Confiabilidade dos Rolamentos

BlackOps

Member
Senhores,

Acabo de adiquirir um kit 80cc (66cc) e ainda não conclui a adaptação do motor no quadro.
Perquisando na net encontrei alguns canais encontrei este vídeo:

www.youtube.com/watch?v=yLAUmMYP3pg

Eu estou conhecendo estes motores agora, não tenho experiência prévia com o modelo, logo, cada depoimento deve ser ouvido e analizado.
O relato do rapaz aponta as mudanças de projeto implementadas pelo(s) fabricante(s) na China, sendo que o que mais me entrigou foi a parte em que ele cita aqualidade dos rolamentos que vem originalmente nestes motores das gerações mais rescentes.
Então pergunto aos amigos, há aqui no fórum relatos semelhantes sobre baixa durabilidade dos rolamentos de virabrequim e embreagem?
Seria justificável a substituição preventiva dos rolamentos fornecidos nos motores por equivalentes de marcas conhecidas e tradicionais em nosso país (INA, SKF, Timken...)???
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ronaldo,
Há uns 2 anos atrás, isso era real.
Hoje em dia, os relatos desses problemas diminuíram muito. Acredito que tenham melhorado a qualidade desse elemento.
Se quiser ser preventivo, e se não tiver problema com a garantia, seria bom trocar sim.
Antes de pôr o motor em movimento, avalie se as engrenagens da embreagem estão devidamente engraxadas. Teve um caso, em que estava seca e danificaram os dentes.
Beleza ?
:cool:
 

BlackOps

Member
Obrigado por responder meu caro Nelson H!

Verificarei isso antes da primeira partida e ficarei atento aos rolamentos, porém, só os substituirei caso ocorram vazamento (virabrequim), sinais de folga ou ruídos anormais.
 

BlackOps

Member
Agora meu caro Nelson, a dúvida volta a me incomodar.
Conforme postado no outro tópico, o rolamento do esticador (609 zz) apresentou folga superior a 1,0 mm com pouco menos de 1 km rodados nos testes preliminares.
Mesmo tendo disparado 9 cc de óleo 2t (3 jatos com seringa pela janela de admissão, visando justamente os mancais do virabrequim e os últimos 3cc no pistão ).

Estou com um certo receio...
 
Top