Pinhão soltando do motor 4t

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ultimamente tivemos relatos de usuários de motorização 4T com o problema do Pinhão estar soltando do motor. Aconselho a todos os proprietários desse motor que façam o reaperto da porca que prende o tal pinhão ou mesmo até inserir uma arruela de pressão nesse conjunto para um travamento mais eficiente. A perda de qualquer componente do sistema de transmissão pode acarretar aborrecimentos para a reposição de peças ou a fabricação das mesmas, principalmente por desconhecimento dos elementos do motor e transmissão.
Solicito à Bicimoto para que faça uma verificação deste problema e postar no forum como o problema pode ser solucionado de modo eficiente.
Feliz ano novo a todos. 2015 !!
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Bem pessoal, uma das causas relatada por um usuário do fórum foi o encavalamento da corrente no pinhão, isso forçava o conjunto de fixação do pinhão. Dava soquinhos na corrente. Basicamente, ele disse que problema foi resolvido com a centralização da coroa no cubo, pois forçava a corrente em algumas posições.
Mesmo assim, isso não tira a necessidade da verificação do aperto do conjunto do pinhão.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Imagino que muitos usuários conseguiram resolver o problema parecido e nem postaram no forum mas é importante sempre comunicar o vendedor para que ele possa tomar as ações para corrigir a falha e porque não, um "recall" em problemas reincidentes. Além do mais, somos consumidores como qualquer outro.:cool:
 

Joel

New member
Saudações!!

Para quem perder a chaveta, (eu perdi a minha ontem).. até a minha da bicimoto chegar, eu acabei criando uma, como fiz?. fui em uma Moto Peças e comprei uma chaveta de Mini moto, ela ainda é maior que a do nosso kit de 4T.
MAS!! com 15min de trabalho com paciência, limei a chaveta e deixei ela do tamanho correto para nosso motor, só depois que eu fiz e coloquei na bike e sai andando que tive a idéia de criar um tutorial.. mas ainda assim.. fica a dica.
unnamed (2).jpgunnamed (3).jpg

Comprei algumas porcas auto travante + arruelas de pressão e duas chavetas (caso erre na primeira tentativa).
Limei a chaveta que era um pouco mais cumprida e mais larga, primeiro limei a lateral e depois fiz o cumprimento correto para que ficasse um pouco alta para que travasse na fenda do pinhão.
Sendo assim, coloquei a arruela lisa, logo após a de pressão e finalizando com a porca, não consegui dar um "super" aperto na porca devido a roda girar junto, mas caso escape novamente e eu perca a chaveta, já não entro mais em desespero.
Espero que essa dica ajude alguém futuramente como me ajudou.

No mais,
Abraços!

Att

Joel
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Joel,
Parabéns por sua conquista.
Obrigado por compartilhar conosco sua experiência. Tenho certeza que vai ajudar muito outros usuários.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Pessoal,
Venho postar novamente este tópico porque os mesmos problemas continuam acontecendo, principalmente para os motores que ainda estão no processo de amaciamento.
Depois de montado o motor ou até mesmo antes de fixar na bike, verifiquem os apertos dos parafusos do motor. Ver, Fixação do pinhao (corrente), polia e pinhao dentada (correia de borracha), carenagem, tampa do motor, do motor no quadro, escape, esticador de corrente, coroa de 44 dentes, raios traseiros.
É aconselhável que a cada 100 Km iniciais seja feito essa verificação.
Essa verificação é válida também para a 2T, observando as diferenças construtivas.
O link abaixo pode servir como um exemplo do problema.

http://bicicletamotorizada.net/thre...-que-segura-o-pinhão?highlight=Chaveta+pinhao
:cool:
 

Zezao

New member
Tem que alertar mesmo os colegas Nelson H, no meu caso eu estava no processo de amaciamento e o pinhão soltou a 40 KM/H, a corrente trava a roda traseira muito rápido e ela sai derrapando de lado, se vem um automóvel atras já era, então sigam os conselhos de verificação.
 

Joel

New member
Lembrando que, o maior causador desse problema, é o desalinhamento da coroa com o pinhão, se a corrente não estiver circulando de forma "macia", a corrente escapa e enrola no pinhão, e nesse momento ele se solta, e quando isso acontece, pode danificar o carburador devido a corrente enrolar no pinhão, e tb perder a chaveta do pinhão. (já que a rosca não é de rosca esquerda, um erro ao meu ver.. ela aperta no sentido horario, ou seja, para recolocar essa rosca, vc deve segurar bem a roda pra ela não girar no aperto).
Estou rodando com o meu até hoje de boa depois que entendi onde estava o problema, só tive que trocar a chaveta recentemente pq a mesma "derreteu" por muito uso..
Utilizo a bike todos os dias, e sou pesado.
Enfim, fico feliz que o tópico esteja sendo util, e esperamos que a próxima geração do 4T, tenha um projeto melhor.
 

Adriano Sales

New member
Boa noite pessoal.
Fui mais uma vitima de pinhão solto, e isso aconteceu com apenas 12km rodados.
Entrei em desespero na hora do acontecido, pois não sabia do que se tratava o problema.
Depois de identificar o problema, coloquei duas porcas, pois com uma porca fazendo o reaperto da outra porca, é mais seguro.E a chaveta, consegui fazer outra.
Fiquem ligados com o sistema de transmissão pessoal, é essencial sempre conferi-lo.
 
Top