Troca de oleo da bicimoto 4 tempos.

Décio

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Na semana passada, ao completar o 1000km, resolvi fazer uma experiência que ja estava em mente e coloquei em pratica.
Fui a uma loja de mangueiras com a magrela e tirei a tampinha rosqueada e marcadora de nivel de oleo, e mostrei ao vendedor. Então eu lhe pedi que me vendesse uma mangueira transparente de 1 metro de largura e a sua circunferência seria do mesmo tamanho da rosca da tampinha, ou do buraco de entrada de óleo onde fecha com esta tampinha

Ao chegar em casa tirei novamente esta tampinha do óleo, e coloquei uma ponta da mangueira no lugar dela, apertando bem até ela não entrar mais no buraco de óleo.

Segurei a outra ponta da mangueira para cima, junto com o quadro da bike e levantei a roda da frente e coloquei em cima do tanque de lavar roupas. e encostei o guidão na parede até a bike ficar quieta e não mexer.

Peguei a ponta da mangueira e coloquei dentro de uma garrafa pet de 500ml vazia, e fui abaixando a mangueira com a garrafa até no chão.

O óleo foi descendo naturalmente pela força da gravidade e em poucos minutos estava totalmente dentro da garrafa sem entornar nenhuma gota no chão, (que é de cerâmica e minha mãe fica uma fera quando eu sujo de óleo).

Após eu perceber que a mangueira não pingava mais óleo na garrafa, eu a tirei da garrafa e levantei ela na direção do quadro e ela ficando com a ponta para cima junto com o quadro na minha mão.

Pequei com a outra mão o guidão e desci a bike do tanque e colocando na horizontal no descanso central.

Dei uma soprada na mangueira e fiz um funil de papel colocando dentro da mangueira e a outra ponta da mangueira eu coloquei de novo na entrada de óleo do motor.

Após eu virar o óleo em um copinho descartável de 250ml, segurei com uma mão a mangueira com o funil de papel dentro em sua boca e fui virando o óleo do copinho devagar no funil.

Também não derramou nenhuma gora do chão.

Coloquei a tampinha rosqueada da entrada de óleo, apertei bem e terminei a troca de óleo sem nenhuma sugeira e desperdício.

Espero que eu tenha ajudado dando esta dica que para mim deu certo e sempre farei deste jeito.
 

SBP

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Olá Décio,
gostei do tópico! Também tenho tentado arrumar uma boa maneira de fazer a troca, esse bujão virado para trás é péssimo! Tinha que ser pra baixo, afinal, o fabricante clonou o estacionário Honda (aí tudo bem isso não se pra baixo),mas podia ter alterado a posição já que sua finalidade é motorização, e toda moto que conheço tem seu cárter drenado por baixo.
Minha dúvida quanto ao seu procedimento é se não sobrou óleo velho no cárter. Digo isso pq o bujão fica na base do cárter, mas a tampinha plástica com a vareta de nível fica acima disso, e pelo que entendi do procedimento foi ela que vc usou..
Minha última idéia (ainda não executada) foi arrumar um torneiro pra fazer um espigote com a mesma rosca do bujão (parafuso inferior), e acoplar ali uma mangueira e torneira, mas não sei se daria certo..
Parabéns pelo tópico! Abraço
 

Décio

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Olá SBP. Obrigado pelo elogio.
Realmente eu digitei tampinha rosqueada do óleo e eu queria dizer vareta do óleo. Eu esqueci na hora de digitar que o nome era vareta de óleo.

Sua dúvida foi se ficou algum óleo velho no motor?
Garanto que não, pois a magrela estava toda na vertical em cima do tanque de roupas e eu também esperei 30 minutos até o óleo velho parar de pingar da mangueira na garrafa pet.

Se souber de mais dicas por gentileza me passe.
Abraços.
 

Ademberd

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Realmente a troca de óleo é complicada, na minha eu faço na rua, frente ao portão bem próximo do ralo de águas pluviais, coloco a roda dianteira em cima da calçada no cavalete de modo que fique inclinada para trás, embaixo da bike coloco um prato destes de planta, retiro o bujão e deixo o óleo escorrer, para abastecer faço o inverso, tenho uma mangueira adaptada com um funil e uma garrafinha de coca de 250ml onde faço o abastecimento normalmente, depois é só jogar água com uma mangueira para retirar algum resíduo que tenha ficado.
 

Décio

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Gostei da garrafinha de coca de 250ml, irei comprar uma hoje, tomar a coca e guardar para a próxima troca de óleo.
Eu usei um copinho descartavel de 250ml, mas corre o risco dele por acidente entornar ou amassar.
Valeu.
 

SBP

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Arrumei um esquema top pessoal, falta testar, mas se funcionar pode ser uma solução definitiva! Nao tenho andado muito mas na próxima troca se der tudo certo posto aqui os detalhes (material) e fotos.. PS: não saiu caro. O detalhe é que foi bem difícil encontrar as coisas como eu queria, mas deu certo por enquanto (teoria)! Se der certo acredito que muitos adotarão.
Aguardem!
 

SBP

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Olá pessoal,
como havia dito seguem fotos do "kit" que montei para troca.. Depois mando fotos dele instalado na motorizada!
DSC_1740.jpgDSC_1744.jpgDSC_1745.jpgDSC_1749.jpg
Trata-se de um parafuso perfurado que é instalado junto a um "coletor" que fica em volta dele e permite a passagem de líquido, acoplado a uma mangueira de combustível, que resiste a altas temperaturas, e uma "tampinha" plástica tipo uma rolha. Instalei e a rosca por não ser cônica deu certinho, idêntica à do parafuso original!
Na motorizada coloquei ele e usei uma braçadeira nas extremidades da mangueira (nem sei se precisaria pq fica muito firme ambos os encaixes, mas melhor garantir). Deixei um pedaço de mangueira que me permite simplesmente arrancar a "rolha" e o óleo desce total, aí dou uma impinada na bike e assim praticamente todo o óleo se esgota.
Espero que gostem!
 
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