Troca de óleo no 4T

Carlos Mayer

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O motor de 4 tempos possui um cárter de 250Ml de capacidade. Este óleo (ao contrário dos motores 2T onde a lubrificação é feita pelo óleo 2T misturado á gasolina) tem por única finalidade a lubrificação do motor. Um sistema de engrenagens aciona uma bomba que eleva o óleo até o cabeçote permitindo assim a lubrificação não apenas de suas partes baixas mas também das 2 válvulas (1 de admissão e 1 de escape), das 2 varetas de acionamento e também do comando.

IMPORTANTE:

O motor 4 tempos sai de fábrica apenas com um leve borrifo de óleo. Esta aplicação serve para proteção das partes internas contra corrosão durante o período de transporte e armazenamento. Logo o cárter deve ser abastecido com 250Ml de óleo 10W30 ANTES que o motor seja colocado em funcionamento pela 1ª vez.

Eu particularmente quando monto uma 4T prefiro abastecer o cárter com o motor ainda fora do quadro. É mais fácil e limpo acreditem. Uso o próprio isopor da caixa e coloco o motor com o bujão do óleo voltado para cima. Abasteço o cárter e ainda sem colocar o motor no lugar puxo a cordinha da partida (pull start) para que o óleo circule antes do motor entrar em funcionamento.

Vejam na imagem abaixo a posição ideal.

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Vocês podem usar qualquer óleo mineral na especificação 10W30. Eu uso o francês Motul porque é o que encontro na região onde moro.

1ª Troca

Esta deve ser efetuada após 200Km de uso do motor. Este é o período de amaciamento dos motores de 4 tempos e mesmo que o óleo aparentemente esteja limpo ou com suas características inalteradas troque-o. O ideal é drenar o cárter com o motor levemente quente pois facilita o processo.

Próximas trocas

Após a primeira troca que deve ser efetuada aos 200Km as subsequentes devem ser feitas a cada 400Km de uso.

Uma embalagem padrão de 1 Lt é suficiente para 4 trocas.
 
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