Óleo sintético ou semi sintético no amaciamento

daquino

New member
Olá, pessoal.

Tenho um motor 48cc já fora da garantia com aproximadamente 20 km rodados, a fumaça e pingos de óleo me incomodavam e resolvi procurar as razões, foi me passado que trocando o óleo além de encerrar quase que por completo essa fumaça/pingos meu motor acabara durando mais.

Então estou decidido a trocar de óleo mineral para óleo sintético ou semi sintético, porém não achei sobre a quantidade de óleo por litro para ser usado nesse período de amaciamento.

Qual a quantidade de óleo sintético e semi sintético que devo colocar por litro de gasolina no período de amaciamento? E depois desse período? Existe diferença de quantidade dependendo da marca do óleo?

Obrigado desde já!
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Daquino,
Fique tranquilo, tô sempre na área. No feriado, com esse solzão.... Fica difícil ficar em casa.
Mas vamos lá, vc sabe que o óleo sintético é muito eficiente para motores refrigerados a ar para os motores de bikes motorizadas.
Entao, para motores em amaciamento te aconselho o Motul 800. É um óleo sintético da melhor qualidade. Gera menos fumaça, menos respingos e maior proteção ao motor se comparado ao mineral.
Use 20 ml de óleo para cada 1 litro de gasolina.
O semi sintetico também é muito bom e se quiser, pode usar 30 ml no amaciamento.
Nao é obrigatório usar somente da marca Motul. É só uma dica. Há outras marcas muito boas também. Sendo sintetico para motores 2T, tá otimo.
Às vezes, demoro para responder ou comentar mas sempre estou participando do fórum.
:cool:
 

daquino

New member
Daquino,
Fique tranquilo, tô sempre na área. No feriado, com esse solzão.... Fica difícil ficar em casa.
Mas vamos lá, vc sabe que o óleo sintético é muito eficiente para motores refrigerados a ar para os motores de bikes motorizadas.
Entao, para motores em amaciamento te aconselho o Motul 800. É um óleo sintético da melhor qualidade. Gera menos fumaça, menos respingos e maior proteção ao motor se comparado ao mineral.
Use 20 ml de óleo para cada 1 litro de gasolina.
O semi sintetico também é muito bom e se quiser, pode usar 30 ml no amaciamento.
Nao é obrigatório usar somente da marca Motul. É só uma dica. Há outras marcas muito boas também. Sendo sintetico para motores 2T, tá otimo.
Às vezes, demoro para responder ou comentar mas sempre estou participando do fórum.
:cool:


Olá, Nelson, muito obrigado pela resposta, só me restou três duvidas.

Depois do período de amaciamento quantos ml de óleo sintético e semi sintético?

Agora sobre lubrificação, graxa branca na corrente de transmissão e no pinhão do motor óleo de máquina (ambos do lado esquerdo do motor), isso? Pergunto pq no manual do motor 2T da bicimoto pedem para não usar graxa (apesar de que aqui no fórum parte dos usuários já terem expressado assim como você os benefícios do óleo sintético e semi sintético na mistura com o combustível).
E as engrenagens da embreagem (lado direito do motor)? Graxa grafitada em sache em cada um dos vãos das engrenagens usando uma seringa descartável pra não aplicar em excesso?

Novamente muito obrigado.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Daquino,
No óleo sintético, após amaciamento, use 15 ml e no semi sintético, use 25 ml. Já considerando uma margem de segurança para caso de algum erro a menos na aplicação.
Graxa na corrente de transmissão não é aconselhável mesmo. Junta pó, areia e outros resíduos que acabam grudando na graxa e reduzindo a vida da relação de transmissão. Use óleo de motor (4t ou óleo de motor de carro) para aplicar na corrente e retire com um pano o excesso. Nunca deixe pingando, pois na primeira rodada da corrente, o óleo vai parar na sua perna.
Quanto a cremalheira da embreagem, isso mesmo, graxa grafitada. E lembre-se, tire o excesso. O uso de seringa, acredito que seja um zelo exagerado, mas permissível. Passe com os dedos mesmo e retire o excesso. Depende de cada um.
Dependendo do ambiente em que anda com a bike, deve-se observar a frequência de lubrificação. Maior ou menor.
Tudo de bom.
:cool:
 

daquino

New member
Daquino,
No óleo sintético, após amaciamento, use 15 ml e no semi sintético, use 25 ml. Já considerando uma margem de segurança para caso de algum erro a menos na aplicação.
Graxa na corrente de transmissão não é aconselhável mesmo. Junta pó, areia e outros resíduos que acabam grudando na graxa e reduzindo a vida da relação de transmissão. Use óleo de motor (4t ou óleo de motor de carro) para aplicar na corrente e retire com um pano o excesso. Nunca deixe pingando, pois na primeira rodada da corrente, o óleo vai parar na sua perna.
Quanto a cremalheira da embreagem, isso mesmo, graxa grafitada. E lembre-se, tire o excesso. O uso de seringa, acredito que seja um zelo exagerado, mas permissível. Passe com os dedos mesmo e retire o excesso. Depende de cada um.
Dependendo do ambiente em que anda com a bike, deve-se observar a frequência de lubrificação. Maior ou menor.
Tudo de bom.
:cool:

Pode ser óleo de carro usado? Fiquei na duvida, pois quando fui comprar o próprio vendedor ofereceu o usado que tinham.

Valeu!
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Não use óleo usado. Tem resíduos metálicos que podem prejudicar a corrente e coroa. Use óleo novo. Qualquer pessoa que tem carro, tem um pouco de óleo guardado em casa. Peça a um amigo um pouquinho do óleo.
:cool:
 

daquino

New member
Não use óleo usado. Tem resíduos metálicos que podem prejudicar a corrente e coroa. Use óleo novo. Qualquer pessoa que tem carro, tem um pouco de óleo guardado em casa. Peça a um amigo um pouquinho do óleo.
:cool:

Pois é, na hora que ele falou em óleo usado os resíduos foram a primeira coisa que veio a cabeça, por isso decidi vir primeiro aqui pra ter certeza. Obrigado!
 
Top