Capacetes, segurança ou estilo ?

Oi amigos bom dia, como já havia mencionado em outro post, estou montando minha primeira bike motorizada.
Realmente é um tabalho artesanal, você vai eescolhendo cada peça uma a uma do seu jeito e etc.
Mas há alguns dias tenho me perguntado a respeito de que tipo de capacete usar, não sei se escolho um capacete de ciclismo ou um de moto mais seguro, afinal apesar de estar sobre uma bicimoto a danada ultrapassa com tranquilidade os 50km e é muito rápido para uma bike.
Já pensarão num tonbo a mais de cinquenta quilômetros de velocidade?
E ai segurança ou estilo, afinal e sempre motivo de piadas quando vêem um cará em cima de uma bicicleta usando capacete de moto. Já não basta que chamam nossas bikes de frankstains rsrsrsrs.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
É bom ver se há algum tipo de restrição para as bikes motorizadas aí na sua cidade. Imagino que para São Vicente seja sossegado. Em todo caso, algum tipo de capacete tem que usar, principalmente para a própria segurança. Se não houver nenhuma regulamentação sobre isso, eu usaria o capacete de ciclista mesmo. Se eu fosse ousado ao dirigir, usaria o de moto mas sou bem tranquilo e não vejo motivo para tanto.
Piada ou não, segurança em primeiro lugar.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Jones,
Acredito que os capacetes do link sejam um intermediário entre o de ciclista e o de motoqueiro. Tem até um certo "estilo".
O que achou ? :cool:
 
Oi bom dia N.Hiroshi, realmente gostei do capacete da foto inclusive de seu preço, bem acessível e cheio de estilo.
Porém agora faço uma pergunta ao amigo Ademberd. É seguro? Passou por algum tipo de teste do INMETRO.
 

Fernando jp

New member
Bom dia galera, sobre capacetes é bom colocar um fechado de moto, sei pois ja cai da bina apenas a uns 30 km e cai de cara !!! tava usando capacete de bicicleta, o qual me protejeu parcialmente,l por sorte coloquei a aba frontal que faz sombra na testa, no impacto ele fechou a aba na minha cara o qual protejeu em partes a ralada no asfalto, resultado ralei do a ponta do naris e os labio e um pedrisco do asfalto enficou entre a boca e o naris tive que arrancar com uma pinça, se não fosse pela aba teria ralado a cara inteira no asfalto !! e ainda trinquei uma costela !!! isso doei pacas,

usou todas as vezes que saio ja descolei um capacete de moto, pois acidente nunca escole ocasião ou lugar fica a dica !!
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Fernando/Jones,
Nao sei se o capacete é certificado pelo inmetro. Talvez seja, já vi motoqueiro de Harley usando.
Quanto a proteção total, teremos que andar muito encapotados para prevenir todos os acidentes. Mesmo as binas, oferecem perigo como o Fernando comentou mas devemos entender que deve haver um equilíbrio entre proteção e liberdade. Depende muito de quanto estamos dispostos a arriscar.
Eu usaria apenas de ciclista, consciente dos riscos de acidentes e seus resultados. Cada um, é cada um.
Eu levaria em conta o tipo de pista, volume de tráfego, velocidade da pista, nível de educação de trânsito dos usuários e saber se é arrojado ou sossegado. É Claro, também o nível de cagaço de cada um kkkkkkk !!:cool:
 
Última edição:

Ademberd

New member
Jones, estes capacetes citado no link, não possui selo INMETRO, é feito de fibra é muito resistente e confortável, é muito usado em motos tipo Custom, o capacete ideal é aquele que protege as orelhas, o queixo e a cabeça é claro, tenho uns amigos motociclistas, que citam que existem motoqueiros e motociclista, e que ha uma grande diferença, entre motoqueiros e motociclista, segundo eles, motoqueiros são aqueles que circulam entre os carros fazendo todo tipo de maluquice, estes deveriam usar uma armadura para proteção, e já os motociclista são aqueles trafegam junto aos carros sem fazer besteiras, respeitando as regras de trânsito.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Jones,
Já fui motoqueiro e motociclista e já passei por muitos apuros.
Andar atento é pouco quando se fala em motos e bikes motorizadas. Tem muito motorista desatento que num dado momento vê que veículo é somente carro e esquece que tem motos e bikes em muitos lugares em comum. Tem que sinalizar, gesticular, buzinar para sermos vistos. Nunca caia na besteira de desafiar um carro. Certeza, a bike e vc perde.
 

Carlos Mayer

New member
Capacetes? sempre segurança jamais "estilo".

Conheço pessoas que andam sem, pessoas que andam de boné, pessoas que andam com capacete de plástico e isopor (os mais baratos de ciclismo) e pessoas que usam capacetes de motocross, abertos e também fechados.

Eu moro em um bairro muito tranquilo com pouco tráfego fora das vias principais. Se vou até a esquina (por exemplo) comprar pão na padaria ou abastecer as motorizadas vou sem capacete mesmo. Ando (sempre andei) devagar. Uns 20, no máximo 30 Km/h... Agora se saio do bairro e consequentemente de minha zona de conforto uso uma capacete aberto da Taurus (certificado pelo INMETRO e com selo do INMETRO) e óculos de motociclista sobre meus óculos de grau.

Minhas 2 tempos e minha 4 tempos tem faróis de Led dianteiro e traseiro e sempre que as coloco em movimento acendo tudo seja dia ou noite. Conto também com um par de espelhos de moto (Yamaha Neo) que vibram menos que os de bicicleta e oferecem melhor campo de visão.

Sabe como é. Uma legislação confusa deixa um monte de brechas. Estando com um capacete homologado pelo INMETRO, devidamente calçado (nada de chinelo kkkkkk), com iluminação e espelhos as chances de ser parado pela polícia são reduzidas drasticamente. E no caso de um tombo nem se fala ;)

Forte abraço
 

Fernando jp

New member
certissimo carlos ja sei pois ja levei um tombo e graças ao capacete não esfolei o a cara toda no asfalto apenas uma ralda na fuça pois era de bike aberto e uma costela trincada !! fora isso to inteiro !!!
 
Top