Vela de ignição!!

Pedro Nizer

New member
Será que seria uma boa trocar ? cabe no motor da bina ?
imgov.jpg


iridiumfig1.gif

iridiumfig21.gif
 

Carlos Mayer

New member
Caber ela cabe já que a rosca é padrão, mas existe um problema na questão da altura da rosca já que seria necessário utilizar um anel de vedação específico para que a vela não batesse na cabeça do pistão... Já testei uma destas e não vi sinceramente nenhuma diferença significativa... Lá em Portugal por exemplo os Bineiros usam muito esta vela, mas é especial para os motores de bicicleta e não uma adaptação como neste caso.... Sinceramente ? Fique com a original ou uma NGK ou uma Bosch que é mais negócio... Abç
 

Carlos Mayer

New member
Eu uso a NGK B5HS em minha 50cc e já instalei esta vela com sucesso em motorizadas de 80cc também... Testei a NGK B6HS mas achei a vela "quente" demais e em minha motorizada causava falhas em alta rotação... Fiquei com a B5HS então e estou muito satisfeito sem falar que é uma vela de R$ 10,00... Compre logo duas e comece a montar seu kit ;)
 

Carlos Mayer

New member
Não sei te responder em termos de quantos milímetros de rosca, mas a solução é simples. Retire a vela da sua e leve-a consigo à loja onde pretende comprar a Iridium (se for este o caso) abra a a caixa e compare a rosca das duas... Se for comprar a NGK este trabalho não é necessário pois a NGK B5HS encaixa e funciona perfeitamente nas motorizadas de 50 e 80cc...

Quanto à Iridium nossos patrícios usam muito esta vela nas Binas de Portugal... Aliás lá nem tem a NGK que uso para venda... Isso significa que algum dos modelos da Iridium serve perfeitamente nos motores chineses... Vou ver se consigo descobrir qual é a especificação dela Ok. Abç
 

budget100

New member
Como o Carlos falou, medindo o comprimento total da rosca com os eletrodos inclusive, creio que seria uma experiência interessante em busca de uma adição de rendimento. A algum tempo atrás, quando trabalhava na área, virou moda trocar as velas de Yamaha DT 200 por outra, japonesa (não me lembro a marca) que tinha dois eletrodos. Conseguia-se algo mais no rendimento. Nada espantoso mas em torno de 3% a5%. Alguns inflamados afirmavam que seria mais. O fato é que muitas coisas acontecem por razões de custo para terem preço competitivo. O valor da vela de iridium deve ser mais alto. Passa então a ser mais um detalhe em busca da melhoria que cada um faz em seu motor. Por fim resta saber se a ignição (magneto + bobina) produzem uma energia a altura da vela. Se ela for limitada não trará muita diferença a não ser a uma durabilidade maior da vela. Com uma produção de energia maior poderíamos pensar em abrir o eletrodo da vela que usamos. Isso resultaria em uma centelha maior possibilitando melhor queima. Mas a produção da centelha tem que ser de qualidade para não se perder rendimento. Mas temos que testar e buscar melhorias... sempre. Abraços a todos.
 
Última edição:

matheus19

New member
Otem eu fui comprar uma vela nova para minha bina, pois nao tinha nehuma vela reserva, parei em uma loja e perguntei se tinha a vela B5HS para o vendedor ele procurou e so achou a BP5HS ele disse que ela era um pouco melhor que a B5HS e tal como custava 10 reais acabei levando essa mesmo, quando instalei a vela no motor da bina a primeira coisa que eu percebi e que o motor está ligando muito mais facil, outra coisa e a vedação dessa vela que e muito boa, agora vou ver se mudou algo no redimento do motor, ver se esta fazendo aguns kms a mais por litro.
 

matheus19

New member
Bruno eu achei essa vela muito boa melhor do que a original do kit, o tamanho dela e o mesmo da original rosca curta sendo assim ela nao bate na cabeça pistão.
 

Carlos Mayer

New member
A vela de ignição original de nossos kits é uma Z8C que poderia ser chamada de uma vela "quente". A NGK B5HS é uma vela mais "fria". Indicada para aqueles que como eu não exageram no punho direito. Permite partidas mais rápidas e tem ótima durabilidade. Agora se a motorizada é utilizada em locais de clima muito quente ou por longos períodos de tempo e sem pausa é melhor optar por uma vela 8, 7 ou 6... Abç
 
Carlos eu tenho uma 48cc 2t, completou 500 km semana passada. Eu estava usando 65ml de oleo 2t para cada litro. E passei a usar 50ml de oleo. Estava usando um pouquinho a mais e nao abaixei de tudo para 43ml e passei a usar 50ml para cada litro. Ela está normal , pega bem, anda bem, marcha lenta boa. Ela tem quatro sulcos na agulha , ela veio no meio regulada de fabrica, não mexi na regulagem nem troquei a vela de ignição. Agora eu pergunto a vocês, é realmente necessário trocar a vela de ignição por uma nova e mexer na regulagem da agulha do carburador. Estou satisfeito do jeit oque ela está. Inclusive a coloração da vela está boa, dentro do normal.
 

Carlos Mayer

New member
Olá Jacques

Finalmente um proprietário de 50cc para trocar idéias heheheh...

Não amigo não é necessário trocar a vela ou mexer na mistura ar combustível. Como já disse aqui algumas vezes os motores de 50cc são muito "dóceis" e funcionam muito bem com a mistura original de fábrica. A vela do seu kit deve ser a Z8C original e você pode continuar com ela. Se daqui a algum tempo sentir dificuldades na partida pode limpá-la que funcionará por um bom tempo novamente... Quando tudo está em ordem sigo o ditado que diz: "Em time que está ganhando não se mexe"... Forte abraço
 
Legal, muito bom , fico tranquilo desta forma. Faço isso mesmo, de vez em quando limpo a vela e mais nada , estou muito satisfeito pela praticidade e economia, só ter responsabilidade e muito cuidado no transito e respeitar os limites da bike. Um abraço a todos.
 

Canna

New member
Pessoal,

Instalei uma vela NGK BPR6HIX em meu kit de 66cc hoje e fiz um breve teste, os resultados são:

- a velocidade final aumenta muito consideravelmente, ou seja, o motor alcança maior rotação e a diferença é realmente grande;
- em médias e baixa não senti muita diferença, mas percebi que o motor fica mais "maleável", com rotação mais constante;
- a retomada de velocidade é muito melhor, ou seja, quando se acelera ele sobe de rotação mais rápido e mais prontamente.

Como foi dito nos posts anteriores, a vela realmente é maior mas não bate no pistão; esta avaliação de desempenho que fiz é bem superficial pois não pude medir a diferença de consumo e como meu motor tem apenas 120km rodados não "arranquei sangue" e só andei na maciota.

Único ponto desfavorável seria o preço, paguei R$ 37,00 a unidade e ainda tive que comprar o jogo com 4; mas de resto, aprovei totalmente...agora quero mudar o cabo de vela pois acho o original bem meia boca e assim espero ter uma queima ainda melhor.

Abraços a todos.

Canna
 

Matheus98

New member
Galera sou novo aqui. Vou aproveitar o tópico e ja perguntar. Eu tenho um motor 80cc e a vela é na diagonal e nao centralizadas em alguna casos, a minha vela é a original, eu queria por uma NKG BPR6HIX ou uma NKG BPR8HIX (as duas sao de iridium. Minha pergunta é posso substituir a original por uma delas sem se preocupar em a vela bater no pistão? Obg
 
Top