Motorização Cyclemaster

Carlos Mayer

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A Cyclemaster fez sua primeira aparição pública em 1950, mas a história começou de fato em 1948 após o fim da II Guerra Mundial.Um grupo de engenheiros alemães foi enviado para cidade de Den Haag na Holanda para trabalhar para a HNG (Hart, Nibbrig & Greeve NV - na época importadores de carros e motocicletas).

O motivo de sua viagem era colaborar no desenvolvimento de um carro de 2 tempos que havia sido desenvolvido pela DKW na cidade de Chenmitze. Um protótipo chegou a ser construído na época mas os altos custos e a precária situação que ainda dominava a Europa tornou o carro caro demais para os padrões da época e por isso nunca entrou de fato em produção.

Na reunião que foi feita para comunicar aos funcionários sobre o cancelamento do projeto do carro de 2 tempos o engenheiro e designer Bernhard Neumann (funcionário da DKW) sacou de sua pasta uma planta já pronta de um motor de 2 tempos para ser instalado diretamente na roda das bicicletas. A ele se juntaram na ocasião mais dois engenheiros da HNG, Rinus Bruynzeel e Nico Groenerdijke que se debruçaram sobre a planta procurando meios de tornar aquela idéia genial viável.Um protótipo foi feito mas novamente o alto custo dos processos de fabricação não permitiria que o projeto fosse levado adiante na Holanda.

Sem falar que este primeiro protótipo tinha como maior inconveniente o fato de precisar ser retirado da bicicleta para execução de qualquer reparo ou manutenção. Mas mesmo assim os três engenheiros não se deram por vencidos e voltaram para a prancheta e usando as mesmas peças originais do projeto DKW partir para um motor novo projeto.Eles sigilosamente se dedicaram a este projeto sem nada dizer a seus superiores da HNG.

Quando o novo motor finalmente ficou pronto eles convocaram nova reunião para apresentá-lo a HNG que na realidade esperava ver o motor DKW. No lugar do motor DKW eles viram um pequeno motor com tanque, silencioso e que podia ser montado na roda dianteira ou traseira de uma bicicleta em minutos. O motor foi então oficialmente batizado de Berini que era simplesmente as iniciais do nome dos três engenheiros envolvidos no projeto. BErnard, RInus e NIco e recebeu a numeração M13.

A HNG iniciou a produção em escala industrial do motor em Novembro de 1949. Os primeiros motores tinham 25,7cc e passaram para 32cc em 1951.Como nesta época todos os alemães eram considerados prisioneiros de guerra as plantas do motor de bicicleta da DKW foram colocadas nas mãos do Interpro Buro uma organização internacional (Inglesa, Americana e Francesa) criada para ajudar na recuperação industrial da Holanda pós guerra. Assim a frase "INTERPRO PATS. PEND." começou a ser estampada na tampa de todos os Cyclemasters fabricados. A HNG começou a fabricar o M13 em escala industrial mas muitas de suas peças ainda eram feitas na Inglaterra. A nova fábrica foi chamada de Pluvier Motorenfabriek.

Aqui uma bicicleta da época equipada com o Cyclemaster

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CONTINUA...
 

Carlos Mayer

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Diagramas originais do motor

Raras imagens retiradas do "descritivo" original do projeto. Posteriormente acabou virando o manual do Cyclemaster...

Carburação

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