKFjxHhEg_1IkWvwLeKog.jpg
RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vCC97eobA26-HydEC4pU6RKAF8IEBqes8OQvfPVydF0xEh38I8ACsKb2NEvGWSDcCVNDrjx2mGEWidREgLxt9uAJtU9VC4cN8sY0ZP5fO8nDQ3fs38u3OdbQ.jpg

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uGTUQPjDvGnpgSgLq3liUFrWymyxjpETNvESGw9HtoPp5BZ67vyncQYSqymmxMkBY9K4MGP-gwpzXmdUDNLmdwAJtU9VBr3-oQlS47VCL1jwe8w3llbRvViA.jpg

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82th35xpTVfdQRb6CL-lcT7SlenU9MmcfDIZG16FSqr2tmrv1oGJwxm4bu_7PB4mpR17jTKg6uXPAkI3HjGWPl8JAJtU9VA2EVZ55Xk4zkHfLVFhNmwn4N5Jqw.jpg

Carlos Mayer

New member
Esteticamente cada versão fica melhor do que a anterior... Como dizem "você está pegando a mão"... Reparei que neste você suprimiu a aleta traseira... Foi de propósito?

Está muito bacana mesmo Pássaro de Fogo, os dois arcos (que imagino sejam dois puxadores) e o Atlantis deram ar de coisa comprada... Daqui a pouco abre uma fábrica de sistemas RAM AIR na Ilha do Governador... Parabéns pelo capricho e pela constante evolução... Forte abraço meu amigo

Passaro de fogo

New member
Esteticamente cada versão fica melhor do que a anterior... Como dizem "você está pegando a mão"... Reparei que neste você suprimiu a aleta traseira... Foi de propósito?

Está muito bacana mesmo Pássaro de Fogo, os dois arcos (que imagino sejam dois puxadores) e o Atlantis deram ar de coisa comprada... Daqui a pouco abre uma fábrica de sistemas RAM AIR na Ilha do Governador... Parabéns pelo capricho e pela constante evolução... Forte abraço meu amigo

Carlos,
Gostei da sua resposta heheheheh
Quem dera eu ser um empresário kkkkkkkkkkkkk
Mais sobre os puxadores realmente você acertou na mosca, são dois puxadores de alumínio que retirei de um armário heheheh
Eu retirei a aleta traseira porque acho que o ar entra frontal e deve se encontrar com o cabeçote e imagino que o ar saia quente por traz.
Bom, é apenas uma imaginação...
Valeu Amigo...
Um ótimo domingo e bom passeio com sua 4 tempos, afinal, ela é linda!
Abração.

Carlos Mayer

New member
Acho que vai ser meio difícil passear neste Domingo meu amigo... O Sudoeste entrou com força e trouxe chuva forte...

Meu para lamas traseiro quebrou e por questões estéticas tirei também o dianteiro e como sabe andar de motorizada sem para lamas e com um monte de poças deixa de ser passeio e vira sofrimento. Já encomendei um outro par mas só chega 3ª ou 4ª feira... Se o tempo continuar assim provavelmente passo o Domingo em casa alisando as motorizadas que estão limpinhas heheheh... Nada de rua a não ser que um milagre limpe o tempo...

Ótimo Domingo pra você também meu amigo... Forte abraço

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Pássaro de fogo,
Vendo o seu sistema de refrigeração do motor, gostaria de sugerir que ao invés de usar a chapa cobrindo o motor, colocasse apenas pequenas chapas parafusadas ao motor. A cobertura pode causar um aquecimento quando estiver parada. A ideia é aumentar as aletas mas nada fechado. Abertas. Belezzzz ?:cool: