80cc Não pega. um dia de uso

JuFerraz

New member
Tenho uma 80cc 2t - ela nao pega - e a corrente gira sem apertar a embreagem. Está com 60 km rodados, ja troquei a vela, o mesmo acontece,

coloquei um cachimbo de fusca, e troquei a vela pela nova, o mesmo acontece:

bem, fui liga-la hoje, reparei que não pegava, ela vai pra pegar e para, troquei a vela, o mesmo esta acontecendo, reparei também que não esta precisando de apertar a embreagem para andar com ela, se andar pedalando ela fica pegando ate você parar de pedalar, soltei o cabo da embreagem, o mesmo esta acontecendo, não sei mais o que fazer, ela da combustão. só que não pega , só na hora do tranco, - não sei se ta engazopada , mais o que mais me preocupa é isso , mesmo sem usar a embreagem a corrente gira, me ajudem gente , por favor, a bike ta com 1 dia de uso, não sei se é mecânica ou elétrica, pois na hora do pedalar ela da o tranco , mais pega por uns 2 segundos , e para, AJUDA! a corrente não trava sem usar a embreagem , e não esta pegando.

Carlos Mayer

New member
Olá...

Sua postagem está um pouco confusa...

Se a corrente de transmissão gira sem que você aperte a embreagem significa que o problema está na regulagem da embreagem. Sem acionar (apertar) a manete a roda traseira deve ficar travada (sem girar). Isso é parte primordial do funcionamento de uma motorizada de 2 tempos para que o motor ligue. Ela apenas deve ficar livre (girando) quando a embreagem estiver acionada ou travada.

Solte completamente o cabo da embreagem da alavanca de acionamento que fica do lado esquerdo do motor. Com o cabo solto verifique se a roda traseira gira (não deverá girar) para testar a embreagem. Se girar mesmo sem o cabo você está com problemas na embreagem de seu kit. Ai o melhor a fazer é acionar a garantia.

Se com o cabo solto a roda traseira travar o problema está apenas na regulagem da embreagem que possivelmente com o cabo esticado demais não permitiu o acoplamento e o tranco necessários a partida...

Tente manter a calma pois nervosismo e bicicletas motorizadas de 2 tempos não combinam... Tudo indica que seja apenas um problema de regulagem e você já saiu trocando vela e cachimbo...

Quer um conselho? se não entende de mecânica de 2 tempos evite ao máximo mexer desnecessariamente no motor Ok. Faça os procedimentos que te falei e teste novamente. Para que o motor ligue aos soltar a manete da embreagem a roda traseira deverá travar como se fosse freada com força. ​Qualquer novidade poste...

JuFerraz

New member
soltei os cabos, o problema persistiu, mandei o mesmo falado no topico , para a garantia , nao sei o que fazer , pois usei so uma vez e ja me acontece isso.

Carlos Mayer

New member
Você soltou o cabo do acionador? E a roda traseira continuou livre?

Neste caso terminam aqui os procedimentos que você pode fazer sem desmontar o motor ou retirar as tampas laterais...

Por acaso você abriu alguma delas? A do pinhão por exemplo (fica do lado esquerdo do motor) na hora de instalar a corrente? A pergunta tem um motivo... A alavanca de acionamento da embreagem (onde o cabo vai preso) tem uma posição exata para acionar o pino e este por sua vez a embreagem... Se você retirou a tampa pode ter instalado a alavanca do acionador errado e por isso a embreagem deixou de funcionar... Muitas vezes ao abrir esta tampa a pequena esfera metálica que fica atrás do pino pode se soltar... Na sua falta a embreagem também deixa de funcionar...

Tente se lembrar exatamente o que você fez tanto na montagem como na instalação da transmissão para que possamos te ajudar a resolver este enigma...

Carlos Mayer

New member
Quase ia me esquecendo... Veja aqui a sequência correta de peças... Isso no caso de ter aberto a tampa e apenas neste caso... Se não abriu melhor...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uAAFnUv2jOZ3SsFa3Aiu9FV-sNsCOfE1KFvacu2vzXXJ6tiG6c1BPg-4QjRh3S1tSCAeekctf1uK83VlJDrk16AJtU9VBv8_CcZxQvtpPskPJjz6km2-ovUw.jpg

JuFerraz

New member
NÃO, nao consegui abrir os parafusos para por as correntes, consegui colocar sem abrir a tampa, a bicimoto, ontem estava normal , estacionei ela e hoje fui testar , e isso estava acontecendo , você acha a esfera pode se soltar sem abrir a tampa , o que me aconselha fazer ?

quando ando com a bicimoto , agora , sem apertar a embreiagem , ela fica tipo como se foce ligar , tipo dando combustao

acha que o problema e serio?

Carlos Mayer

New member
Não JuFerraz, pela descrição que você passou eu acho que o problema todo está na regulagem da embreagem... É como a de um carro entende? Se estiver mal regulada na hora de trocar as marchas ou elas não entram ou arranham...

Existe a possibilidade de regular a pressão de acionamento dela mas isso envolve abrir a tampa lateral o que no seu caso não parece ser a melhor atitude a se tomar... Eu tentaria levar em uma mecânica de motos ou scooters e pedir que o mecânico desse uma olhada para você... Pode ser uma bobagem mesmo...

E quanto a esfera que mostrei no desenho ela só sai do lugar se a tampa for retirada... Em algum momento durante a montagem a alavanca de acionamento se soltou completamente? Saiu na sua mão? Lembra que eu disse num post acima que ela só tem uma posição de funcionamento? Se ela saiu e você colocou na posição errada a embreagem simplesmente não funciona mais...

Não acho que seja nenhum problema acredite... Acho que é regulagem da embreagem ou posição da alavanca de acionamento incorreta...

Veja na imagem da minha 50cc 2 tempos a posição onde a alavanca funciona bem como a instalação da mola de retorno... Era assim que a sua estava?

PQAAAMY4XLZ3oPX8hxzdtfIy4ISQBADQeGVHQYtHRYvKvy3oDtz0ZFBpmXCVGmoDM_yIKhgLURFeooNOZcmYTnO2kJMAm1T1UGjTgS3LYkvqs1hokudM-qre04MY.jpg

1 - Parafuso de fixação deve estar no lugar e apertado

2 - O cabo deve estar firmemente travado da ponta da alavanca e a alavanca quase alinhada em relação ao bloco com a embreagem em "descanso" (sem uso)... Ao puxar a manete verifique se a alavanca se move em direção ao carburador... Abç

JuFerraz

New member
a bicimoto estava tudo ok, andei 60km e guardei , no dia seguinte ela estava assim, muito estranho , a alavanca não se soltou , pois a embreagem continua ok , quando aciona ela , melhora mais na locomocao, e quando a solta , se andar ela fica como se foce no tranco , dando combustão,

vou fazer assim,

vou levar hoje em alguns mecanicos de moto , e o resultado que eles me der eu pósto aki para você,

Obrigado pela ajuda, VOCE ESTA ME AJUDANDO MUITO!

GRATO!

Carlos Mayer

New member
O cabo de embreagem podia estar mal fixado a alavanca e se soltou um pouco ou mesmo tenha ficado frouxo entende?

O sintoma que você descreve é claramente de embreagem "baixa"... Tenho quase certeza absoluta de que uma regulagem bastaria para colocar sua 80cc funcionando novamente...

Existe outra regulagem de pressão da embreagem, esta dentro da tampa direita do motor mas como o mecanismo dispõe de um parafuso trava é impossível que tenha se mexido "sozinha"...

Aqui nesta imagem a trava da regulagem está sem o parafuso mas você pode perceber a rosca dele do lado direito da imagem...

PQAAABrQpWmWlEu0t3YcmnJQXF3rTl4zSSr6pz98EjS0SL080ya_XShfVOzHw9e1xZIEVhDRWSAa2GAQcn3UcvTc05sAm1T1UJsswPyLb1LSd9M-cqXGBGriJMPe.jpg

Pena que você mora em Pradópolis e eu em Niterói - RJ pois teria o maior prazer em ver sua 80cc para você e resolver este problema...Faça o que disse, procure a opinião de um mecânico de motos que vendo sua motorizada ao vivo poderá detectar o problema bem mais fácil do que eu que nem fotos vi heheheh...

Depois nos conte como foi Ok... Forte abraço

Última edição:

JuFerraz

New member
fiz esse procedimento, junto ao pessoal da bicimoto, via telefone, dei umas 4 rodadas na estrela , e continuou, levei em um mecanico, ele disse que tinha que remontar a embreagem,

O pessoal da bicimoto, muito atencioso, faz de tudo para me ajudar, mais não conseguimos, então eles mandaram e colocar no correio , e o enviar, para que os mecanicos da bicimoto olhe,

achei melhor assim, pois com eles e garantido o conserto da minha bina,

AGRADEÇO A TODOS, PELA FORÇA QUE ESTÃO ME DANDO !

MUITO GRATO!

Carlos Mayer

New member
Ótimo quer tenha tomado esta decisão JuFerraz... Os mecânicos da Bicimoto são treinados e muito experientes... Em breve estará andando de motorizada novamente... mantenha contato Ok. Forte abraço

RITA_CATALAO

New member
Olha a minha bicle é 80cc e completamente maluca. Elas pega o motor na hora que ela quer.
Um dia ela não pega hora nenhuma.
Outro dia ela vai da Gávea a Copacabana lindinha, andando desde a hora que pego para usar, quando paro e quero retornar horas depois a danada não liga o motor por nada desse mundo. Pode descer ladeira (de garagem), correr com os pedais e tentar ligar o motor. O máximo que consigo é um pequeno sinal que vai pegar e daí ela morre.

Estou até pensando em vende-la, ja que uso pouco e quando usar a bichinha não funciona.
Talvez não esteja usando corretamente apesar de já ter impresso todos os manuais disponíveis da de 40cc e da 80cc e lido os mesmos.

É PARA MATAR!

Se alguem puder me ajudar seria bom.

Obrigada

Carlos Mayer

New member
Olá Rita...

Para que eu possa te ajudar preciso de mais algumas informações Ok...

* Ela é uma motorizada que foi comprada pronta ou kit instalado?

* Quantos Km rodados ela está?

* Qual a quantidade e tipo de óleo 2 tempos que você está misturando à gasolina?

Normalmente este tipo de problema ocorre antes do término do amaciamento quando a maior quantidade de óleo 2T misturada à gasolina tende a sujar a vela dificultando a partida. A falta de um filtro de gasolina (caso não tenha instalado um) pode permitir a passagem de sujeira do tanque para o carburador causando entupimentos e dificultando a partida. Por fim uma boa olhada nas conexões elétricas (fios do corta corrente, CDI e magneto) pois um mal contato pode ser o causador da dificuldade em ligá-la...

Não venda sua motorizada não heheheh... A gente dá um jeito nisso Ok. Abç

RITA_CATALAO

New member
Bom dia Mayer,

Comprei a Bike pela internet e como a Bicimoto não tinha ninguém para acabar de montá-la em minha residência contratei um rapaz que conserta as motos do pessoal daqui do meu prédio e que trabalha em uma loja de bicicleta montando e consertando as mesmas.

Ele montou, testou e me levou para dar a primeira volta. Claro que no início tive dificuldades de manuseá-la e de fazê-la pegar. Pela dificuldade de fazê-la pegar uso muito pouco, deve estar amaciando sim, eu ainda não gastei um tangue todo ( já que só fico pedalando).
Ela tem vela sim, tem tudo que tem no manual para montá-la. Quando comprei ela era muito dura até os pedais, agora está bem legalzinha. Continua pesada por causa do motor, mas bem mais macia.
A idéia de vender é porque a danada é muito pesada, tenho que subi a garagem empurrando, ela não pega etc. Pensando em custo e benefício ela não está valendo a pena.
Tenho uma Caloi de macha e tinha pensado em comprar a motorizada para ir trabalhar e ir a alguns lugares sem ter que fica toda suada e isto não está acontecendo.
Você conhece algum mecânico de bike daqui do Rio? Quem sabe ele pode dar uma olhada e verificar o que está acontecendo porque eu estou desistindo e pensando em vender para comprar uma elétrica.

Abraços,
Rita

budget100

New member
Olá Rita.

Você sempre que liga aciona o afogador antes de pegar o embalo?
Digo isso porque a minha esfria com muita rapidez. Dependendo do tempo parada e do clima do momento ela só volta a pegar se puxar o afogador.
Observe se ela liga com este procedimento. De manhã, para ligar, use o afogador. Ao ficar parada muito tempo, use-o também caso ela não pegue. Depois de esquentar retorne para a posição normal. Esta motorizada não pode ser tão voluntariosa assim!!! Abraços.

Carlos Mayer

New member
Pois é amiga...

Eu sempre recomendo as motorizadas de 4 tempos para mulheres (não sou nem um pouco machista Ok heheheh) justamente pela facilidade em dar a partida no motor com o sistema de pull start (puxar a cordinha e pronto). As 2T são mais manhosas principalmente no período de amaciamento que corresponde aos primeiros 500Km de uso.

A colocação do amigo Budget é correta... Já tentou utilizar o afogador? A alavanquinha que fica na lateral do carburador? Veja na imagem abaixo...

PQAAAPD0oVej5rdpAfUVky8ABM5YbXYTJybZXfKpk2rSiWbKc-hM6EoRZcCSyDBLXcaX4-d8DXml1ZpC96S1b26hbo8Am1T1UJUeAT7steosHsh09AhOVESgeHLJ.jpg

Para cima o afogador está acionado, para baixo não. Se por exemplo você tentar ligar a sua motorizada com o motor quente e o afogador levantado (acionado) ela simplesmente não ligará. E o mesmo acontece se você tentar ligá-la com o motor frio e o afogador para baixo ("desligado") ela também não pegará entende?

O "correto" é:

Motor frio ou primeira partida do dia... Levanta a alavanca do afogador, pedala, solta a manete da embreagem... O motor ligou? Freia a bicicleta, aciona a embreagem e espera 2 ou 3 minutos para que o motor aqueça. Abaixa a alavanca do afogador e sai pilotando.

Motor quente. Parou por alguns minutos e voltará a andar em seguida. Não é necessário mexer no afogador. Só mesmo o procedimento normal de partida do motor e sair andando.

Parou por, digamos, 1/2 hora ou mais em algum lugar... Repita o primeiro procedimento como se estivesse ligando a motorizada pela primeira vez no dia...

Se qualquer intervenção em sua motorizada ainda for necessária após estas explicações me fale Ok. Moro em Niterói... Abç e boa sorte nos testes :)

matheus19

New member
Carlos na minha bina 80cc 2t com mais de 500 km rodados, quando esta muito frio e vou dar a primeira partida do dia, eu puxo o afogador pra cima e tento liga-la, o motor liga mais não consigo manter ligado por mais de 10 segundos com o afogador puxado, tenho impressão que parece que entra pouco ar para o motor e ele apaga isso e normal?

RITA_CATALAO

New member
Oi Matheus, na minha bike as vezes acontece a mesma coisa mesmo com o tempo quente. Há horas que ela não fica ligada mesmo.

Oi Carlos, obrigada pelo esclarecimento. Vou tentar fazer igualzinho a sua orientação.

budget100

New member
Olá Matheus/Rita
Isso acontece com a minha. Fria, só liga com afogador acionado. Depois, fica difícil mantê-la funcionando. Quando ela desliga, volto o afogador para a posição normal e ligo de novo. Ela pega, eu a aqueço (muitas vezes dando pequeno toque no afogador quando ela ameaça a desligar). Aí vou embora. Se o motor funciona bem não mexa em nada. O fato dela ligar e não ficar em funcionamento, fria, com o afogador acionado é que a mistura está rica. Abração.