transmissao com cubo de mobilete

Ola amigos!

Eu tenho uma 80cc 2t, 2000km.

Eu estou com um cubo traseiro de mobilete completo e novinho. Quero substituir o cubo traseiro por este e também com a coroa de 44 dentes. Já tenho todas as peças na mão..

A parte de instalar o cubo na roda e trocar a raiação, será feita na bicicletaria mesmo, mas eu não sei montar o cubo e não encontrei na internet como se monta ele.

As peças que eu tenho são:

Cubo traseiro, 2 rolamentos, um eixo com as porcas, espaçadores e arruelas, parte de acionamento do freio com as pastilhas e a coroa..

No eixo tem duas porcas grandes, duas porcas pequenas, três arruelas, dois espaçadores um pequeno e outro um pouco maior e um espaçador grande que é do mesmo material do eixo. Além disso no eixo ficam os dois rolamentos.

Eu preciso saber a posição de montagem dessas peças do eixo...

Podem me ajudar?
 

Ademberd

New member
William, na oficina de bicicleta eles não montam este cubo? com relação a roda, qual o tamanho do aro que pretende colocar junto com este cubo?
 

Sidney

New member
Veja se por esta foto possa ter uma noção

attachment.php

attachment.php

attachment.php

attachment.php

note que tem duas porcas pequenas e espassador: A do lado de dentro do cubo é para alinhar até os patins de freio as grandes para lado fora fixar no quadro da Bicicleta.
 
Última edição:
Ademberd: O aro que eu vou montar é 26... eu já vi montado nesse aro, por isso quis arriscar ^^

Sidney: Então eu coloco uma porca na frente de cada rolamento, depois espaçador...

Um espaçador vai dentro do cubo com a porca pequena..

é isso mesmo?

Outra coisa, como colocar os rolamentos? é muito apertado...
 

Sidney

New member
ele entra justo, bom seria levar a uma oficina pois a peça é fragil se bater com martelo pode quebrar o cubo......

Sidney

PS: no quadro da bicicleta tem que soldar um pino de aço para encaixe da fenda do patins de freio..
 

Sidney

New member
Desculpe Diegobike

conforme as regras do forum no item a seguir, não posso passar o endereço aqui:

5.4 - Propaganda ou referência direta a qualquer marca registrada que não tenha vínculo com a Bicimoto ou com o Fórum. Exemplos: Propaganda de motores de outros fabricantes/marcas, propaganda de empresas que atuem na concorrência direta da Bicimoto, óleos, lubrificantes, marcas registradas ou consagradas. Postar em qualquer Tópico links, endereço ou telefone de empresa que comercialize kits de motorização a explosão ou elétricos.




Sidney
 
Ola de novo!
Sidney, consegui montar os rolamentos no cubo. Coloquei o cubo na panela com agua ate ferver e coloquei os rolamentos no congelador. Assim o cubo expandiu e os rolamentos diminuiram. Foi só empurrar com a mao e entro facil! Finalmente usei um pouco dos meus conhecimentos de engenharia nessa bike ^^

Mas to meio frustrado. Fui hoje em varias bicicletarias pra montar o cubo na roda... mas alguns olham pro motor e dizem "nisso eu nao mecho"... e quem tinha coragem de mecher cada um deu uma desculpra pra nao fazer. Os pontos levantados nas bicicletarias foram:
O cubo so aceita raio grosso, o aro so aceita raio fino (aro vmax).. e outro mais experiente disse que da pra montar mas mesmo com o raio grosso fica uma folga pq o raio da mobilete é um pouco mais grosso...nesse caso ele nao faria o servico pq ele nao poderia dar garantia mesmo que ficasse bom.
Bem, minha alternativa foi levar num lugar mais simples. La a dona da bicicletaria me atendeu e pediu pra deixar laha na mao dela pq ela iria tentar fazer. Bem a alternativa dela é tirar todos os ilhos e colocar o raio grosso ai sim vai dar certo.. agora to esperando a resposta dela.

Preciso de uma informacao, qual o tamanho padronizado de raio deve ser usado para colocar esse cubo no aro 26?
 
Última edição:

Ademberd

New member
William, tem um mecânico de bicicletas aqui perto de casa, que me falou a respeito deste cubo com relação aos raios, no meu caso aro 26x 1. 1x 1/2 x2, que possivelmente os raios ficariam maiores sendo necessário cortá-los e fazer novas roscas nos mesmos, mas que ele faria este serviço tranquilamente, só que por outros motivos o projeto está parado, mas no seu caso de posse do cubo é só fazer um comparativo aro 26, cubo e raios pra saber se dá ou não, fica a dica, se tiver novidades posta pra gente compartilhar.
 

Carlos Mayer

New member
Retirar os ilhoses de uma aro V-Maxx???

Os ilhoses são justamente o maior diferencial deste aro... Para retirá-los o mecânico terá que usar uma furadeira em um por um... Sei não hein...Eu particularmente guardaria o V-Maxx original e compraria um Aero que aceita os chamados raios duplos sem precisar desta mão de obra toda... No mais é assim mesmo... Instalar um cubo e uma coroa de um ciclomotor em uma motorizada dá nisso... Forte abraço e boa sorte...
 
Faz parte neh! Ja comecei, agora preciso terminar...
Pensei em outra alternativa. Na ponta dos raios tem um parafuso e uma especie de porca que nao sei o nome, mas me veio a ideia de desbastar essas porcas um pouco ate que passem pelo ilhos sem tirar a originalidade do aro que foi bem caro... eu nao entendo esse aro, quando comprei pedi o melhor que tinha na loja era o TOP, mas nao faz sentido fazer um aro tao bom e nao poder colocar raios mais resistentes.

Imagino que lixar as porquinas dos raios sera trabalhoso, mas ja fiz uma coisa parecida, fiz um farol com 48 leds na carcaça do farol da titan. Tive que lixar as abas de todos os leds pra ficarem bem junhos na placa de circuito impresso.
Sera que da certo?
 

Carlos Mayer

New member
Desde que não comprometa o lugar onde entra a chave de raios não vejo problemas... Mas se prepare pois o serviço será Ninja heheheh... Forte abraço
 

jucazl

New member
eu mandei montar uma roda aero 26 com cubo de mobilete com raiação grossa, porém ja entortei 2 eixos, sempre entorta do lado da coroa, já mudei os espaçadores por porcas mas não adianta, porém não uso o freio de mobilete, alguem tem uma solução para esse eixo?? o cubo é novo e notei que do lado da coroa o rolamento fica com uma pequena folga...
 

Sidney

New member
ae jucazl poste uma foto desse cubo.

tudo bem não usar o freio do cubo, mas a tampa do tambor de freio você colocou???????????????????????????

Sidney
 

jucazl

New member
ae jucazl poste uma foto desse cubo.

tudo bem não usar o freio do cubo, mas a tampa do tambor de freio você colocou???????????????????????????

Sidney

2013-06-02 17.16.39.jpg2013-06-02 17.16.44.jpg2013-06-02 17.17.37.jpg2013-06-02 17.17.23.jpg
Segue as fotos, é um cubo traseiro de mobilette, mandei raiar em um aro aero 26 com raios grossos e usei coroa riffel 44 dentes, mas o eixo acaba entorta toda vez que vou andar, a bike é super aliviada com peças de aluminio e eu peso 60 kg, não estou usando a tampa do freio a tambor...
 
Top