Segurança com as bikes motorizadas

Nelson H

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Tópico sugerido pelo colega Gladston.
Como diz o ditado, " Potência sem controle, não é nada!"
Então, nas nossas bikes, o que devemos levar em consideração?
Podemos colocar a segurança sob nossa responsabilidade, dos outros e nos equipamentos.
Uma tocada defensiva é sempre bom mas sempre esquecemos dela e a trocamos pela emoção da aventura de atitudes radicais. Fazer acrobacias e andar a toda velocidade...... Isso que é adrenalina !
Mera ilusão...... Não contamos com o imprevisto..... Uma pista com areia ou um pedestre desatento e..... Acidente.
Consequencias que podem nos marcar pelo resto de nossas vidas.
Neste tópico, dedico somente às atitudes que devemos alimentar (direção defensiva), pois não só podemos nos machucar, mas causar danos também aos outros.
Onde tem muita movimentação de pedestres e automóveis, dê uma desacelerada e, se for necessário, dê um buzinadinha para saberem que tem uma bicicleta na área. Pode ser chato buzinar mas é mais seguro.
Então pessoal, tomem cuidado e andem na boa e bem atentos !
Amanhã postarei sobre os equipamentos de segurança e como regulá-los.
:cool:
 

Nelson H

Administrator
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Excelentes recomendações de segurança do link do colega acima.

Além das 15 recomendações , quero acrescentar alguns ajustes técnicos na bike para melhorar a segurança:

1- Ajuste dos freios. O freio traseiro, qualquer que seja, V-brake ou Disco, devem ser regulados no manete a 50%, ou seja, quando for apertar o manete, não deve frear imediatamente. A frenagem deve acontecer somente na metade do curso da manete. Isso evita que em frenagens emergenciais ou no susto, vc trave as rodas e acabe tendo um resultado inesperado.
No freio dianteiro, deve-se usar uma regulagem diferente da traseira. Um pouco mais para o final do curso do manete. Isso porquê ela é mais sensível devido a distribuição do peso na bike. Numa freada brusca, pode-se travar a roda e vir a capotar com a bike. É..... Freio dianteiro tem dessas coisas. O freio dianteiro, tecnicamente, serve como um auxiliar para o traseiro ter maior eficiência na frenagem da bike.

2- Material dos freios. Isso quer dizer no sistema todo. Cabos, conduites, manetes, material do V-brake e sapatas de borracha. Todos esses itens tem seu valor na segurança. O uso de produtos de qualidade ajudam muito a preservar a sua integridade e da bike. Cabos que quebram as travas, conduites que enroscam, manetes duros ou travados e v-brakes de plástico. Os pontos de articulação devem ser lubrificadas com óleo, sem demasia. V-brakes, no mínimo, de alumínio. Para os sistemas à disco, use discos e pastilhas de qualidade e conjuntos de pinças à altura. Prefira os discos com diâmetro 160 mm ou superior.
Amanhã passarei outras dicas de segurança.
:cool:
 

Nelson H

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E os pneus ?

Faltou esse item para comentar.

Essa informação é basico, mas será que todos usamos pneus adequados nas bikes ?
Já imaginou, vc andando livre e feliz a 50 km/h e de repente, bummmm..... o pneu estoura..... é chão na certa.
Não questiono somente a qualidade dos pneus, mas sim se fazemos a manutenção correta deles. Simmmm, manutenção !
Manutenção Preventiva, que quer dizer, avaliar sempre as condições físicas dela e a Manutenção Corretiva, que é fazer os reparos se necessários.
Avaliar trincas na superfície, corpos estranhos encrustados ou penetrados no pneu. Óleos e derivados de petróleo também corroem o pneu. Sempre que andar em estradas recém asfaltadas, faça a limpeaza para evitar encrustacões.

O pneu careca ou quase careca, podem te trair a qualquer hora. Numa superfície mais lisa, sair derrapando é fácil. Troque-os antes de chegar nessa condição.

Outro vilão, a calibração errada de pressão. Pode ser muita ou pouca pressão. Os dois extremos são perigosos. Use sempre a pressão descrita no próprio pneu, na lateral dele. Assim, evitará desgastes prematuros e acidentes. A válvula de entrada de ar (bico) também merece cuidado. Faça sempre a verificação de vazamentos por ele. Mantenha-o sempre tampado.

Não se esqueçam do protetor de câmara de ar, ele sempre deve ficar entre a câmara e o aro.

Bem pessoal, é isso.

Com segurança, podemos curtir nossos passeios tranquilos, claro, com equipamentos em dia e atentos a tudo em volta.
 
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Gladston

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Importantes dicas Nelson. E falando em pneus o que pode nos dizer sobre as rodas vmax e os pneus mais largos (2 X 3.00), julgo que trazem mais conforto e segurança.
 

Nelson H

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Gladston, boa tarde.
As rodas em geral (até as Vmax) são excelentes. Leves e fortes, mesmo quando usados para freios V brake. Hoje em dia, fabricados em alumínio e com resistência mecânica superior ou igual a dos aços. Ainda tem a vantagem de baixa oxidação se comparado ao aço. É preferível para esses aros as raiacões de 36 furos ou superior, pois em qualquer batida, elas absorverão o impacto junto com o pneu e manterão o seu aro alinhado, circular e retinho.
Quanto aos pneus, sem dúvida, os mais largos oferecem melhor aderência na pista e melhores frenagens. Há algumas desvantagens como o seu peso maior e no caso das nossas motorizadas, perder um pouco de torque e, claro, o preço, maior que as mais estreitas. Visualmente, dão maior robustez na magrelas e dá um diferencial na bike. Chamando mais a atenção.
É preciso avaliar bem se o quadro da bike suporta um pneu largo (3.0), pois nas bikes comuns, normalmente, suportam no máximo pneus 2.3. O aro também tem que ser especial para colocar um pneu de 3.0.
:cool:
 

Gladston

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Obrigado Nelson pelos esclarecimentos, vou verificar qual o melhor pneu se ajusta a minha bike. Quanto aos freios Rancatoco, preferi ficar equipar a minha com um freio a disco na dianteira.
 

Nelson H

Administrator
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Rancatoco,
Concordo com vc, em parte.
Bons V brakes seguram bem sim e ruins freios a disco, nao servem para nada.
Uma desvantagem do V brake é na chuva, com lama ou a água, onde fica no aro e numa freada ela pode demorar para parar. Esse problema existe no sistema à disco também mas em menor escala, pois elas são vazadas e de fácil expulsão da água e lama. Como o disco fica mais distante do pneu, pega pouca agua ou lama nela, enquanto que no v brake, ela pega boa parte da agua e lama e acaba servindo como um redutor de atrito para a frenagem.
Claro, são casos extremos que expus aqui, mas será que um dia isso não pode acontecer ?
O uso somente na cidade, com pista asfaltada, um bom v brake dá conta, mas na terra, o melhor ainda é o de disco.
Quem curte uma trilha, aconselho um bom disco.
:cool:
 
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